O Ibovespa abria com viés positivo nesta quinta-feira (27), apoiado pelo avanço de commodities como o minério de ferro e o petróleo, enquanto Sabesp era destaque no noticiário corporativo após a Equatorial ser a única a formalizar proposta pela posição de acionista de referência no processo de privatização da companhia.
Às 10h40 o Ibovespa tinha variação positiva de 0,60%, a 123.371,68 pontos. O contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 14 de agosto, subia 0,28%. Após atingir o maior valor em dois anos e meio, o dólar à vista abriu o dia em queda de 0,27%, a R$ 5,5042 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha baixa de 0,24%, aos R4 5,5155 reais.
Investidores também avaliavam o Relatório de Inflação do Banco Central, que trouxe uma melhora na projeção de crescimento do PIB para 2024, mas uma piora na expectativa de déficit em transações correntes. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, discutirá o relatório no final da manhã.
O BC informou que sua projeção para o PIB deste ano passou de 1,9% para 2,3%, ainda abaixo dos 2,5% estimados pelo Ministério da Fazenda. A projeção do BC para o déficit em transações correntes do Brasil em 2024 aumentou de 48 bilhões para 53 bilhões de dólares. Ao mesmo tempo, o BC reduziu a projeção de Investimentos Diretos no País (IDP) de 70 bilhões para 65 bilhões de dólares. Apesar da piora nas expectativas, o IDP ainda cobre o déficit em transações projetado.
Às 11h, Campos Neto e o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, concederão entrevista coletiva em São Paulo sobre o relatório. Antes disso, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão”.
No campo corporativo, a Equatorial Energia foi a única a formalizar uma proposta pela posição de acionista de referência no processo de privatização da Sabesp. Na semana passada, fontes afirmaram à Reuters que a empresa de saneamento Aegea e a Equatorial estavam entre os investidores interessados na oferta de ações que privatizará a Sabesp.
Além disso, a Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (27) dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nas residências de ex-diretores da varejista Americanas, no âmbito da operação Disclosure, que investiga a participação de ex-diretores na fraude contábil bilionária que levou a empresa à recuperação judicial.
O ex-presidente-executivo da Americanas, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora da varejista, Anna Saicali, terão seus nomes incluídos na lista vermelha de procurados pela Interpol, após a Polícia Federal não conseguir cumprir os mandados de prisão preventiva contra ambos, pois estão no exterior, segundo uma fonte.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No exterior, investidores estão atentos à divulgação de dados de auxílio-desemprego e Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, previstos para as 9h30. Os resultados podem provocar ajustes na curva de juros norte-americana, que oscila perto da estabilidade nesta manhã, e dar um rumo mais firme para o dólar.