Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023

TikTok é a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023

A rede social de danças virais ocupou a posição que era do Facebook e viu o valor de sua marca chegar a US$ 65 bilhões. Confira o ranking

Monique Lima
24/01/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

TikTok saiu da 18ª posição no ranking de marcas mais valiosas do mundo para a 10ª posição em 2023

O TikTok destronou o Facebook como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. A marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance viu o seu valor crescer 11,4%.

Neste ano, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões (R$ 341,50 bilhões) ante US$ 58,98 bilhões (R$ 306,64 bilhões) no ano passado. Em 2022, a empresa já tinha sido classificada como “a marca que mais cresce no mundo” após registrar um avanço de 215% no valor da marca na passagem de 2021 para 2022.

Do 18º lugar no ranking de marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance, o TikTok subiu para a 10ª posição neste ano. Segundo a consultoria, a ascensão do TikTok é uma prova de como o consumo de mídia está mudando.

“Com sua oferta de conteúdo facilmente digerível e divertido, a popularidade do aplicativo se espalhou pelo mundo. (…) ele também atuou como uma saída criativa e forneceu uma maneira de as pessoas se conectarem durante a pandemia”, diz o relatório.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em contrapartida, o Facebook sofreu um golpe de US$ 42 bilhões no seu valor de marca. A empresa que figurava na 7ª posição do ranking no ano passado caiu para a 14%. O valor da sua marca diminuiu de US$ 101,2 bilhões (R$ 526,14 bilhões) para US$ 59 bilhões (R$ 306,74 bilhões) neste ano, um recuo de 41,7%.

Além de perder espaço entre as outras redes sociais, o Facebook também perdeu prioridade entre os produtos da sua empresa controladora, a Meta. Mark Zuckerberg segue visando fazer o metaverso crescer e se desenvolver. Para fazer contraponto com o TikTok, sua aposta tem sido o Instagram, não o Facebook.

Uma aposta que deu algum resultado, pelo menos em termos de valor de marca: o Instagram valorizou 41,5% ao longo de 2022 e passou da 47ª posição para 26ª neste ano, com sua marca avaliada em US$ 47,4 bilhões (R$ 246,43 bilhões).

A disparada foi grande, mas não superou a do LinkedIn. Embora seja a marca com menor valor dentre as demais, a empresa viu sua avaliação disparar 49% no ano passado, para US$ 15,5 bilhões (R$ 80,58 bilhões). Segundo a Brand Finance, ambas cresceram “devido à estratégia bem executada para comercializar seus serviços”.

Snapchat e Twitter desistiram de participar do ranking, segundo a consultoria.

>Leia também: As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023

Ranking do valor de marca das redes sociais:

1. TikTok

País: China
Valor da marca: US$ 65,7 bilhões
Posição no ranking mundial: 10ª
Comparação com 2022: +11,4%

2. Facebook

País: EUA
Valor da marca: US$ 59,0 bilhões
Posição no ranking mundial: 14ª
Comparação com 2022: –41,7%

3. WeChat

País: China
Valor da marca: US$ 50,2 bilhões
Posição no ranking mundial: 20ª
Comparação com 2022: –19%

4. Instagram

País: EUA
Valor da marca: US$ 47,4 bilhões
Posição no ranking mundial: 26ª
Comparação com 2022: +42%

5. LinkedIn

País: EUA
Valor da marca: US$ 15,5 bilhões
Posição no ranking mundial: 130ª
Comparação com 2022: +49%

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Brand Finance
  • redes sociais
  • TikTok

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.