Em uma tentativa de transformar-se em uma companhia ainda mais atraente e estimular a criatividade de seus funcionários, a Ford anunciou a reforma de sua sede de desenvolvimento de produtos, o campus Dearborn, em Michigan, nos Estados Unidos, criado há dez anos. Essa iniciativa pode custar mais de US$ 1 bilhão, de acordo com algumas estimativas, já que a montadora não anunciou o valor exato.
A Ford diz acreditar que empresas mais digitais, como Uber e Google, por exemplo, poderiam derrubar a demanda de criação de seus produtos e serviços de mobilidade, em vez de apenas carros e caminhões. Com o intuito de transformar esse cenário, então, criaram a Ford Mobilidade Inteligente LLC para desenvolver novas ideias e produtos relacionados com compartilhamento de carro. As novidades propostas incentivam o desenvolvimento de produtos.
VEJA MAIS: 10 dicas para quem pretende entrar no mercado de startups
A área vai abrigar cerca de 30.000 trabalhadores. A decoração, então, será inspirada na cultura de startup do Vale do Silício, onde os ambientes serão mais abertos e haverá postos de comida e café no caminho entre as salas de reunião.
“Estamos investindo em nossos profissionais e nas ferramentas utilizadas por eles para produzir o nosso melhor ponto de vista”, disse Mark Fields, presidente e CEO da Ford. “Reunir nossas equipes em um ambiente de trabalho aberto e colaborativo tornará a vida de nossos funcionários muito melhor e produtiva.”
A Ford anunciou que a construção do novo campus terá início ainda este mês no Centro de pesquisa e de engenharia, com previsão de término no ano de 2023. O segundo campus a ser reformado será o Ford World Headquarters, cujas obras começarão em 2021, com previsão de término em 2026.
E TAMBÉM: Facebook e Microsoft vão pagar o mesmo para homens e mulheres
Em um comunicado, a Ford ainda prometeu novas linhas de “trilhas, veículos autônomos, on-demand, eBikes, internet em alta velocidade e mais espaços verdes”. Com tantas revoluções no meio corporativo automotivo, a companhia talvez ainda invista nas unidades de São Francisco, Palo Alto, Brooklyn, Austin e Boston.
Com previsão de sucesso, pode-se até ir além: em algumas companhias, funcionários podem levar seus cachorros aos escritórios. Não resta dúvidas de que o que a Ford fará poderá revolucionar todo o mercado e cultura empresarial atual.
Veja na galeria de fotos abaixo mais detalhes sobre o futuro novo ambiente de trabalho da Ford:
-
Ford Dearborn
-
Ford Dearborn
-
Ford Dearborn
Ford Dearborn