Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / Em protesto, grupo altera mais de 600 espaços publicitários em Paris

Em protesto, grupo altera mais de 600 espaços publicitários em Paris

Brandalism critica ligação entre publicidade, consumismo e clima em meio a reunião de líderes mundiais

Redação
01/12/2015 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Os vários líderes mundiais que chegaram a Paris para a Cúpula do Clima, promovida pela ONU, foram recebidos com centenas de paródias de cartazes publicitários. Neles, ativistas ironizam o que consideram interesses sociais indevidos. O grupo Brandalism, do Reino Unido, tomou mais de 600 espaços de propaganda em pontos de ônibus e esquinas ao redor da cidade. Os anúncios satíricos eram quase idênticos aos originais.

LEIA MAIS: VW estima prejuízo de US$ 2,19 bilhões após escândalo de irregularidade nas emissões de CO2

Os alvos da campanha incluem as empresas patrocinadoras da conferência, como Volkswagen, Air France e Exxon Mobil. Da mesma forma, vários representantes políticos, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. De acordo com uma declaração do grupo que promoveu os falsos anúncios, eles buscam “destacar a forte ligação entre publicidade, o consumismo e a dependência de combustíveis fósseis e as alterações climáticas”.

VEJA TAMBÉM: Livraria chamada Isis é atacada cinco vezes nos Estados Unidos

Veja na galeria de fotos alguns exemplos de intervenção feitas pelo grupo:

  • Volkswagen

“Lamentamos que tenha sido pego”, diz a paródia de anúncio Volkswagen, fazendo referência ao recente escândalo de emissões de diesel da montadora, conhecido como Dieselgate. O design dele imita o original. Até mesmo as fontes utilizadas foram escolhidas para que realmente pareça uma obra original da VW.

    Volkswagen

    “Lamentamos que tenha sido pego”, diz a paródia de anúncio Volkswagen, fazendo referência ao recente escândalo de emissões de diesel da montadora, conhecido como Dieselgate. O design dele imita o original. Até mesmo as fontes utilizadas foram escolhidas para que realmente pareça uma obra original da VW.

  • ExxonMobil

Sobre os relatos de que a gigante do petróleo, a norte-americana ExxonMobil tem conhecimento sobre o papel do combustível na mudança do clima mundial ao longo de décadas e paga qualquer preço para refutar investigações sobre: “Nós sabíamos sobre o impacto dos combustíveis fósseis, mas negamos publicamente”.

    ExxonMobil

    Sobre os relatos de que a gigante do petróleo, a norte-americana ExxonMobil tem conhecimento sobre o papel do combustível na mudança do clima mundial ao longo de décadas e paga qualquer preço para refutar investigações sobre: “Nós sabíamos sobre o impacto dos combustíveis fósseis, mas negamos publicamente”.

  • Barack Obama
 
Uma das publicidades retrata o presidente dos Estados Unidos nadando em alto mar com sua filha, enquanto, ao fundo, uma plataforma de petróleo está em chamas.

    Barack Obama

    Uma das publicidades retrata o presidente dos Estados Unidos nadando em alto mar com sua filha, enquanto, ao fundo, uma plataforma de petróleo está em chamas.

  •  David Cameron

Vestido com um uniforme de motoristas de carros de corrida, o primeiro-ministro do Reino Unido aparece coberto por logotipos de patrocinadores corporativos.

    David Cameron

    Vestido com um uniforme de motoristas de carros de corrida, o primeiro-ministro do Reino Unido aparece coberto por logotipos de patrocinadores corporativos.

  • Anúncio publicitário
  •  Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento 

Com referência ao acordo (TTIP na sigla em inglês), um tratado entre os Estados Unidos da América e a União Europeia, Brandalism diz “hora de dormir para a democracia”.

    Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento

    Com referência ao acordo (TTIP na sigla em inglês), um tratado entre os Estados Unidos da América e a União Europeia, Brandalism diz “hora de dormir para a democracia”.

  •  Como desenho animado 

O cartaz, que usa a figura de um desenho animado para uma montagem, diz: “algumas pessoas se importam demais, eu acho que o nome disso é amor”.

    Como desenho animado

    O cartaz, que usa a figura de um desenho animado para uma montagem, diz: “algumas pessoas se importam demais, eu acho que o nome disso é amor”.

    Volkswagen

    “Lamentamos que tenha sido pego”, diz a paródia de anúncio Volkswagen, fazendo referência ao recente escândalo de emissões de diesel da montadora, conhecido como Dieselgate. O design dele imita o original. Até mesmo as fontes utilizadas foram escolhidas para que realmente pareça uma obra original da VW.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Fotos
    • paris
    • política
    • Sustentabilidade

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • Colunas

      O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

    Últimas Notícias

    • GOL

      GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

    • IPCA

      Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

    • Porto

      Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • Foto do Papa Leão XVI

      O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.