Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / 20 reclamações mais frequentes dos passageiros durante os voos

20 reclamações mais frequentes dos passageiros durante os voos

Banheiro e pessoas que chutam o banco da frente estão entre as principais queixas

Redação
15/12/2015 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Há algum tempo, viajar de avião deixou de ser um evento fascinante ou um meio de transporte acessível apenas à elite. Atualmente, voar é mais democrático, mas nem por isso é o veículo preferido do público.

VEJA TAMBÉM: Brasileiros criam app de aluguel de jatinhos e helicópteros

Uma pesquisa feita pela Associação Internacional de Transporte Aéreo indica que, em 2015, os passageiros de cias aéreas não estão dispostos a gastar mais do que três minutos na retirada da bagagem. O estudo também revelou que a verdadeira insatisfação está ligada ao serviço de bordo e ao espaço dos assentos.

Saiba mais sobre os reais motivos que fazem o público estar tão insatisfeito com o serviço prestado pelas companhias aéreas:

SAIBA MAIS: 10 melhores aeroportos do mundo em 2015, segundo os passageiros

  • Bom senso dos passageiros

Aqueles que, com frequência, chutam o banco da frente, por exemplo, deveriam ser proibidos de entrar na aeronave.

    Bom senso dos passageiros

    Aqueles que, com frequência, chutam o banco da frente, por exemplo, deveriam ser proibidos de entrar na aeronave.

  • Assento reclinável

Só são bons mesmo para quem consegue deitar. Mas, quando a bandeja invade o espaço do passageiro do banco de trás, é hora de escolher entre conforto e bom senso.

    Assento reclinável

    Só são bons mesmo para quem consegue deitar. Mas, quando a bandeja invade o espaço do passageiro do banco de trás, é hora de escolher entre conforto e bom senso.

  • Banheiro

Não há nada mais chato do que a vontade inadiável de usar os banheiros do avião durante o percurso. São pequenos, pouco cheirosos, desconfortáveis e um tanto perigosos. Mas há sempre aquele passageiro que, de meia em meia hora, precisa pedir licença ou acordar o colega ao lado para isso.

    Banheiro

    Não há nada mais chato do que a vontade inadiável de usar os banheiros do avião durante o percurso. São pequenos, pouco cheirosos, desconfortáveis e um tanto perigosos. Mas há sempre aquele passageiro que, de meia em meia hora, precisa pedir licença ou acordar o colega ao lado para isso.

  • Passageiros descalços

Alguns passageiros acreditam que todos os lugares são propícios para o conforto.

    Passageiros descalços

    Alguns passageiros acreditam que todos os lugares são propícios para o conforto.

  • Anúncio publicitário
  • Passageiros que cortam as unhas

Nem sempre avião é o lugar mais apropriado para que o corte de unhas aconteça, por isso, é natural se incomodar. Lugares públicos não são lugar para iniciativas de higiene pessoal.

    Passageiros que cortam as unhas

    Nem sempre avião é o lugar mais apropriado para que o corte de unhas aconteça, por isso, é natural se incomodar. Lugares públicos não são lugar para iniciativas de higiene pessoal.

  • Passageiros com pressa para desembarcar

O que na verdade precisa ser explicado é: todos dentro do avião sairão de lá, ninguém pretende ficar ali por mais tempo do que o necessário.

    Passageiros com pressa para desembarcar

    O que na verdade precisa ser explicado é: todos dentro do avião sairão de lá, ninguém pretende ficar ali por mais tempo do que o necessário.

  • Grandes bagagens de mão

Bagagens de mão foram feitas para caberem em um lugar apropriado, portanto, o fato de serem grande demais incomoda.

    Grandes bagagens de mão

    Bagagens de mão foram feitas para caberem em um lugar apropriado, portanto, o fato de serem grande demais incomoda.

  • Volume alto

O voo pode mesmo representar um período de tempo entediante. Jogos de celular, por exemplo, são perfeitos para fazer com que os minutos corram um pouquinho mais rápido. Mas o legal mesmo é saber jogar sem a musiquinha. Os outros passageiros aprovam.

    Volume alto

    O voo pode mesmo representar um período de tempo entediante. Jogos de celular, por exemplo, são perfeitos para fazer com que os minutos corram um pouquinho mais rápido. Mas o legal mesmo é saber jogar sem a musiquinha. Os outros passageiros aprovam.

  • Tossir, espirrar, espalhar germes

O risco de contaminação é grande num ambiente fechado, mas nem todo mundo faz questão de guardar o próprio vírus...

    Tossir, espirrar, espalhar germes

    O risco de contaminação é grande num ambiente fechado, mas nem todo mundo faz questão de guardar o próprio vírus…

  • Banco central

Será que existe alguém que goste de sentar na poltrona do meio?

    Banco central

    Será que existe alguém que goste de sentar na poltrona do meio?

  • Apoio de braço

Quem nunca disputou o apoio de braço com o passageiro do lado?

    Apoio de braço

    Quem nunca disputou o apoio de braço com o passageiro do lado?

  •  Conversas altas

Em todos os voos do mundo há sempre alguém que não consegue conversar em um volume baixo, capaz de não incomodar os outros passageiros.

    Conversas altas

    Em todos os voos do mundo há sempre alguém que não consegue conversar em um volume baixo, capaz de não incomodar os outros passageiros.

  • Lanches próprios

Alguns fatores podem incomodar o passageiro ao lado: cheiro, barulho, sujeira ou até mesmo vontade de comer o lanche do vizinho.

    Lanches próprios

    Alguns fatores podem incomodar o passageiro ao lado: cheiro, barulho, sujeira ou até mesmo vontade de comer o lanche do vizinho.

  • Falha na ligação telefônica

“Acabei de pousar...você está me ouvindo?... Estou descendo agora... você está conseguindo me ouvir?”. Sempre acontece.

    Falha na ligação telefônica

    “Acabei de pousar…você está me ouvindo?… Estou descendo agora… você está conseguindo me ouvir?”. Sempre acontece.

  • Cansaço ao levantar

Não há quem não reclame do lugar em que sentou. A leve dor no corpo ao levantar é generalizada. Sempre.

    Cansaço ao levantar

    Não há quem não reclame do lugar em que sentou. A leve dor no corpo ao levantar é generalizada. Sempre.

  • Choro de crianças

Todos sabem que crianças choram e nem sempre a culpa é de alguém. Mas não é legal, nunca.

    Choro de crianças

    Todos sabem que crianças choram e nem sempre a culpa é de alguém. Mas não é legal, nunca.

  • Viagens em grupo

Uma turma muito grande de viajantes é quase sinônimo de barulho, brincadeiras internas sem graça e desrespeito.

    Viagens em grupo

    Uma turma muito grande de viajantes é quase sinônimo de barulho, brincadeiras internas sem graça e desrespeito.

  • Pessoas elétricas

Algumas pessoas estão sempre ansiosas ou são simplesmente elétricas. O resultado é: pernas incessantemente balançantes.

    Pessoas elétricas

    Algumas pessoas estão sempre ansiosas ou são simplesmente elétricas. O resultado é: pernas incessantemente balançantes.

  • Demora para a escolha de filmes 

As opções não são das melhores, mas nem por isso são as piores do mundo. Mas algumas pessoas demoram muito para escolher o que mais lhe agrada no menu de filmes, por exemplo.

    Demora para a escolha de filmes

    As opções não são das melhores, mas nem por isso são as piores do mundo. Mas algumas pessoas demoram muito para escolher o que mais lhe agrada no menu de filmes, por exemplo.

  • Bagagem de mão

Você escolhe a melhor bagagem de mão para aquela viagem dos sonhos e a acomoda da melhor forma possível no avião. Mas há sempre aquele passageiro atrasado e com uma mala gigante que vai trocar a sua de lugar e fazer com que ela fique escondidinha e bagunçada.

    Bagagem de mão

    Você escolhe a melhor bagagem de mão para aquela viagem dos sonhos e a acomoda da melhor forma possível no avião. Mas há sempre aquele passageiro atrasado e com uma mala gigante que vai trocar a sua de lugar e fazer com que ela fique escondidinha e bagunçada.

    Bom senso dos passageiros

    Aqueles que, com frequência, chutam o banco da frente, por exemplo, deveriam ser proibidos de entrar na aeronave.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Fotos
    • Turismo

    As mais lidas agora

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    • berkshire hathaway
      Forbes Money

      Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

    • Forbes Tech

      Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

    • Elis Rodrigues
      Carreira

      CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

    Últimas Notícias

    • Foto de um iPhone

      iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

    • segurança

      Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

    • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

      Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

    • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.