Testamos o superesportivo Porsche Macan Turbo de quatro portas

Modelo vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos

Mark Ewing

Diferente do que muitos desinformados frequentemente argumentam, o Porsche Macan Turbo não é um Audi Q5 redesenhado. Em espírito e performance, o carro ágil e rápido se parece mais com um carro esportivo de quatro portas do que com um SUV.

Acessibilidade

FOTOS: Testamos o Jaguar F-type S manual

Com motor único, uma versão maior do V6 3.6 twin-turbo do Panamera S, produz 400 cavalos de potência e vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, o que se iguala à aceleração do mais rápido Boxster GTS.

Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre o carro:

  • SUV esportivo

    O Macan Turbo se parece com um jato de combate, ágil e rápido. Em espírito e performance, está mais para um carro esportivo de quatro portas do que para um SUV.

  • Motor

    A Porsche desenvolveu um motor único, uma versão maior do V6 3.6 twin-turbo do Panamera S, que foi uma derivação do Porsche V8. O motor produz 400 cavalos de potência e tem um transmissor de sete velocidades de dupla embreagem.

  • Potência

    O carro vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, igual à aceleração do mais rápido Boxster GTS. Ainda que suas duas toneladas sejam aparentes, o Macan tem sensibilidades de carro esportivo. O peso e a ação do volante são típicos de um Porsche. Ao lado da Panamera Turbo S, o Macan Turbo é a melhor expressão até agora de um Porsche de quatro portas.

  • Distribuição de potência

    O elemento mais intrigante no painel é um gráfico que ilustra a distribuição de torque nas rodas dianteiras e traseiras. O modo padrão do Macan Turbo é direção das rodas traseiras, mas, através de um disco de embreagem múltiplo, quase 40% da potência pode ser enviada às rodas dianteiras em um instante. Se você dirigir em condições de neve ou água, 100% da potência pode passar para as dianteiras. As mudanças na distribuição da potência são suaves, de modo que apenas os motoristas mais sensíveis conseguem sentir.

  • Anúncio publicitário
  • Interior

    O interior do Macan Turbo é a esperada mistura de funcionalidade lógica e materiais de alta qualidade. Design e aparelhagem são combinados aos padrões já estabelecidos da Porsche. Para o motorista, parece um Cayman GTS transformado em um SUV.

  • Espaço

    Apesar da linha rebaixada, o teto é amplo. Quatro passageiros podem ser acomodados confortavelmente.

  • Qualidade a longo prazo

    SUVs não são brinquedos para o final de semana, mas ferramentas para a vida diária. A Porsche saiu-se bem em qualidade inicial e de longo prazo por duas razões: é um produtor de pequeno volume e os Porsches são tradicionalmente bem montados, graças a engenheiros que eram da Toyota e conduziram um processo de montagem lógico em meados da década de 1990.

  • Preço

    Por US$ 93.000, nos Estados Unidos, com opções interessantes, como o Sport Chrono, que permite uma combinação ainda mais esportiva do chassis, motor e transmissão, os preços do Macan Turbo competem com os outros SUVs de alta performance.

  • Competitividade

    O Macan S compete com muitos SUVs compactos de luxo, como o Audi Q5, o Range Rover Evoque e o BMW X3, mas o Macan Turbo ocupa um raro espaço disponível do mercado. Os outros sUVs alemães de alta performance são mais altos, mais longos e mais pesados. Ainda assim, o Mercedes GLE63 Coupe SUV, com seu V8 6.3, e o BMW X6M são opções intrigantes.

SUV esportivo

O Macan Turbo se parece com um jato de combate, ágil e rápido. Em espírito e performance, está mais para um carro esportivo de quatro portas do que para um SUV.