20 de maio de 2023
Mark Travers
O sentimento de novidade e emoção que um novo romance proporciona é capaz de nos fazer querer passar 24 horas com nosso parceiro – e isso pode parecer uma boa ideia durante a fase de “lua de mel“.
No entanto, quando a empolgação inicial diminui, percebemos que, para sobreviver à vida, precisamos de mais do que apenas nosso parceiro romântico: precisamos de amigos, que muitas vezes deixamos à sombra da nossa relação.
Veja três motivos pelos quais ter boas amizades faz bem não só para você, mas para o seu relacionamento:
1. Amigos preenchem necessidades que um parceiro não preenche
Estamos inclinados a escolher um parceiro que pode moldar nossas vidas e estar ao nosso lado nos bons e maus momentos. Mas a ideia de ser ‘tudo para alguém’ – ou seja, compartilhar todos os interesses, gostos e desgostos – é uma noção desatualizada, romantizada e doentia.
É emocionalmente e fisicamente impossível para um ser humano ser capaz de satisfazer todas as necessidades de seu parceiro. Especialistas sugerem que isso indica um indivíduo ansiosamente apegado que luta para estabelecer limites e, portanto, espera o mundo de seu parceiro.
A pesquisa explica que as relações sociais fora do relacionamento contribuem para uma maior satisfação com a vida. Conversar sobre assuntos diversos, compartilhar refeições e até mesmo explorar meios de entretenimento reduz os níveis de estresse e aumenta o bem-estar.
2. Amigos podem ajudar a salvar seu relacionamento
Onde há amor, há dor. Ter conflitos em um relacionamento é natural, mas resolvê-los pode ser um desafio, principalmente quando as emoções estão à flor da pele. Isso nem sempre é possível sem o apoio de outras pessoas.
A companhia de um amigo próximo pode ajudá-lo a manter a calma no olho da tempestade e abordar a situação com um estado de espírito mais controlado, aumentando as chances de reconciliação.
3. Eles salvam você de si mesmo, literal e metaforicamente
Antes de passar o tempo com seu parceiro, havia uma ordem de vida diferente que você provavelmente seguia, uma em que poderia ter mais tempo para hobbies, paixões e talvez viagens e passeios com amigos.
Os amigos ajudam a nos manter responsáveis e evitam que nos percamos na bolha do relacionamento, permitindo que mantenhamos nossa individualidade. Isso permite que ambos os parceiros mantenham um senso de independência e autorrealização.
Home da FORBES