Vender é uma arte. É preciso ter cuidado ao abordar um novo cliente porque, se não atraí-lo na primeira vez, é muito improvável que o conquiste depois. A abordagem não pode ser feita de forma invasiva, como uma solicitação de negócios sem que tenha havido um contato prévio anterior.
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Se quiser atrair os clientes certos, você precisa definir os problemas que quer resolver e entender quais desses “sintomas” podem ser resolvidos com seus produtos ou serviços
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Mencione o tipo de desafios que você pode resolver. Você deve portar-se como alguém que está disposto a resolver e não a apenas vender.
Veja como abordar um cliente em potencial:
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O erro
O método invasivo de abordagem é o pior de todos. Empresas que exigem esse tipo de tratamento dos clientes e desenvolvimento dos negócios estão equivocadas.
Os antigos instrutores de vendas ensinam os profissionais a seguir dessa forma. Mas há um grande problema nessa abordagem: o vendedor é um completo estranho e ele não dá nenhum contexto do tipo de questão problemática que ele quer corrigir na empresa. O serviço oferecido pode não corresponder à necessidade da empresa.
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Abra o jogo
Peça para que eles detalhem como você pode ajudá-los. A partir dai, seja sincero: quando não conseguir resolver algum problema, avise antes. Pesquise para descobrir mais sobre o problema para descobrir se você realmente pode ajudar a empresa.
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Descubra o que ele quer
É importante especificar o tipo de serviço oferecido e fazer uma pesquisa profunda sobre o cliente e tentar compreender quais são os principais desafios que ele enfrenta. Do contrário, será apenas uma perda de tempo ao tentar convencer seu possível cliente de que seus serviços serão úteis para ele.
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Planeje-se com antecedência
Você pode pensar que não tem tempo suficiente para pesquisar cada pessoa que entrará em contato. Pense novamente. Seus clientes o respeitam muito mais quando você contatá-los com informações sobre eles em mãos.
Procure por “sintomas” que possam indicar como você pode resolvê-los e compartilhe histórias de sucesso com terceiros. Não demonstrar nenhum conhecimento sobre o cliente fará com que eles considerem a conversa uma perda de tempo.
O erro
O método invasivo de abordagem é o pior de todos. Empresas que exigem esse tipo de tratamento dos clientes e desenvolvimento dos negócios estão equivocadas.
Os antigos instrutores de vendas ensinam os profissionais a seguir dessa forma. Mas há um grande problema nessa abordagem: o vendedor é um completo estranho e ele não dá nenhum contexto do tipo de questão problemática que ele quer corrigir na empresa. O serviço oferecido pode não corresponder à necessidade da empresa.