Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Futuro do trabalho: seu treinamento vai ser um game

Futuro do trabalho: seu treinamento vai ser um game

Para garantir o aprendizado e o engajamento, empresas investem em gamificação também durante recrutamento e onboarding

Martina Colafemina
03/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Os games invadiram o mundo corporativo para facilitar o aprendizado. A gamificação vem contribuindo também para a diversidade nos processos seletivos

Com um mundo cheio de estímulos visuais, os modelos de aprendizagem tiveram que ser repensados para prender a atenção dos alunos. E isso não muda se estamos falando de estudantes do ensino médio em um colégio ou funcionários de uma empresa. 

Como nas escolas, que adotaram aplicativos e plataformas para ensinar, as empresas vêm  trazendo a gamificação para seus escritórios e treinamentos. “O mundo ao nosso redor tem muita informação, o que dificulta prender a atenção de uma pessoa”, diz Nuno Bouça, cofundador da XL Consultoria, responsável por desenvolver plataformas gamificadas para empresas como Heineken, Reckitt e Nestlé.

Nos três cases, os clientes desejavam soluções para integrar departamentos. Foram construídas plataformas específicas para cada um, mas na hora apresentar aos colaboradores o funcionamento de áreas diferentes, foi a hora de transformar a reunião em um grande game. Em um dos casos, foi feita uma réplica 3D de um escritório, em que o avatar de um colaborador passeava pelas áreas enquanto se falava de cada função. O diretor comercial, por exemplo, estava em uma cadeira no centro do escritório. “Para concluir um treinamento, era necessário ir até a sala de treinamento virtual, em que eram apresentados exemplos de decisão de gestão”, diz Bouça.

Jogos invadem o RH

Como em um jogo, o usuário que participa desses treinamentos se torna protagonista e se envolve com o conteúdo sem que isso se torne maçante – e é aí que acontece o aprendizado. A estratégia é mais eficaz para os profissionais que atuam longe do escritório e não estão na frente do computador o tempo todo. “Boa parte do público está no atendimento no varejo, na indústria, no chão de fábrica. Treinar essas pessoas que não têm acesso a um computador não era tão simples antes”, diz Rômulo Martins, co-fundador do Niduu, um aplicativo que mistura treinamentos com games para empresas.

Para acessar os conteúdos, o funcionário tem que baixar o aplicativo  no celular e usar o código da empresa. Suvinil, iFood, Hyundai e Unilever estão entre as companhias que contrataram essa plataforma para que suas equipes utilizem.

Leia mais: Tendências do RH: diversidade, dados e experiência são mais relevantes na contratação

Na Gerdau, o primeiro treinamento, que aconteceu em 2017, envolveu 5 mil funcionários em 10 países. Mas de lá para cá seu uso foi ampliado e se tornou mais sofisrticado. Na época, os funcionários usaram óculos de realidade virtual para experimentar situações e aprender mais sobre segurança do trabalho. “Era algo muito novo e gerou bastante curiosidade”, diz Flávia Nardon, gerente global de cultura e desenvolvimento humano. A experiência levou a empresa a redesenhar processos para incluir a gamificação e a realidade virtual em eventos e no onboarding de funcionários.

Em seu segundo dia de empresa, todos os novos contratados jogam com outros funcionários e passam por caminhos que se relacionam aos 10 princípios culturais da Gerdau. “É uma maneira lúdica de viver a nossa cultura em um momento em que eles estão recebendo uma enxurrada de conhecimento”, diz Nardon.

Games para recrutamento e seleção

Os 600 estagiários que entram anualmente na siderúrgica usam uma outra plataforma gamificada. Eles ganham pontos conforme passam pelos estágios e conteúdos propostos, que envolvem desde habilidades emocionais até o funcionamento dos negócios da empresa.

Os jogos entram em cena também na segunda fase do programa, desenvolvida para a contratação e promoção de líderes. Em uma conversa pelo WhatsApp, eles têm que prestar consultoria para uma empresa fictícia. Durante a troca de mensagens, aparecem os desafios em que os candidatos têm que fazer escolhas.

Não há respostas certas ou erradas. A partir delas, os recrutadores da Gerdau traçam um perfil do candidato. “O que buscamos avaliar é se eles têm o perfil de liderança que procuramos”, diz Nardon. 

A gamificação na Gerdau foi implantada depois que o time de recrutamento ouviu diversas vezes dos novos colaboradores que era difícil assimilar tanta informação sobre a produtora de aço de uma só vez. “Depois que começamos a usar a gamificação, os colaboradores nos relatam que se sentem mais engajados em aprender e que a experiência faz com que eles se lembrem melhor dos conteúdos.”, diz a executiva de RH. 

 Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • aprendizagem
  • games
  • Gamificação
  • Gerdau
  • treinamentos

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.