A impressão em 3D está cruzando todas as barreiras e vem, rapidamente, virando tendência. Essa tecnologia não só tornará as coisas facilmente acessíveis mas, também, as tornará muito mais baratas. A impressão em concreto tornou-se realidade este ano e, na China, uma empresa já imprimiu uma casa inteira por apenas US$ 400.
SAIBA MAIS: Companhia chinesa constrói casa com impressora 3D por menos de R$ 1.640
Um hotel nas Filipinas usou a nova técnica para imprimir uma habitação com dois quartos, dois banheiros, sala de estar e jacuzzi em apenas 100 horas. O proprietário do hotel, Lewis Yakich, declarou que pretende ir além e imprimir 20 casas nos próximos meses.
VEJA TAMBÉM: Empresa norte-americana projeta o primeiro supercarro feito por impressora 3D
Veja na galeria de fotos o processo completo:
-
Em apenas 100 horas de impressão, Lewis Yakich, proprietário do Lewis Grand Hotel, nas Filipinas, expandiu sua propriedade com uma nova suíte.
-
Nesse projeto, Yakich se uniu a Andrey Rudenko, inventor da impressora 3D em concreto e construtor do primeiro castelo de concreto com o uso da tecnologia.
-
A habitação tem cerca de 3 metros de altura e 130 m² de área, onde acomoda dois quartos, dois banheiros e uma jacuzzi de concreto impressa em 3D.
-
As 100 horas de impressão também incluem o tempo usado para instalar o encanamento e a eletricidade, entre outros serviços, e a realização de todos os testes necessários para garantir uma suíte totalmente funcional.
-
Anúncio publicitário -
O planejamento começou meses antes, pois não é possível simplesmente pegar uma planta em 3D e apertar o botão “imprimir” – os materiais e substâncias devem ser perfeitamente selecionados.
-
Esta não é só uma prova do que a tecnologia proporciona como o primeiro passo para imprimir um hotel inteiro.
-
Lewis também planeja ir mais fundo após esse projeto e almeja começar a imprimir 20 casas nas Filipinas nos próximos meses. De acordo com ele, cerca de seis casas poderiam ser impressas e ficar prontas para morar em uma única semana, com custo de cerca de 60% a menos do que se fossem construídas da maneira convencional.
-
É uma nova era para o mundo e principalmente para a tecnologia de impressão 3D, que poderia, inclusive, ajudar a restaurar a infraestrutura após desastres naturais muito mais rapidamente. O alcance que essa tecnologia é capaz de ter é quase ilimitado.
-
Segundo Yakich, o país é um ótimo local para impressão em concreto por causa do clima. Atualmente, tudo é feito com o material e, por ser um país de terceiro mundo, a tecnologia seria muito útil.
Em apenas 100 horas de impressão, Lewis Yakich, proprietário do Lewis Grand Hotel, nas Filipinas, expandiu sua propriedade com uma nova suíte.