O Grupo Pão de Açúcar (GPA) elevará os investimentos no próximo ano para até R$ 1,8 bilhão, 12,5% mais que neste ano, mantendo o forte ritmo de expansão da bandeira Assaí, além de retomar o crescimento orgânico no segmento premium e acelerar conversões de supermercados para as bandeiras Compre Bem e Mercado Extra.
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“Enxergamos 2019 como sendo bem mais positivo que 2018, tanto é que estamos aumentando o investimento para até R$ 1,8 bilhão, mas o grande crescimento mesmo vem em 2020”, afirmou hoje (5) a jornalistas o presidente da varejista, Peter Estermann, antes de encontro com investidores na capital paulista.
O executivo ressaltou, contudo, que a materialização das apostas dependerá do avanço das tão aguardadas reformas e da melhora do cenário macroeconômico, incluindo a redução do desemprego e a manutenção de juros baixos. “Temos que ver o que vai acontecer nos 180 primeiros dias desse governo”, ponderou.
Estermann disse que a companhia esteve se preparando nos últimos quatro anos para acelerar o crescimento assim que as condições de mercado se tornem mais favoráveis.
Para 2019, a varejista brasileira controlada pelo francês Casino prevê que as vendas no conceito mesmas lojas aumentem acima da inflação tanto no Assaí quanto nas bandeiras do multivarejo.
O investimento planejado para o próximo ano é o maior do GPA Alimentar na última década e se iguala ao anunciado no início desta semana pelo seu principal concorrente, o Carrefour Brasil, que decidiu manter o ritmo em relação a este ano.
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Segundo Estermann, os recursos serão destinados à expansão orgânica de lojas das marcas Assaí e Pão de Açúcar, além de conversões e tecnologia.
No atacarejo, o processo de conversões de hipermercados em lojas Assaí já está praticamente concluído e a meta agora é abrir de 15 a 20 novas lojas por ano até 2021.
Para o multivarejo, além das conversões de supermercados em Compre Bem e Mercado Extra, o plano é retomar o crescimento orgânico da marca Pão de Açúcar nos formatos super e proximidade (Minuto Pão de Açúcar). “Enxergamos oportunidade gigantesca do segmento premium do Pão de Açúcar, com potencial de crescer pelo menos 100 lojas [novas] nos próximos quatro anos”, afirmou o presidente.
Só em 2019, serão abertas de cinco a 10 novas lojas Pão de Açúcar e 10 unidades do Minuto Pão de Açúcar, acrescentou Estermann, citando também esforços para converter alguns supermercados existentes em lojas de “geração 7”, que têm foco em sortimento e perecíveis. O grupo não abria novas lojas Pão de Açúcar desde 2016.
O GPA deve encerrar 2018 com 20 supermercados de geração 7 e o objetivo é chegar a 50. “No ano que vem o plano é converter mais 20 a 25 lojas para geração 7… É uma mudança radical”, disse.
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Ainda no multivarejo, a companhia mira 30 a 35 conversões de Extra Super para Compre Bem e outras 40 a 50 para Mercado Extra. “Até o fim de 2019 teremos 100 lojas convertidas para Compre Bem ou Mercado Extra, o que é um movimento muito forte”, comentou Estermann. Em 2018, foram 23 conversões para Mercado Extra e 13 para Compre Bem.
Não há planos de expansão para o Extra Hiper e o Mini Extra no próximo ano e o foco será consolidar a melhoria operacional conquistada nos últimos meses nesses dois formatos.
Paralelamente, o GPA dará continuidade aos esforços para elevar a participação de marcas próprias de produtos no faturamento total para 20% até 2020, ante 10% atualmente, disse o diretor de marcas exclusivas Wilhelm Kauth.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O GPA espera dobrar para 140 o número de unidades integradas ao chamado “Delivery Express”, por meio do qual as entregas de mercadorias compradas na internet são feitas a partir de lojas em vez de centros de distribuição.
O grupo varejista ainda pretende avançar com o projeto de minihubs de distribuição e já mapeou 30 hipermercados Extra com espaço para estocagem de produtos.
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“A ideia é abastecer lojas de super no entorno e fazer entregas de internet a partir desses minihubs também… Temos um piloto em andamento no Itaim e até o fim do primeiro trimestre devemos iniciar o roll-out [lançamento]”, disse Estermann, referindo-se ao bairro de alta renda da capital paulista.
Conforme o diretor de transformação digital e comércio eletrônico do GPA, Antonio Salvador, a companhia prevê aumento de dígitos altos nas vendas online de alimentos em 2019, com ajuda do Delivery Express. No acumulado deste ano até setembro, o crescimento chegava a 44%.
Outras prioridades no próximo ano são elevar a base de usuários dos aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra, além de estreitar o relacionamento com startups para desenvolvimento de mais produtos digitais, acrescentou Salvador.
De acordo com ele, o GPA já identificou mais de 350 startups no Brasil para potenciais parcerias e iniciou pilotos com 30 delas.
Em meados de novembro, a empresa anunciou parceria com a Cheftime para o serviço online de assinatura e venda avulsa de kits gastronômicos, em acordo que dá direito ao grupo de adquirir o capital social da startup no período de 18 meses.
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“Começamos na unidade da Teodoro Sampaio, na cidade de São Paulo, e a ideia é escalar para 15 a 20 lojas, principalmente nas que terão Delivery Express, até primeiro trimestre de 2019”, afirmou o diretor de transformação digital e varejo online.
Ainda segundo Salvador, o GPA firmou parceria com a incubadora de startups Cubo, do Itaú Unibanco, por meio da qual se encarregará do hub de “foodtechs” dentro do complexo.