Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / O novo negócio de Nizan Guanaes é criar estratégias para grandes empresas

O novo negócio de Nizan Guanaes é criar estratégias para grandes empresas

Depois de vender seu grupo de agências por quase R$ 1 bilhão e encarar um sabático no sofá, Nizan Guanaes renasce com seu a N Ideias

Maria Rita Alonso
05/09/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Nizan Guanaes

Nizan Guanaes, publicitário, empresário e fundador da N ideias, consultoria de estratégia de comunicação para grandes empresas brasileiras

Depois de vender seu grupo de agências por quase R$ 1 bilhão e encarar um sabático no sofá, Nizan Guanaes renasce com seu novo negócio, a N Ideias, desenhando estratégias para algumas das maiores empresas do país, apontando investimentos, inspirando o lifestyle da elite e influenciando os influenciadores 

Espelhos, livros e obras e arte contemporânea valiosas decoram a sala de 36 metros quadrados na cobertura do Edifício Pátio Victor Malzoni, na Avenida Faria Lima, mais conhecido como o Prédio do Google. Sentado em uma mesa longa, diante do skyline mais sofisticado da cidade, Nizan Guanaes pega uma folha em branco e desenha o gráfico de sua carreira de mais de quatro décadas. O gráfico parece um eletrocardiograma, com uma sucessão de altos e baixos. Visionário entusiasmado, estrategista nato, articulador de ideias, apelidado pelos amigos de fênix, Nizan Guanaes pensa grande e fala muito. Fala e faz. Para permanecer no topo da indústria da comunicação, já morreu e renasceu pelo menos meia dúzia de vezes.  

Sua última e bem-sucedida sacada foi a criação da empresa N Ideias, na qual atua sozinho, acoplando equipes quando necessário e direcionando o trabalho de outras agências contratadas. Dessa forma leve, sem os custos nem os ônus das grandes operações, Nizan atende empresas capazes de alterar o PIB nacional, como Itaú, Marfrig, Ânima, Suzano, Magalu e JHSF. Não como uma agência de publicidade e sim como o senhor das estratégias, direcionando objetivos e ajudando a trançar caminhos para atingi-los. A ideia da consultoria começou a ganhar forma em 2015, depois da venda Grupo ABC para a americana Omnicom por cerca de R$ 1 bilhão. 

Aos 64 anos, Nizan agora encara o sucesso de maneira holística. Manter o peso, cuidar da saúde, meditar, estudar e dedicar-se a causas do terceiro setor disputam espaço em sua agenda com o atendimento superpersonalizado que dedica aos seus poucos (e ótimos) clientes. “Quer dar uma olhada no meu Whatsapp para ver como divido meu tempo?”, pergunta ele. “Sim, claro!”. E ali estão bate-papos com os maiores CEOs do país, trocas de mensagens com gente de ONGs importantes (Gerando Falcões, Casa Santa Terezinha), artistas e músicos famosos, funcionários da ABL, fotos dos netos bebês, recados do treinador de corrida e por aí vai. 

Leia também: Forbes 50+ 2022 traz histórias de reinvenção e sucesso após os 50 anos

Durante a entrevista, sua cabeça de redator premiado, vencedor de Cannes nos anos 80, gira a mil. Como domina perfeitamente bem a arte de sintetizar ideias e criar slogans para causas, produtos e situações, Nizan dispara uma sacada atrás da outra, indo sempre “contra a opinião da manada” e os chavões. A seguir, tente acompanhar a cabeça de Nizan Guanaes em oito tópicos.

Estratégia, stratégie, strateegia

“O que é estratégia? É aquilo que você não faz. Não é ser melhor, é ser diferente. É saber qual é o consumidor que você não vai atender. Já fui publicitário, hoje sou estrategista. Isso vale para tudo, para a vida pessoal, para uma nação. Estratégia é storydoing. Uma cadeia de decisões entrelaçadas que tornam a estratégia da empresa óbvia, visível. O design da Apple é coerente com o prédio da Apple, que é coerente com as lojas, que são coerentes com o design dos produtos, que é coerente com o estilo de vida que Apple propõe e por isso o consumidor da Apple tem cara da Apple. O nome da Apple é coerente com todo storydoing da Apple. Não dava para ela ter essa estratégia toda e se chamar Microsoft (com todo o respeito), entendeu? Qual é a sua estratégica de vida? Qual é a estratégia do Estado brasileiro? A estratégia da China eu sei qual é. Estratégia, estratégia, estratégia. Qual é a sua?”   

Fênix

“O fio condutor da minha vida é isso: insatisfação garantida ou seu dinheiro de volta (risos). Na hora que você atinge o platô, imediatamente vai estar no vale, não é? Então é melhor você continuar escalando. Só que nessa escalada você precisa encontrar outras formas de sucesso. Boa parte da publicidade na mídia on e off está sem estratégia. A propaganda era a alma do negócio. Mas em um mundo diverso, fragmentando, não binário e dispersivo, a estratégia é a alma do negócio. Eu já fui telefone, agora eu quero ser smartphone. Não tem nada que não esteja se reinventando. Tudo o que tem ‘agência’ no nome está se reinventando. Agência de viagem, de banco, de turismo, de emprego, de classificados. Essas coisas não vão morrer, vão renascer. O futuro é budista, tudo no mundo terá várias encarnações.” 

Biruta 

“Eu era o melhor redator da Bahia, o melhor criador da Bahia, podia ter ficado lá. Mas decidi ir morar no Rio de Janeiro e voltei para o final da fila. No Rio, comecei numa agência pequeníssima, a Flori, que era do filho do Chacrinha. Aí eu me consagrei com a campanha da Caixa Econômica Federal, com Luiz Fernando Guimarães, que era do Asdrúbal Trouxe o Trombone, e saí do status quo. Sou um cara que olha para onde o vento está indo, tipo uma biruta, sabe? A pior coisa que tem é você ficar lendo o livro de tendências de banco e de consultorias, que está posto para todo mundo. Tenho a capacidade de sentir o vento vindo e me reorientar.”  

N Ideias

“O propósito da N Ideias é cuidar de clientes como se fossem causas, e de causas como se fossem um cliente. Acho que o Itaú é uma causa no Brasil, a Magalu é uma causa no Brasil, a Suzano também. Sabe empresas que iam fazer falta se não estivessem aqui? Elas são. A N Ideias não é só uma consultoria. Ela entende o que cliente é, o que ele quer ser e onde quer chegar. E traça uma estratégia com ele. Depois bota a mão na massa e faz junto. Cada caso é uma coisa específica. A JHSF, por exemplo, precisava vender um novo condomínio. Então identificamos um novo público para esse lugar e, analisando as circunstâncias, chegamos ao jovem atleta de triatlo. Construímos uma pista de triatlo numa área em comum e tudo foi vendido. Essa é a era do storydoing. Agora estou ajudando outro cliente a se tornar relevante na China. Como? Com networking.” 

Lições de um ex-publicitário

“Estratégia é o seu jeito. Ser melhor não é importante. Se você quer ser melhor que o outro, faz o mesmo, só que melhor. E aí você cai no oceano vermelho da competição sangrenta. Só existem dois tipos de jogo, diferenciação ou preço. Meu trabalho é na ponta da diferenciação. Olha esta frase, isso é uma platitude: “O que nos trouxe até aqui não nos levará para a frente”. Isso não é verdade, é só um bom chavão. O que está acontecendo com muitas empresas? Elas parecem um tiozinho da Sukita (acho que muitos não vão entender essa referência), mas sabe aquele tiozão inconveniente que quer ser jovem desesperadamente e acaba parecendo velho para caramba? Então, as marcas não podem jogar seu DNA fora. Não gosto desse tipo de coisa, manada, platitude, pensar fora da caixa. Hoje há grandes oportunidades dentro da caixa.” 

Disciplina

“Uma vida equilibrada tem um preço, que é o preço da disciplina. Acordo todo dia 6h da manhã. De janeiro para cá perdi 11 quilos, porque vou fazer a maratona de Chicago. Exercício é fundamental. O corpo é a loja física da alma. Faço meditação na hora do almoço. E estou levando o meu treinador para as minhas férias na Grécia, eu faço isso! As pessoas não gastam com vinho? Pagam R$ 20 mil, R$ 30 mil numa garrafa? Esse é o meu vinho! O cuidado da saúde é muito importante. Olha minha agenda de hoje: tenho psiquiatra às 18h e nutricionista às 18h30. Cuidar de mim faz parte dos meus compromissos.”  

Felicidade in natura

“Tem duas coisas que também estão fazendo a minha cabeça atualmente: Aristóteles, que eu estou lendo há seis meses e não tem pessoa mais atual do que ele; e Patagônia, onde comprei uma área de reserva ecológica, na qual a legislação é absolutamente preventiva. É o mundo no seu papel em branco. Douglas Tompkins é um dos motivos para eu estar indo para lá. Ele revolucionou o pensamento diante da natureza da Patagônia e criou a marca North Face. Ele embebe suas marcas com essa visão circular do mundo. É aquilo, você precisa estar em lugares que são um papel em branco. As revoluções não vão nascer em Londres, elas vão nascer em Liverpool, em Jerusalém, nos lugares que você menos espera.” 

Reinvenção

“Como ter mais sucesso e felicidade na segunda fase da vida do que na primeira? Traga a estratégia para a sua vida. Isso está no livro ‘Você Aguenta Ser Feliz’, que escrevi com o psiquiatra Arthur Guerra e que vamos lançar no segundo semestre. Cheguei aos 50 anos destruído pelo sucesso. Quando vendi o grupo ABC, tive um tempo de crise mesmo, um tempo de sofá, de falar: ‘E agora, o que eu vou fazer? E o que eu não vou fazer?’ É uma reconstrução física e espiritual, a reconstrução de entender o que o mercado quer e, principalmente, o que eu quero. Você volta novamente para a sandália da humildade. Se reinventar é voltar para o fim da fila.”

Reportagem publicada na edição 98, lançada em junho de 2022.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • N Ideias
  • Nizan Guanaes

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.