Life

10 OBRAS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ QUE VOCÊ PRECISA LER

Sughnen Yongo

23 de outubro de 2024

Com um Prêmio Nobel e um aclamado corpo de trabalho, Gabriel García Márquez permanece como um dos maiores escritores da literatura.

A Forbes fez uma seleção imperdível das obras que definiram o realismo mágico do autor colombiano. 

Confira 10 livros e contos de Gabriel García Márquez que todo mundo deveria ler:

10. A Revoada (1955) “A Revoada” é a primeira novela de Márquez e o precursor de sua obra-prima “Cem Anos de Solidão”.

9. Relato de um Náufrago (1970) A história narra a experiência extenuante de Luis Alejandro Velasco, um marinheiro colombiano que ficou à deriva por 10 dias nas águas implacáveis do Caribe após ser lançado ao mar durante uma tempestade violenta. 

8. Do Amor e Outros Demônios (1995) É um romance curto e intenso que aborda colonialismo, religião e desejo proibido, tudo envolvido na abordagem evocativa e luxuosa de Márquez para contar histórias.

7. Ninguém Escreve ao Coronel (1961) Márquez considerava “Ninguém Escreve ao Coronel” seu melhor livro. A obra é celebrada por sua reflexão sobre paciência, desespero e a esperança de seu protagonista.

6. O General em Seu Labirinto (1989) Márquez foca na história em “O General em Seu Labirinto”, concentrando-se nos últimos dias de Simón Bolívar, o líder político icônico que libertou grande parte da América do Sul do domínio espanhol.

5. Doze Contos Peregrinos (1993) Nesta coleção de 12 contos, o autor escreve sobre exilados e viajantes latino-americanos—alguns que espelham a própria experiência de Márquez—muitas vezes desorientados e deslocados em terras estrangeiras. 

4. O Outono do Patriarca (1975) O romance segue um déspota caribenho sem nome e sem idade, que se agarra ao poder por algo que parece séculos, mesmo enquanto seu império desmorona ao seu redor.

3. Crônica de uma Morte Anunciada (1981) No livro, toda a cidade sabe que Santiago Nasar será assassinado pelos gêmeos Vicário, mas ninguém faz nada para impedi-los.

2. O Amor nos Tempos do Cólera (1985) A obra não é uma história de amor tradicional; é uma meditação crua, complexa e desordenada sobre o amor em todas as suas formas.

1. Cem Anos de Solidão (1967) O romance mostra a ascensão e queda da família Buendía ao longo de sete gerações na fictícia cidade de Macondo, onde fantasmas habitam as árvores, os mortos e os vivos se misturam, e o tempo é tão fluido quanto a memória.