Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Inteligência artificial: a carta na manga do setor financeiro e do atendimento ao cliente

Inteligência artificial: a carta na manga do setor financeiro e do atendimento ao cliente

Soluções que ampliem o conhecimento do cliente e a tomada de decisão são alguns dos fatores mais atrativos

Marcelo Ciasca
21/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

A IA tem o potencial de fazer inúmeras no setor financeiro.

A rápida evolução da Inteligência Artificial (IA) está trazendo mudanças significativas para as empresas, afetando tudo, desde o setor financeiro até a experiência do cliente na ponta. Como resultado dessas circunstâncias, a implementação da IA tornou-se essencial para que as companhias permaneçam competitivas e aproveitem os benefícios em suas operações. Uma das principais razões pelas quais as soluções de IA são consideradas as melhores opções para uma organização é a capacidade de combinar o vasto universo de dados disponíveis com previsões, ofertas de produtos e tratamento dos clientes alinhados com suas expectativas. Isso permite também que a empresa se destaque em relação aos concorrentes.

A IA tem o potencial de fazer inúmeras melhorias, especialmente no setor financeiro. As instituições financeiras podem identificar padrões e tendências de mercado com análise de dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões de investimentos e a gestão de riscos. A detecção de fraudes também usa IA para analisar comportamentos e transações financeiras, identificando atividades suspeitas e evitando perdas monetárias significativas, oferecendo aos clientes maior segurança e proteção de dados sensíveis.

Outro exemplo de aplicação no setor financeiro é o uso de chatbots que fornecem atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses assistentes virtuais ajudam os clientes a resolver problemas, responder a perguntas comuns e até mesmo realizar transações básicas de forma rápida e eficiente. Isso simplifica a experiência do consumidor e reduz a carga de trabalho dos agentes humanos. Além disso, a IA pode realizar tarefas comuns como análise de crédito, reconciliação de contas e processamento de pagamentos com maior rapidez e precisão e a possibilidade da análise de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para as empresas tomarem decisões estratégicas, preverem tendências e riscos e melhorarem a gestão de riscos financeiros.

A inteligência artificial está se destacando, não apenas no setor financeiro, mas em muitos outros setores ajudando como na hiperpersonalização do atendimento ao cliente, realizando recomendações personalizadas baseadas no comportamento, históricos de compras e preferências dos consumidores. Isso inclui conteúdo relacionado, ofertas exclusivas e recomendações de bens e serviços, o que ocorre a partir do conhecimento aprofundado de seus perfis e contexto. Isso requer soluções de integração, armazenamento, processamento, automação e análise de dados históricos, além de metodologias específicas.

Já chatbots personalizados baseados em IA podem reconhecer cada cliente e fornecer suporte personalizado com base em seus dados de histórico de interações, melhorando a relação cliente-empresa. A IA também ajuda na automação de marketing, pois permite que as empresas dividam seus esforços de acordo com as preferências e comportamentos. Como resultado, é possível enviar mensagens extremamente personalizadas, como e-mails, ofertas exclusivas e recomendações, aumentando assim o envolvimento e a conversão.

A Inteligência Artificial está transformando a indústria financeira e a hiperpersonalização do atendimento ao cliente. Ela possibilita automação de marketing personalizada, atendimento ao cliente 24/7, análise de dados mais eficaz e detecção de fraudes mais precisa. Essas aplicações podem melhorar as operações, aumentar a satisfação do cliente e ajudar as empresas a crescerem em diversos setores. Portanto, é essencial que as organizações contemporâneas aproveitem o potencial da IA para se manterem competitivas e obterem vantagens significativas em suas respectivas áreas de atuação.

*Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • chatbots
  • instituições financeiras
  • inteligência artificial (IA)
  • Marcelo Ciasca
  • setor financeiro

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.