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Início / Carreira / Taylor Swift prova que riscos calculados podem levar a uma era de sucesso

Taylor Swift prova que riscos calculados podem levar a uma era de sucesso

Depois de ver suas músicas serem vendidas pela gravadora, a cantora anunciou que regravaria seus 6 primeiros álbuns – o que poderia ter sido um fracasso, mas deu muito certo

Hugh McIntyre
30/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

taylor swift
Getty Images

Todas as regravações de Taylor Swift, conhecidas como Taylor’s Version, provaram ser grandes sucessos

Taylor Swift domina as paradas da Billboard 200, lista dos álbuns e EPs mais vendidos nos Estados Unidos, pela segunda semana com seu último álbum, Speak Now (Taylor’s Version). Ele estreou em primeiro lugar, com impressionantes 716 mil unidades vendidas. Isso marca a terceira vez que os lançamentos regravados de Swift, todos conhecidos como Taylor’s Version (As versões de Taylor), foram aclamados pela crítica e recebidos com êxito comercial.

Embora as coisas claramente estejam dando certo para a cantora, a decisão de embarcar na jornada de regravar seus álbuns tinha muitos riscos, e ninguém poderia prever o nível de sucesso que essas regravações poderiam ter.

Swift anunciou pela primeira vez o plano ambicioso de regravar seus seis primeiros álbuns em 2019, surpreendendo sua legião de fãs. A cantora e compositora tomou essa decisão para recuperar a propriedade e o controle das suas músicas, cujos direitos foram vendidos pelo empresário Scooter Braun, dono da gravadora Big Machine.

Sua estratégia era vender e colocar os álbuns regravados em plataformas de streaming, incentivando seus fãs a focar nas versões atualizadas, o que geraria royalties diretamente em sua conta bancária.

Leia também:

  • Turnê de Taylor Swift pode injetar US$ 4,6 bilhões na economia dos EUA
  • Beyoncé e Taylor: quanto as divas faturam nos palcos do mundo

Na época, o plano de Swift parecia um passo calculado e lógico, mas o sucesso de álbuns regravados era um território totalmente desconhecido. Apesar de ela ser uma das maiores estrelas da indústria da música, não havia garantia de que seus fãs aceitariam as versões regravadas e deixariam de ouvir as originais, que já conheciam e amavam.

Outros artistas que regravaram suas músicas antes não tiveram o mesmo nível de sucesso que Swift conquistou. A possibilidade de suas regravações terem baixo desempenho, alcançando apenas o top 10 na Billboard 200 em vez do primeiro lugar, ou mesmo nem chegando a esse nível, era uma preocupação real. Dado o tamanho de Swift na indústria e seu histórico consistente de sucesso no topo das paradas, qualquer coisa menos do que o 1º lugar provavelmente seria notado na imprensa como um fracasso.

Mas uma vez que ela começou, não podia mais parar. Desistir da promessa que fez aos seus fãs não era uma opção, já que Swift havia se comprometido a regravar seis álbuns. Cancelar o lançamento teria sido estranho e decepcionante – e o motivo seria aparente. A pressão estava alta, e o sucesso dos novos álbuns determinaria se as sequência de vitórias no topo da Billboard 200 continuaria ou chegaria ao fim.

Mas as preocupações da cantora ficaram de lado, já que todas as suas regravações provaram ser grandes sucessos. Fearless (Taylor’s Version), Red (Taylor’s Version) e agora Speak Now (Taylor’s Version) subiram todos para o primeiro lugar na Billboard 200 e venderam incrivelmente bem. 

Essas regravações não apenas solidificaram o papel de Swift na história da música, mas também demonstraram que, mesmo com versões levemente retrabalhadas de músicas com as quais seus fãs já estavam familiarizados, ela ainda poderia alcançar o sucesso no topo das paradas e superar muitos outros artistas com álbuns totalmente novos.

O risco que Swift assumiu ao regravar seus álbuns foi significativo, mas as recompensas foram ainda maiores do que qualquer um poderia ter previsto. Com três números 1 consecutivos, ela tem quase a garantia de que vai ganhar muito mais antes de terminar a era das regravações, e, a essa altura, alguns desses novos lançamentos podem ser classificados como seus maiores e melhores até agora.

5 lições de liderança para aprender com Taylor Swift

  • 1. Assuma uma posição

Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.

No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.
    Getty Images

    1. Assuma uma posição

    Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.

    No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.

  • 2. Entenda seu poder

Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo.
Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas - apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) - produção regravada pela cantora - vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período.

Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade - a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.
    Reprodução/Forbes

    2. Entenda seu poder

    Quando um homem que ela acusou de agredi-la a processou em 2015, ela pediu um dólar como indenização e ganhou o processo. Não deve ter sido fácil para Taylor reviver esse momento aos olhos do público, mas o medo não a impediu de fazer o certo.
    Quando entrou em uma disputa judicial a respeito dos direitos autorais de suas produções, Swift assumiu o controle da discussão e prometeu aos fãs que regravaria as músicas – apesar de ter perdido os direitos de suas canções à ex-gravadora. Muitos da indústria musical esperavam que ela falhasse miseravelmente na regravação dos seus antigos álbuns. No entanto, eles não notaram que, ao longo dos anos, Swift construiu uma base de fãs comprometida em vê-la ter sucesso. De acordo com a Billboard, desde o dia do lançamento até a última semana, o álbum Red (Versão de Taylor) – produção regravada pela cantora – vendeu 1,56 milhões de unidades, de acordo com a plataforma de dados de vendas musicais Luminate. Em comparação, o álbum original Red vendeu 351 mil unidades no mesmo período.

    Quanto mais sucesso você tem, mais as pessoas esperam que você falhe. Parece cruel, mas é verdade – a menos que você tenha dedicado tempo para cultivar seus relacionamentos em todo o ramo no qual você atua. Agora é a hora de construir sua base de fãs; assim, quando você cometer um erro (o que vai acontecer), as pessoas estarão torcendo para que se recupere.

  • 3. Se atualize constantemente

Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis!

E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.
    Shannon Stapleton/Reuters

    3. Se atualize constantemente

    Vi Swift cantar ao vivo pela quarta vez em minha vida e fiquei impressionada com sua capacidade de se superar a cada apresentação. Sua resiliência, criatividade, atenção aos detalhes e desejo de dar aos fãs uma experiência que eles nunca esquecerão são admiráveis!

    E você? Você está se apresentando da mesma maneira de vários anos atrás ou tem se atualizado? Se não está buscando melhorar suas habilidades, você está ficando para trás. Tenha a mentalidade de melhoria contínua todos os dias.

  • 4. Invista na sua marca

Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca.

O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.
    KevinWinter/GettyImages

    4. Invista na sua marca

    Taylor Swift estabeleceu uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Ela é fiel à sua voz, uma profissional de marketing incrível e uma empresária experiente. Ela é uma das poucas pessoas na indústria com acordos para vender seus produtos licenciados fora dos estádios onde toca, o que permite que os fãs que não conseguem ingressos para seu show ainda se envolvam na experiência de Taylor Swift, que fortalece ainda mais sua marca.

    O que você tem de mais importante na sua carreira é a marca. Sua marca é o que as pessoas pensam sobre você quando você não está presente. Por que tantas pessoas não conseguem construir uma marca forte? Muitas não se sentem à vontade para se autopromover. Eu digo que se não chamarem a atenção para si mesmas, não serão ouvidas em um mar de pessoas. Você pode ser ótimo no que faz, mas ninguém jamais saberá disso se você não demonstrar essas habilidades para outras pessoas.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Seja firme em suas posições

Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar.

Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm.

Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.
    Getty Images

    5. Seja firme em suas posições

    Isso vale para todas as mulheres que tentam ser “boas meninas” por medo do que os outros vão dizer. Uma das minhas músicas favoritas de Taylor Swift que ela toca na turnê é “If I Were a Man” (Se Eu Fosse Um Homem, em tradução livre). A música é sobre como a vida de Swift é julgada em comparação às de homens em posições semelhantes. É uma música com a qual muitas mulheres conseguem se identificar.

    Por mais que gostemos de acreditar que as mulheres são tratadas igualmente no ambiente de trabalho, esse não é o caso. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, as mulheres recebem, em média, 83,7% anualmente do que os homens recebem, embora as mulheres tenham mais anos de estudo do que os homens. Enquanto os homens são considerados assertivos, as mulheres são chamadas de agressivas. Se, por um lado, os homens são promovidos com base em seus potenciais de crescimento, as mulheres só são promovidas com base no desempenho que têm.

    Se você é mulher e tem que trabalhar duas vezes mais que seus colegas homens, tome uma atitude. Conheça o seu valor e esteja preparada para buscar outras oportunidades se, como Taylor Swift, você estiver cansada de correr o mais rápido que puder.

    Getty Images

    1. Assuma uma posição

    Durante anos, Swift fez o que lhe foi dito. Ela se afastou de assuntos controversos por causa da reação dos outros caso tomasse uma posição política ou promovesse uma visão que não fosse aprovada pelo seu público. Se ela discorda de uma determinada situação, ela fala sobre ou escreve uma música para expressar seus valores.

    No trabalho, muitas vezes nos dizem para seguir o fluxo e não criar controvérsias. Fazemos isso por medo do que acontecerá se formos contra a correnteza. Não deixe que o medo te impeça de fazer o que é certo. Se você vir um problema, diga alguma coisa. Assuma uma posição.

    *Hugh McIntyre é colaborador da Forbes USA. Ele é jornalista de música em Nova York, e já escreveu para veículos como Huffington Post, Billboard, Mashable, Noisey, The Hollywood Reporter, MTV, Fuse, e outras revistas e sites pelo mundo.

    (traduzido por Fernanda de Almeida)

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