Há uma beleza estranha e melancólica em lugares abandonados, tanto aqueles que se tornaram desertos após desastres quanto aqueles que foram fechados e jogados às traças após seus habitantes se mudarem. Esses locais se mantêm como uma estranha lembrança do que um dia já foram.
VEJA TAMBÉM: 11 hotéis para você se hospedar no Halloween
Um novo livro, “Abandoned Places: 60 stories of places where time stopped” (“Lugares Abandonados: 60 histórias de lugares onde o tempo parou”, em tradução livre, ainda sem versão em português), reuniu 60 lugares ao redor do mundo onde o tempo parece ter parado.
MAIS FOTOS: 10 lugares mais mal-assombrados ao redor do mundo
Veja sete lugares abandonados estranhamente bonitos:
The Giersdorf Church, Polônia
Nenhuma congregação ocupa a The Giersdorf Church, na Polônia, desde meados da década de 1940. Milhares de Igrejas foram destruídas por bombas ou tanques durante a II Guerra Mundial. Algumas, como essa, sobreviveram, e o interior resplandecente, ainda que esteja desmoronando, continua a inspirar temor.
Kolmanskop, Namíbia
Nada além de areia – e alguns turistas com câmeras – ocuparam os prédios de Kolmanskop, na Namíbia, desde a década de 1950. Pequena cidade no deserto do país, a área bombou por alguns anos após a descoberta de diamantes no solo, mas, depois de certo tempo, as joias acabaram e os habitantes também desapareceram.
North Brother Island, Nova York
Da década de 1880 à década de 1960, North Brother Island era sede de uma clínica médica que hospedou pacientes com várias doenças infecciosas, de varíola a escarlatina, tifo e lepra, por muitos anos. Abandonada em 1963, a ilha, que não é longe das periferias do Bronx, distrito da cidade de Nova York, agora hospeda uma variedade de pássaros.
Eastern State Penitentiary, Pennsylvania
Eastern State Penitentiary abrigava cerca de 450 prisioneiros entre suas paredes imponentes. Aberta em 1829, era a maior estrutura pública já construída e inspirava temor entre os que a viam, incluindo Charles Dickens em uma viagem pelos Estados Unidos. Ainda que não ocorressem execuções lá, muitas pessoas morreram entre suas paredes, o que criou o boato de que o local é mal-assombrado. Foi abandonada em 1971.
- Anúncio publicitário
Parque temático em Pripyat, Ucrânia
Pripyat, na Ucrânia, foi abandonada após o desastre de Chernobyl em 1986 e, por isso, será mantida longe de desenvolvimento humano por séculos. O parque temático, que estava prestes a ser aberto quando o acidente ocorreu, tornou-se um emblema do incidente, com suas rodas gigantes e outros brinquedos desertos como uma lembrança congelada do terrível poder da tecnologia nuclear. O local serviu como cenário para o jogo “Call of Duty”.
Beelits Sanatorium, Alemanha
Camas enferrujadas e lâmpadas cirúrgicas permanecem no Beelits Sanatorium, mas os médicos abandonaram o local há muito tempo. Ainda que partes do enorme complexo tenham sido restauradas desde que o local foi abandonado em 1995, o resto provavelmente não será reaberto tão cedo.
Six Flags, New Orleans
A força destrutiva do furacão Katrina fez com que o parque de diversões Six Flags tivesse de parar de funcionar. Após ter sido fechado em 2005, os proprietários argumentaram com empresas de seguros por algum tempo, antes de a propriedade ser comprada pela cidade em 2010. Desde então, o parque tem sido usado em diversos filmes, como “Planeta dos Macacos: o Confronto” e “Jurassic World”.
The Giersdorf Church, Polônia
Nenhuma congregação ocupa a The Giersdorf Church, na Polônia, desde meados da década de 1940. Milhares de Igrejas foram destruídas por bombas ou tanques durante a II Guerra Mundial. Algumas, como essa, sobreviveram, e o interior resplandecente, ainda que esteja desmoronando, continua a inspirar temor.