“A geração Z tem como uma de suas principais características a expressão da identidade individual”, revela o estudo True Gen: Generation Z and Its Implications for Companies (A Geração Z e seu Impacto nas Empresas, em tradução livre), de 2017, feito pela Mckinsey em parceria com a Box1824 sobre os jovens nascidos depois de 1994.
É justamente a partir desse comportamento que nasce uma nova classe de consumidores que, segundo o mesmo estudo, é mais pragmática e questiona o ato de consumir. Para os “true gen”, assim como o estudo os chama, o consumo é uma extensão da própria individualidade.
Um reflexo desta tendência é a Estilé, marca de bolsas fundada pelas amigas de infância Beatriz Carvalho, 24 anos, e Victória Beukers, 25. As duas, frutos dessa geração, são exemplo de um negócio criado por e para a Geração Z. A ideia de uma linha de bolsas nasceu no fim de 2017, com a produção de poucas unidades no formato “bootstrap”, um modelo pelo qual todo o negócio é criado com recursos próprios, sem recorrer a investidores externos.
O case Estilé é um exemplo de sucesso. O investimento inicial de Beatriz e Victória foi de apenas R$ 2.500, o suficiente para a confecção de cinco unidades, quantia recuperada com folga com a venda deste primeiro lote. Atualmente, após quase dois anos da fundação da Estilé, a empresa já adquiriu capital suficiente para reinvestir, aumentar o negócio e chega a faturar R$ 100.000 em um único mês.
Leia a matéria completa aqui.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.