Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / O X da questão por trás do novo logo do Twitter

Apresentado por Patrocínio TIM

O X da questão por trás do novo logo do Twitter

A mudança histórica na representação gráfica da plataforma, após 17 anos, vai além de um rebranding e determina alteração de rota e alinhamento dos negócios de Elon Musk

Pacete
25/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images

Elon Musk vê no Twitter a possibilidade de construir um superapp inspirado em plataformas como o WeChat, popular na China

Dezessete anos depois, a emblemática e poderosa imagem do pássaro azul, que marcou a geração das redes sociais, deu lugar a um X branco em um fundo preto. A substituição do logotipo do Twitter, anunciada nesta segunda-feira, 24, naturalmente foi associada a um rebranding da empresa que passa por modificações profundas desde que Elon Musk a comprou, em 2022. Mais do que isso, é a sinalização sobre o futuro não só do Twitter, mas dos negócios do bilionário. Em uma primeira leitura, a mudança foi uma resposta ao Threads, concorrente lançado pela Meta em 5 de julho, no entanto, ela já estava nos planos de Musk desde o ano passado.

“Apesar de o elemento gráfico do Twitter ter um valor inestimável, o movimento segue uma lógica já conhecida: a arquitetura estratégica da marca. Ao fazer esse movimento, ele consegue alguns objetivos: deixa absolutamente claro para o mercado a sinergia entre suas empresas. Faz um alinhamento de visão coletiva: todas as marcas do grupo seguem a mesma linha de propósito, dá um novo sentido à plataforma, mostrando que, de fato, as coisas serão diferentes e abre espaço para uma possível mudança de rota no modelo de negócios”, explica Gustavo Hansel, CEO da GH Branding e especialista em branding.

Veja 5 mudanças de Elon Musk no Twitter:

  • Limite de leitura de posts
As contas verificadas poderão, em breve, visualizar 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600. Depois das polêmicas, no entanto, Musk disse que mudará o limite para mil tuítes diários.
    REUTERS/Dado Ruvic

    Limite de leitura de posts
    As contas verificadas poderão, em breve, visualizar 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600. Depois das polêmicas, no entanto, Musk disse que mudará o limite para mil tuítes diários.

  • Brincadeiras com a marca
A Dogecoin é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto
    Getty Images

    Brincadeiras com a marca
    A Dogecoin é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto

  • Banimento de contas de famosos
No início do ano uma série de contas de pessoas famosas perderam seus selos azuis.
    _Lionel BONAVENTURE_AFP_Guettyimages

    Banimento de contas de famosos
    No início do ano uma série de contas de pessoas famosas perderam seus selos azuis.

  • Aumento de caracteres
A ideia de Musk é permitir que os assinantes do Twitter Blue possam ir dos atuais 280 caracteres para até 4 mil no futuro.
    Getty Images

    Aumento de caracteres
    A ideia de Musk é permitir que os assinantes do Twitter Blue possam ir dos atuais 280 caracteres para até 4 mil no futuro.

  • Anúncio publicitário
  • Selo de verificação
Em novembro, o Twitter lançou novos recursos para seu modelo de assinatura Twitter Blue. A plataforma lançou um serviço que custa US$ 7,99 (R$ 40,23) por mês e inclui a marca de verificação.
    Dado Ruvic/Reuters

    Selo de verificação
    Em novembro, o Twitter lançou novos recursos para seu modelo de assinatura Twitter Blue. A plataforma lançou um serviço que custa US$ 7,99 (R$ 40,23) por mês e inclui a marca de verificação.

    REUTERS/Dado Ruvic

    Limite de leitura de posts
    As contas verificadas poderão, em breve, visualizar 6 mil posts por dia, enquanto as não verificadas apenas 600. Depois das polêmicas, no entanto, Musk disse que mudará o limite para mil tuítes diários.

    Musk é fundador, CEO e CTO da SpaceX, cofundador e CEO da Tesla, cofundador da Neuralink, fundador da The Boring Company,  CEO do Twitter e, recentemente, criou a X.AI, sua empresa de inteligência artificial, todas essas empresas rendem a Musk uma fortuna estimada em US$ 242 bilhões. Para o Twitter, ele já deixou claro que seus planos vão muito além de uma rede social. Desde outubro de 2022, sua estratégia consiste em transformar o que nasceu como um microblog em um superapp inspirado no chinês WeChat e concentrando serviços como mensagens, transações bancárias, social-commerce e o que possa surgir em termos de serviços.

    “Desde que assumiu o Twitter, Musk deixa clara a intenção de mudar completamente a plataforma. Opinar sobre a identidade visual talvez não faça sentido até porque neste caso não considero que seja sobre branding, mas sobre um anti branding. Sabendo que os tuites serão chamados agora de Xs e que o foco da rede passa a ser serviços financeiros, e-commerce e outras transações, ou seja, um superapp, ele está desconstruindo o que o Twitter representava para fazer algo novo”, analisa Gustavo Giglio, Head e Curador do Unlock CCXP, publicitário e designer.

    Riscos e legado do Twitter

    Apesar de todo o futuro indicado na mudança de logo do Twitter sobre os negócios de Elon Musk, o design em si também aponta para alguns elementos importantes do legado da plataforma até aqui já que ela concentra aproximadamente 370 milhões de usuários.

    “Essa escolha antagoniza com o design icônico, amigável, de geometria arredondada do seu mundialmente conhecido Larry que foi um elemento essencial na identidade do Twitter, e abandoná-lo por um caminho oposto, é um recado claro para os usuários: essa rede agora tem um dono, e esse dono tem total controle sobre tudo. Ignorar a comunidade, é ignorar tudo que fez o Twitter ser o que é (ou costumava ser). O que seria do Twitter sem o elemento humano? Um mar de bots e anúncios, como temos visto especialmente nos períodos próximos às eleições? Como seriam possíveis as coberturas informais de eventos em real time?”, alerta Pedro Perurena, Chief Creative Officer da New Vegas, agência da B&Partners.co.

    Getty Images

    Larry é o nome do famoso pássaro azul, primeiro logo do Twitter, batizado em homenagem ao consagrado jogador Larry Bird, que fez carreira no Boston Celtics

    Luis Bartolomei, sócio e CEO da CBA B+G, também vê um caminho arriscado sobre a atitude de Musk. “Quando a gente desenvolve uma marca, fazemos esse trabalho com foco no público dela, e não com base em nossos desejos pessoais ou nos dos donos e fundadores. Marcas mais antigas, centenárias, costumam trazer referências de seus fundadores ou famílias por uma circunstância de época, porque isso carregava um valor agregado e uma referência positiva naquele cenário. No mundo de hoje, porém, onde as marcas no geral são – e precisam ser – impessoais, é fundamental que elas tenham uma construção de valores próprios, indo muito além da figura de quem a fundou ou controla.”

    Leia também:

    • Threads: quanto as ações da Meta podem subir com a nova rede social?
    • Lançamento do Threads ajuda Zuckerberg a ficar US$ 61 bilhões mais rico
    • O Threads chegou: veja 4 vezes em que o Instagram se inspirou na concorrência

    “Quando você lança uma marca, lança para os outros, e não exclusivamente para você. No branding, costuma ser um erro primário basear em uma figura pessoal ou nos gostos de quem a detém – com exceções específicas de quando a pessoa é a própria marca, como no caso de marcas de luxo, ou atreladas diretamente a artistas ou esportistas. Outro grande problema é não só a mudança, mas sair de uma marca de sucesso e consolidada para uma que traz como base gráfica um elemento extremamente batido”, conclui Luis.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Elon Musk
    • inovação
    • negócios
    • redes sociais
    • Superapp
    • Tecnologia
    • Twitter

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.