Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Black Friday tem desempenho recorde e vendas inusitadas

Black Friday tem desempenho recorde e vendas inusitadas

Só no Magazine Luiza foram vendidos 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros

Redação
04/12/2019 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

getty-images
getty-images

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelou que R$ 3,5 bilhões foram arrecadados nesta Black Friday no Brasil, 20% a mais do que em 2018

Resumo:

 

  • Ao analisar os registros das aquisições, pode-se dizer que a Black Friday realmente se consolidou como opção de compras dos consumidores brasileiros;
  • Segundo o Compre&Confie, as categorias moda e acessórios, entretenimento, beleza, perfumaria e saúde, eletrodomésticos e ventilação e telefonia foram as mais representativas no evento deste ano;
  • 960 mil rolos de papel higiênico vendidos pelo Magazine Luiza e 1,6 mil litros de sorvete comercializados pela San Paolo Gelato & Café são algumas das vendas inusitadas da Black Friday 2019 no Brasil.

A Black Friday já acabou para grande parte dos comerciantes e, ao que tudo indica, a data realmente se consolidou como opção de compras dos consumidores brasileiros.

Os primeiros balanços indicam que a campanha 2020, a décima edição realizada no país, superou as expectativas. Só no comércio eletrônico, modalidade na qual a empresa de inteligência de mercado Compre&Confie esperava R$ 3,1 bilhões, o movimento consolidado chegou a R$ 3,87 bilhões nos dias 28 e 29 de novembro – valor 30,9% acima do que no mesmo período do ano passado.

VEJA MAIS: Vendas do varejo na Black Friday crescem 18%, mostra índice da Cielo

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revela números mais conservadores – R$ 3,5 bilhões –, mas, ainda assim, 20% maior do que em 2018.

Só nas plataformas móveis, o aumento foi de 38% em relação ao ano passado, segundo a AppsFlyer. A empresa especializada em atribuição e mensuração de dados mobile revelou 4,5 milhões de compras feitas pelos brasileiros nos aplicativos – contra 3,5 milhões dos norte-americanos. Um monitoramento da Ebit-Nielsen também revelou que os apps foram responsáveis por 52% do faturamento nos dias 28 e 29 de novembro no país, um crescimento de 95%. 

Os itens mais procurados não revelam surpresas – as categorias moda e acessórios, entretenimento, beleza, perfumaria e saúde, eletrodomésticos e ventilação e telefonia foram as mais representativas, segundo o Compre&Confie –, mas a verdade é que todos os setores entraram na onda para garantir uma fatia nesse bolo que, no total, passou dos R$ 70 bilhões em faturamento total segundo os primeiros balanços.

Veja, na galeria de fotos a seguir, alguns números impressionantes e algumas vendas inusitadas da Black Friday 2019 no Brasil:

  • Papel higiênico
O Magazine Luiza vendeu 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros.
    getty-images

    Papel higiênico

    O Magazine Luiza vendeu 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros.

  • Tapetes higiênicos
A Petz, rede de lojas especializadas em produtos para animais, vendeu 21 mil pacotes de tapetes higiêncios, de modelos e tamanhos variados.
    divulgação

    Tapetes higiênicos

    A Petz, rede de lojas especializadas em produtos para animais, vendeu 21 mil pacotes de tapetes higiêncios, de modelos e tamanhos variados.

  • Passagens aéreas
Apenas na sexta-feira (29), a Gol emitiu 450 mil bilhetes para 99 destinos, com vendas totais de R$ 120 milhões – recorde histórico para a companhia aérea. Os locais mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Recife e Salvador.
    getty-images

    Passagens aéreas

    Apenas na sexta-feira (29), a Gol emitiu 450 mil bilhetes para 99 destinos, com vendas totais de R$ 120 milhões – recorde histórico para a companhia aérea. Os locais mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Recife e Salvador.

  • Filmes
Dos 60 títulos colocados a R$ 1,99 para streaming na plataforma Looke, os mais alugados foram o drama policial “Miss Bala” (2019), o romance “A Cinco Passos de Você” (2019) e o suspense dramático “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” (2017), com Joaquim Phoenix.
    divulgação

    Filmes

    Dos 60 títulos colocados a R$ 1,99 para streaming na plataforma Looke, os mais alugados foram o drama policial “Miss Bala” (2019), o romance “A Cinco Passos de Você” (2019) e o suspense dramático “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” (2017), com Joaquim Phoenix.

  • Anúncio publicitário
  • Pilhas
Só no Magalu, 400 mil pilhas foram vendidas.
    divulgação

    Pilhas

    Só no Magalu, 400 mil pilhas foram vendidas.

  • Livros
A obra mais vendida pela Saraiva foi “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas - Versão De Bolso", que teve uma redução de preço de R$ 34,90 para R$ 9,90.
    divulgação

    Livros

    A obra mais vendida pela Saraiva foi “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Versão De Bolso”, que teve uma redução de preço de R$ 34,90 para R$ 9,90.

  • Sorvete
A San Paolo Gelato & Café vendeu, em todo o país, 1,6 mil litros de sorvete. Os sabores mais pedidos foram Ninho San Paolo, o carro chefe da casa, chocolate marroquino e morango.
    divulgação

    Sorvete

    A San Paolo Gelato & Café vendeu, em todo o país, 1,6 mil litros de sorvete. Os sabores mais pedidos foram Ninho San Paolo, o carro chefe da casa, chocolate marroquino e morango.

  • Sofás

Sozinha, a Mobly comercializou, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, 7.664 sofás.
    divulgação

    Sofás

    Sozinha, a Mobly comercializou, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, 7.664 sofás.

  • Transações financeiras
Somente no Itaú, entre transações com cartões, TEDs, DOCs, pagamentos com boleto ou que passaram pelo processamento da Rede, foram mais de R$ 45 bilhões, um recorde de volume financeiro para um único dia.
    getty-images

    Transações financeiras

    Somente no Itaú, entre transações com cartões, TEDs, DOCs, pagamentos com boleto ou que passaram pelo processamento da Rede, foram mais de R$ 45 bilhões, um recorde de volume financeiro para um único dia.

  • Reclamações
Entre a sexta-feira (29) e as 12h da segunda (2), o Procon registrou 1.079 atendimentos, sendo 653 reclamações e 426 consultas e orientações, ou 45% mais do que no ano passado. A principal queixa dos consumidores foi com relação ao funcionamento do aplicativo Mercado Pago no momento de pagamento das compras feitas nas redes de fast-food McDonald’s e Burger King
    Foto: Peter Dazeley/ Getty Images

    Reclamações

    Entre a sexta-feira (29) e as 12h da segunda (2), o Procon registrou 1.079 atendimentos, sendo 653 reclamações e 426 consultas e orientações, ou 45% mais do que no ano passado. A principal queixa dos consumidores foi com relação ao funcionamento do aplicativo Mercado Pago no momento de pagamento das compras feitas nas redes de fast-food McDonald’s e Burger King

    getty-images

    Papel higiênico

    O Magazine Luiza vendeu 960 mil rolos de papel higiênico, o equivalente a quase 20 milhões de metros.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • aquisição
    • Black Friday
    • Comércio
    • compras
    • dados
    • Dinheiro
    • e-commerce
    • evento
    • faturamento
    • loja
    • mercado
    • negócios
    • receita
    • registros
    • serviço
    • shopping
    • Varejo
    • venda

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

      Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.