FORBES perguntou a dezessete grandes CEOs quais são as melhores formas de manter seus funcionários motivados e assim obter grandes desempenhos. Estabelecer metas, por exemplo, é uma estratégia recorrente.
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Há ainda sistemas motivacionais bem diferentes, como o adotado por Harry Herrington, da NIC Inc, que fornece serviços para o governo dos EUA. Ele criou um programa especial chamado “Pergunte ao CEO”, que ajuda a aproximar e estabelecer confiança entre ele e seus funcionários.
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Veja as dicas na galeria de fotos:
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Don Bailey
CEO da Questcor, empresa de produtos farmacêuticos
“Ouça seus funcionários, tenha sincero respeito por aquilo que eles fazem e entenda que eles também têm uma família. Comunique-se com eles o maior número de vezes possível.”
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Brian Mueller
CEO da Grand Canyon Education, empresa da área de educação
“Você tem de entender que todo mundo precisa de um norte para alcançar o resultado desejado. A GCU tem 3.000 pessoas e eu não posso me encontrar com todos individualmente, mas o que nós tentamos fazer como um grande grupo de liderança de gestão é garantir que estamos olhando para cada área da universidade, além de descobrir maneiras para que cada um seja valorizado, monetariamente e de outras formas, para que as pessoas continuem fazendo bem seus trabalhos. As pessoas trabalham, em primeiro lugar, para si e suas famílias.”
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Brad Cleveland
CEO de Proto Labs, empresa da área de computadores
“Eu tenho a sorte de atrair e reter algumas das pessoas mais brilhantes em nossa indústria, em cada um dos nossos cargos de gestão. Temos talento excepcional em nossas posições de liderança internacional, pesquisa e desenvolvimento, gestão de programas, desenvolvimento de software, finanças, recursos humanos, vendas e marketing. Para manter essas pessoas de alto nível, na minha experiência, funciona melhor ajudá-los a identificar os objetivos, definir prioridades, perguntar aos especialistas o que eles precisam para começar o trabalho feito e, em seguida, sair de seus caminhos. Esta abordagem continua a funcionar muito bem na Proto Labs e eu não pretendo mudá-la.”
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Behrooz Abdi
CEO da InvenSense, empresa da área de eletrônicos
“Comunico um objetivo, capacito a equipe para executar esse objetivo, comemoro suas vitórias, e passo novos desafios.”
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Mike Fifer
CEO da Sturm, Ruger & Company, fabricante de armas de fogo
“A comunicação é fundamental e deve ser frequente e honesta (se a notícia é boa ou má). Temos incentivos muito simples, claros e concisos. O incentivo mais importante é a participação nos lucros para todos os nossos funcionários e contratados, incluindo empregados das agências de serviços temporários. Nós pegamos 15% do lucro bruto e compartilhamos. No primeiro ano, isso significou menos de 5% do salário, mas hoje já é cerca de 30%. Todos estão correndo na mesma direção.”
“Normalmente, este tipo de incentivo leva anos para se enraizar em uma organização. Como gestor, você sabe que ele está começando a funcionar quando um empregado-júnior toma a iniciativa para economizar em despesas ou pressionar seus colegas por maior eficiência. Uma vez que os funcionários de uma organização acreditam no sistema de participação nos lucros, isso vira um condutor extremamente importante do desempenho do dia-a-dia. A chave para o sucesso da participação nos lucros é todos participarem, alinhados.” -
Arkadiy Dobkin
CEO da EPAM Systems, empresa da área de software
“Eu acredito que é bastante simples… Embora existam muitas maneiras de motivar as pessoas e muitos delas possam ser criticadas na empresa … Eu acho que as nossas melhores pessoas são motivadas quando contribuem para um importante resultado … E, especificamente, resultados reconhecidos pelos próprios clientes. Quando os desafios são solucionados para ajudar os clientes, a equipe sente que é um sucesso.”
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Bryan Shinn
CEO da U.S. Silica, empresa da área de mineração
“Eu tento tratar as pessoas como eu quero ser tratado e acho que isso é uma das coisas mais motivadoras para uma organização, não importa onde você está na hierarquia de liderança. Tento também fazer um grande esforço para reconhecer as pequenas coisas, você não tem de esperar até que alguém tenha uma grande realização. Uma das coisas que eu aprendi é não ter medo de desafiar as regras ou fazer algo pouco convencional em torno de recompensa e reconhecimento. Basta chamar alguém para dizer obrigado ou encontrar uma maneira de descobrir o que eles gostam de fazer, isso pode ser tremendamente motivacional para sua equipe.”
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Jason Rhode
CEO da Cirrus. empresa da área de aviação
“O CEO fundador da Cirrus dizia muitas vezes que a motivação no local de trabalho vem de ter um objetivo significativo e de valor, um plano razoável para atingir a meta e ser capaz de fazer progressos sobre esse plano.”
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Harry Herington
CEO da NIC Inc., empresa da área de tecnologia
“Não há melhor maneira de motivar os funcionários do que estabelecer uma cultura de confiança. Os funcionários devem confiar na pessoa que está conduzindo a empresa. A maioria dos funcionários não estão envolvidos na definição da direção estratégica da empresa, em muitos casos, as minhas decisões vão ditar o seu futuro. É por isso que eu acredito que a confiança é tão importante, eu criei um programa especial chamado “Pergunte ao CEO” para ajudar a estabelecer a confiança.”
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John Foraker
CEO da Annie’s, empresa da área de alimentação
“Nossos funcionários realmente se preocupam com a missão que temos e de que maneira podemos alcançar o sucesso. Nós operamos o negócio de acordo com um conjunto de valores bem definidos em torno de qualidade, sustentabilidade, honestidade e fazer a coisa certa, mesmo e sobretudo quando ninguém está olhando. Atraímos pessoas muito inteligentes e altamente engajadas e capazes, que se preocupam e querem fazer a diferença no mundo. Este conjunto de valores e missão é altamente motivador para as pessoas. Benefícios e um ambiente de trabalho confortável são importantes, mas estar vinculado a um propósito comum elevado é o mais motivador para os nossos funcionários.”
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Jim Koch
Fundador da Boston Beer Company, empresa da área de bebidas
“A melhor maneira de motivar é ser um exemplo e incentivar a criatividade. Eu uso algo que chamo de “teoria da corda”: se você der a seus funcionários todos os recursos necessários e mais do que eles precisam, ou seja, uma grande quantidade de corda, eles não saberão o valor de cada pequena quantidade. Porém, quando você dá a eles apenas dois terços do que precisam, eles aprendem a ser comunicar, pedir cordas emprestadas, emendar os pedaços e fazer o necessário. Por meio deste exercício, aprendi que a cultura e os valores podem substituir dinheiro e recursos. Uma vez que tivermos um orçamento apertado, nos primeiros dias, mas usarmos cada pedaço de corda que tivermos, formaremos uma cultura corporativa de inovação e criatividade.”
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Steve Fredrickson
CEO da Portfolio Recovery Associates, empresa da área financeira
“Se você tem a equipe certa, a melhor maneira de motivá-la é entregar um desafio, fornecer recursos adequados e, em seguida, sair de seu caminho, enquanto acompanha seus progressos e resultados. Então, uma vez que os resultados finais são entregues, garantir recompensas justas.”
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Kevin Thompson
CEO da Solarwinds, empresa de software e genrenciamento de TI
“Na minha empresa, concentramos-nos na criação de um ambiente onde os funcionários têm a oportunidade de conquistar seu lugar único dentro da empresa. Assim como em um time de beisebol, a gente descobre em qual posição cada um desempenha melhor uma combinação de habilidade e paixão. É assim que nós ganhamos.”
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Wallace E. Boston
CEO da American Public University System, empresa da área de educação
“Estabelecer uma missão em que todos possam se relacionar. Reforçar essa missão com ações de cima para baixo. Ser consistente, nos bons e nos maus momentos.”
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Cheri Beranek
CEO da Clearfield, empresa da área agrícola
“Na nossa empresa não precisamos de várias reuniões para definir nossos valores, nós o definimos no dia-a-dia. No começo, penduramos um sino de US$ 10.000, mais tarde, quando começamos a ter sucesso, penduramos outro de US$ 100.000. Quando atingimos nosso primeiro milhão, ainda não tinhamos um sino de US$ 1 milhão. Hoje, temos os três pendurados em nossa area de vendas para sempre lembrarmos o que já fizemos e aonde pretendemos chegar.”
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Mike MacDonald
CEO da Medifast, empresa da área de saúde
“A melhor maneira de motivar uma equipe é criar um ambiente de trabalho aberto, onde as pessoas têm a capacidade de fazer sugestões e comentários. Na Medifast, encorajamos um estilo de liderança que é altamente participativo e permite uma comunicação franca entre todos os níveis da organização para alcançar os objetivos dos negócios. Descobrimos que, quando você permite que as pessoas façam o seu trabalho dentro do seu estilo, elas gostam do que estão fazendo e podem atingir seus objetivos mais rápido.”
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Rick Bergman
CEO da Synaptics, empresa da área de tecnologia
“Na Synaptics, temos uma grande cultura onde todos trabalham como uma equipe. Tentamos remover qualquer burocracia e hierarquia dentro da organização. Apesar do nosso crescimento ao longo dos últimos dois anos, qualquer funcionário ainda pode ter grande impacto sobre o resultado da empresa. Assim, estamos abertos a novas ideias em qualquer nível e trabalhamos juntos como uma equipe, mantendo os funcionários altamente motivados.”
Don Bailey
CEO da Questcor, empresa de produtos farmacêuticos
“Ouça seus funcionários, tenha sincero respeito por aquilo que eles fazem e entenda que eles também têm uma família. Comunique-se com eles o maior número de vezes possível.”