Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / A trajetória da Olga Ri, foodtech que captou R$ 30 milhões

A trajetória da Olga Ri, foodtech que captou R$ 30 milhões

Fundadores fizeram transição de carreira para abrir uma empresa especializada em delivery de saladas

Fernanda de Almeida
02/06/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Beatriz Samara e Bruno e Cristina Sindicic fundaram a Olga Ri em 2016 e acabam de receber o terceiro aporte, de R$ 30 milhões

Quando Bruno e Cristina Sindicic eram crianças, viam os colegas comerem bolo e salgadinho no intervalo da escola, enquanto abriam as lancheiras com cenoura, pepino e tomate. A relação com a comida natural e saudável, portanto, é de longa data. E foi fundamental para que, em 2016, os irmãos decidissem abrir uma foodtech especializada em delivery de saladas. A ideia veio de Bruno, que convidou a irmã, Cristina, e que estendeu o convite a uma amiga, Beatriz Samara. 

Hoje, a Olga Ri está expandindo para o Rio de Janeiro e tem planos de abrir um restaurante físico em São Paulo com o seu terceiro aporte, de R$ 30 milhões.

O investimento foi liderado pela Kaszek, empresa de venture capital que apostou pela terceira vez na startup e também já investiu no Nubank, Loggi e Quinto Andar. Outros fundos como a Chromo Invest, Calila, Aram Capital e a Scale-Up Ventures também participaram, além dos investidores-anjo Guilherme Bonifácio, cofundador do iFood, e Diego Libânio, do Zé Delivery, e do cineasta Fernando Meirelles.

Fundada por duas mulheres e um homem gay, a empresa tem a diversidade como um dos seus principais pilares: 60% dos líderes são mulheres, 21% são LGBT e 70% do time é feminino. A Olga Ri também tem parceria com o TransEmprego, projeto de empregabilidade de pessoas trans, e chegou a acompanhar funcionários durante a transição.

Tudo começou em uma cozinha na Vila Olímpia da mãe dos irmãos Sindicic, que tinha uma marca de conservas, onde Cristina e Beatriz preparavam as saladas e vendiam para amigos que trabalhavam no mercado financeiro. “A gente tinha que entregar um produto de qualidade e que a gente gostaria de consumir para não passar vergonha”, diz Cristina. No início, eram 10 saladas por dia; no ano passado, o faturamento foi de R$ 21 milhões. 

Leia também: 6 foodtechs brasileiras que estão revolucionando o mercado de refeições saudáveis

O caminho das fundadoras da Olga Ri

Beatriz e Cristina são arquitetas, trabalharam juntas no ramo e chegaram a dividir apartamento em um intercâmbio em Barcelona  – o que foi a prova de que também poderiam dividir um negócio. “A gente é muito complementar, por isso que dá tão certo”, diz Cristina, que nunca tinha pensado em empreender, até receber o convite do irmão. 

Beatriz, por outro lado, já colocava em prática seu lado empreendedor, vendendo brigadeiros na faculdade e, depois, abriu o próprio escritório de arquitetura. “Inconscientemente, eu já tinha essa vontade de fazer algo partindo do zero”, afirma.

Depois de dois anos, a Olga Ri recebeu a primeira rodada de investimento, também liderada pela Kaszek. “Até então, a gente nunca tinha investido em marketing, então tudo que a gente tinha conquistado era no boca a boca, porque a gente tinha uma salada muito gostosa”, diz Cristina. A partir daí, começaram a investir não só em marketing, mas em tecnologia e em buscar talentos para a empresa. 

Hoje, Cristina ocupa o cargo de CCO, à frente da comunicação da empresa; Beatriz, o de CPO, tocando as áreas de produto e funcionários; e Bruno é o CEO. O empreendedorismo mudou e moldou suas vidas: “Antes, eu ia trabalhar todos os dias e aquilo não fazia sentido, não tinha um propósito profissional”, afirma Cristina. 

Mas abrir a própria empresa traz inseguranças e responsabilidades. “As pessoas acham que tem um pouco menos de pressão por a gente ter sido fundadora da companhia, mas pelo contrário, é uma ‘autopressão’, porque a gente tem um time que depende de nós”, diz a fundadora. 

O maior desafio, segundo Beatriz, é justamente este: a liderança, já que a formação em arquitetura preparou muito pouco para a realidade que elas enfrentam hoje. Ela chegou a fazer uma pós em liderança corporativa, mas é no dia a dia da empresa que observa sua evolução profissional. 

Diferencial e expansão da marca

As fundadoras apostam na construção de uma cultura forte, com valores compartilhados entre os funcionários, como uma forma de facilitar a liderança de suas equipes. 

Hoje, o mercado de restaurantes e marcas de delivery saudável tem muitos players, mas elas acreditam no diferencial do seu negócio: a construção de marca, que vem sendo feita durante os seis anos de empresa, e o foco na operação. “É muito fácil vender uma salada gostosa para cinco pessoas, mas imagina pensar isso numa escala com cinco cozinhas e manter o padrão”, diz Cristina.

O novo aporte será destinado para tecnologia e construção de time a fim de melhorar a logística e contribuir para a experiência dos seus mais de 14 mil clientes mensais. Além disso, a empresa vai inaugurar pelo menos 12 novos espaços no modelo cloud kitchen (exclusivos para delivery) em São Paulo, na Vila Olímpia, Jardins, Mooca, Lapa e Santana, e também deve expandir para o Rio de Janeiro, ABC paulista e Osasco. 

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empreendedorismo feminino
  • liderança feminina

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.