O objetivo a ser alcançado quando se tem uma empresa é ter uma equipe eficiente como um relógio. Não é sempre, mas muitos grupos conseguem estabelecer um ciclo que facilita o trabalho de todos. Uma coisa que elas têm? Todos os seus membros empenham-se em alcançar um objetivo comum.
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É possível encontrar alguns atributos específicos nos grupos que apresentam um ótimo desempenho em suas atividades. Ter metas claras e bem definidas e a confiança entre os integrantes são alguns deles.
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Veja na galeria a seguir as características das equipes que possuem um ótimo desempenho:
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Responsabilidades bem definidas
Equipes nas quais não há clareza no que cada um deve fazer tendem a ter um desempenho ruim. Falta de entendimento do que cada um deve fazer pode levar à duplicação de esforços, boas ideias descartadas e discussões sobre o que devia ser feito e não foi, além de muita perda de tempo.
Nas equipes organizadas, cada membro conhece suas responsabilidades fundamentais e todos aceitam o papel dos outros e ao mesmo tempo estão focados nas suas próprias tarefas, ao invés de reclamar sobre o que os outros estão fazendo ou não.
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Metas claras e convincentes
Nas equipes com alto desempenho, todos têm a mesma compreensão sobre o que tentam realizar – e essas metas são importantes para todos. Os membros podem dizer quando as metas da equipe são claras e convincentes, pois todos estão entusiasmados em realiza-las. Os objetivos estão nas conversas diárias e nas tomadas de decisões.
Equipes de baixo desempenho não têm objetivos claros e algumas vezes são até conflitantes.
Ao gerenciar uma equipe, tenha certeza de que as metas estão claras e explícitas, além de serem significativas e alinhadas para todos os membros.
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Padrões para medir resultados
Há um acordo sobre o que será medido nas equipes de alto desempenho e cada um sabe como a medição indica que as metas são cumpridas. Por exemplo, se uma equipe de vendas decide que seu principal objetivo é aumentar as vendas em um determinado mercado, todos estarão regularmente observando os números que indicam novas vendas nesse mercado. E todos serão responsáveis perante essa medida. Se as vendas não aumentam, não há desculpas, eles se concentrarão em descobrir como resolver o problema.
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Processos simples e eficientes
Boas equipes têm maneiras consistentes para operar em conjunto. Comunicação formal e informal são eficazes. Todos sabem como e por quem as decisões são tomadas. Os processos para a obtenção de resultados são definidos de forma simples e clara. Não há perda de tempo com improvisações porque cada um já está em seu lugar.
Locais onde a comunicação é apenas esporádica, ninguém tem acesso às informações corretas e as decisões parecem ser tomadas de forma arbitrária pelos chefes terão seu desempenho altamente prejudicado
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Confiança
Esta é a mais importante característica das equipes que apresentam bons desempenhos. A confiança funciona como um lubrificante para toda a engrenagem: se há firmeza e convicção, é muito mais fácil de trabalhar.
Se as pessoas não confiam umas nas outras, as coisas simplesmente não funcionam. No caso das equipes que apresentam bons desempenhos, quando seus membros têm algum tipo de problema entre eles, medidas são tomadas rapidamente para resolver o desacordo ou o mal-entendido.
Responsabilidades bem definidas
Equipes nas quais não há clareza no que cada um deve fazer tendem a ter um desempenho ruim. Falta de entendimento do que cada um deve fazer pode levar à duplicação de esforços, boas ideias descartadas e discussões sobre o que devia ser feito e não foi, além de muita perda de tempo.
Nas equipes organizadas, cada membro conhece suas responsabilidades fundamentais e todos aceitam o papel dos outros e ao mesmo tempo estão focados nas suas próprias tarefas, ao invés de reclamar sobre o que os outros estão fazendo ou não.