Bom dia. Estamos na sexta-feira, 16 de agosto.
Cenários
Em um dia sem indicadores americanos, o interesse dos investidores se volta para o IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central (BC). Conhecido como “PIB do BC”, o IBC-Br é um bom indicador da trajetória futura do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia também
A mediana das expectativas dos investidores é de um crescimento de 0,50% na atividade econômica no mês de junho, ante uma variação de 0,25% no mês anterior.
Perspectivas
A aceleração do crescimento da economia é uma boa notícia para consumidores e empresários, mas traz um desafio adicional para os investidores. Os prognósticos positivos para os negócios fizeram o Ibovespa superar seu recorde de dezembro durante alguns momentos no pregão da quinta-feira (15). Apesar de o índice ter fechado abaixo do máximo, isso é um indicador do otimismo dos investidores com os resultados das empresas.
No entanto, isso pressiona a inflação. Na manhã desta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o IGP-10 de agosto. A prévia do IGP-M e do IGP-DI mostrou uma aceleração da inflação. Os preços variaram 0,72% em agosto, ante 0,45% em julho. Segundo a FGV, isso deveu-se ao aumento dos combustíveis.
Economia aquecida pressiona a inflação, o que eleva as probabilidades de um aumento na Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IGP-10 (Ago)
Observado: 0,72%
Esperado: ND
Anterior: 0,45%
IBC-Br (Jun)
Esperado: 0,50%
Anterior: 0,25%
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes