Por John Hyatt
22 de Março, 2022
Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, os EUA e aliados tentaram estrangular bancos, empresas e oligarcas russos, cujos iates gigantescos e propriedades extensas deixaram muitos de nós imaginando: o que torna alguém um oligarca e como eles se tornaram tão ricos?
Os oligarcas são “empresários excepcionalmente ricos que são política e socialmente influentes”, diz Elise Giuliano, professora do departamento de ciência política da Universidade de Columbia especializada na Rússia pós-soviética. “Eles geralmente estão pessoalmente conectados aos principais líderes políticos.".
A definição clássica de um oligarca incluiria alguma influência política, mas ficou aparente desde que a guerra começou que a maioria dos bilionários russos têm pouca ou nenhuma influência sobre o presidente russo Vladimir Putin.
Os oligarcas originais da Rússia fizeram suas fortunas na década de 1990, durante o caótico rescaldo do colapso da União Soviética, quando os ativos estatais foram transferidos para licitantes privados, muitas vezes em negócios corruptos.
Durante esse período da década de 1990, empresários abastados, ex-funcionários e empreendedores corajosos adquiriram grandes participações em empresas russas de petróleo e gás, metais e mineração, ferrovias e transportes, produtos agrícolas e outras indústrias essenciais.