A colheita de soja da safra 2024/25 do Brasil alcançou 1,7% da área cultivada até a última quinta-feira (16), contra 0,3% observado uma semana antes e 6% no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira (20).
De acordo com a consultoria, o índice se equipara ao 1,8% em data equivalente da safra 2022/23 e é o mais baixo para esta época do ano desde a temporada 2020/21. Em Mato Grosso, a colheita é mais lenta da série histórica da AgRural, iniciada na safra 2010/11.
Leia também
“Enquanto no Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul a baixa umidade seguiu pressionando o potencial das lavouras em enchimento de grãos, o excesso de chuva continuou dando o tom em Mato Grosso e outros Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste”, disse a consultoria, ao citar “dificuldades climáticas” para a soja na última semana.
Já para o milho, o plantio da segunda safra no centro-sul alcançou 0,3% da área até última quinta-feira (16), contra 4,9% no mesmo período do ano passado.
Segundo a consultoria, é o começo de plantio de milho safrinha mais lento desde 2021, quando o atraso foi tão grande que a AgRural apurou percentuais somente a partir de 28 de janeiro.