Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Valendo US$ 21 bi, Riot transforma Brasil em hub de entretenimento

Valendo US$ 21 bi, Riot transforma Brasil em hub de entretenimento

Pela primeira vez no mundo, a gigante dos games realizou o show do intervalo, aos moldes do Super Bowl, durante a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends

Luiz Gustavo Pacete
06/09/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Divulgação Riot

Abertura do CBLOL no último sábado, que reuniu mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Avaliada em quase US$ 21 bilhões, a Riot Games, publisher de um dos maiores games do mundo, o League of Legends, realizou, no último sábado (3), em São Paulo, a Grande Final do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL). O evento reuniu pouco mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera, capacidade máxima do local, e marcou o retorno dos grandes eventos de e-sports com público. A Riot possui entre seus principais investidores a Tencent, uma das maiores empresas de games do mundo, avaliada em mais de US$ 550 bilhões.

Muito mais do que a disputa entre os times da Loud e paiN Gaming, o evento reuniu música, entretenimento, performances de cosplay, dentre vários outros elementos da cultura pop. Além de contar com uma abertura aos moldes de Cirque du Soleil com apresentações de BNegão, Rincon Sapiência e Katú Mirim. Neste ano, de forma inédita, a Riot realizou, pela primeira vez no mundo, o Half Time Show do intervalo com apresentações de Cat Dealers e Haikass aos moldes do que faz o Super Bowl há anos com a Pepsi. No caso do CBLoL, a parceria foi com a Heineken.

“Depois de três anos sem eventos presenciais, o encontro da comunidade era uma grande expectativa dos jogadores, e, por isso, criamos mais ativações, conteúdos e entretenimento a todos aqueles que escolheram o game e os e-sports como identidade e paixão. Junto com nossos parceiros (patrocinadores e times) também investimos em stands, lojas, experiências que levam a Final do CBLoL para um novo patamar de evento, que consegue entreter mais e mais pessoas. além de fortalecer o ecossistema da indústria como um negócio sustentável”, ressalta Carlos Antunes, head de e-sports da Riot Games.

Leia mais: Os princípios de gestão de 5 CEOs que lideram o mundo dos e-sports

O Brasil é o maior mercado de games da América Latina com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, segundo a consultoria Newzoo, além do consumo de games, o país também é destaque na contratação de profissionais especializados para a indústria. A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), principal levantamento do setor, revelou um crescimento de 2,5 pontos percentuais neste ano, em relação a 2021, com 74,5% da amostragem da população do Brasil afirmando jogar. Ou seja, os brasileiros se consideram cada vez mais gamers.

Dez anos de Brasil

O CBLoL ocorreu este ano diante das comemorações de dez anos da Riot no Brasil. Desde que chegou ao país, em agosto de 2012, a empresa criada em 2006 em Los Angeles, na Califórnia, já realizou diversos campeonatos pelo país. De todos eles, o mais emblemático ocorreu em 2015. Naquele ano, a empresa reuniu mais de 12 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo, e chamou a atenção, principalmente de grandes marcas, do potencial dos brasileiros em consumir games e e-sports.

Leia mais: Cerca de 75% dos brasileiros se reconhecem gamers; smartphone predomina

O potencial dos e-sports

Uma vertical importante da indústria de games, os e-sports movimentam mais de US$ 2 bilhões ao ano, segundo a Newzoo. Neste segmento, o cenário competitivo profissional reúne vários torneios baseados em títulos como Free Fire, Fortnite, Valorant, Counter Strike e o próprio League of Legends.

De acordo com a PGB, houve um aumento de 32,8% dos gamers brasileiros que declaram conhecer os e-sports. Além disso, a pesquisa também mostra que 76,5% dos jogadores apontam os jogos eletrônicos como a principal forma de entretenimento. Em 2020, ainda antes da pandemia, esse número era quase 20 pontos percentuais menor.

“A consolidação desta modalidade de jogo, no entanto, não quer dizer que as novidades no segmento se encerraram, os gamers brasileiros estão cada vez mais abertos a novas experiências, tecnologias e inovações”, explica Carlos Silva, sócio da GoGamers.

Loud: uma potência de entretenimento

Na edição deste ano, a grande vencedora do CBLoL foi uma das equipes da Loud. A organização de e-sports, que já é considerada uma das maiores da América Latina, bateu recordes recentes em sua história, dentre eles, o de ser a primeira de e-sports a alcançar 1 bilhão de visualizações em seu canal no YouTube.

Bruno Oliveira Bittencourt (PlayHard), um dos fundadores da Loud, foi Forbes Under 30 em 2020. De acordo com ele, “só no Brasil, onde operamos, já estamos vendo os e-sports penetrarem na cultura mainstream. Estamos vendo programas universitários, ligas profissionais e até mesmo reconhecimento olímpico nos próximos jogos”, destaca.

 

  • As aberturas do CBLoL ficaram conhecidas pela junção de música e performance artística

    As aberturas do CBLoL ficaram conhecidas pela junção de música e performance artística

  • Performance, dança e música são características históricas dos eventos da Riot.

    Performance, dança e música são características históricas dos eventos da Riot.

  • As mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera acompanharam o show de entretenimento da Riot.

    As mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera acompanharam o show de entretenimento da Riot.

  • Dança e coreografia marcaram a abertura do evento.

    Dança e coreografia marcaram a abertura do evento.

  • Anúncio publicitário
  • Bruno Oliveira, da Loud, também participou da abertura do CBLOL.

    Bruno Oliveira, da Loud, também participou da abertura do CBLOL.

  • O rapper Rincon Sapiência foi uma das atrações musicais do evento.

    O rapper Rincon Sapiência foi uma das atrações musicais do evento.

    As aberturas do CBLoL ficaram conhecidas pela junção de música e performance artística

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • cblol
    • eSports
    • games
    • League of Legends
    • Loud
    • riot

    As mais lidas agora

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    • berkshire hathaway
      Forbes Money

      Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

    • Forbes Tech

      Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

    • Elis Rodrigues
      Carreira

      CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

    Últimas Notícias

    • Foto de um iPhone

      iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

    • segurança

      Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

    • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

      Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

    • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.