Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Novo Chief Data Officer do PicPay conta como construiu carreira em IA

Novo Chief Data Officer do PicPay conta como construiu carreira em IA

Sandor Caetano, especialista em inteligência artificial e executivo com passagens por iFood e Nubank, precisou desenvolver suas habilidades de comunicação para chegar à liderança

Fernanda de Almeida
04/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

sandor caetano, chief data officer do picpay, construiu carreira em tecnologia

Sandor Caetano tem mais de 16 anos de carreira em tecnologia e assume a nova posição para impulsionar a adoção da inteligência artificial no PicPay

Economista de formação, Sandor Caetano fez carreira na área de tecnologia, trabalhando com ciência de dados e inteligência artificial em empresas como iFood e Nubank. Agora, assume o novo cargo de Chief Data Officer do PicPay, criado para impulsionar uma cultura de dados orientada a resultados e a adoção da inteligência artificial em todas as áreas da empresa e nos seus produtos e serviços.

Com mais de 16 anos de carreira voltados para o assunto, o executivo observou o boom da sua área de atuação recentemente. “Com as novas tecnologias, as demandas por novos profissionais têm aumentado, e vejo mais executivos falando em IA por conta do sucesso que teve o ChatGPT.”

Caetano iniciou sua carreira no mercado financeiro, que ensaiava a digitalização com o avanço tecnológico, acelerados na pandemia. “Os bancos e fundos começaram a contratar pessoas que sabiam programar. Era para essa direção que o mercado estava andando. Então eu comecei a programar, sozinho.”

A história da tecnologia e ciência de dados começou na LCA Consultores, onde entrou para trabalhar em uma área que usava econometria, um conjunto de ferramentas estatísticas, para fazer projeções para grandes empresas. Depois de 10 anos trabalhando em consultoria, migrou para o lado das companhias, foi líder do time de data science do Nubank e vice-presidente de dados e IA do iFood. “Conforme fui crescendo na carreira e liderando pessoas, percebi que os problemas não eram mais de tecnologia, de programação, mas de alinhamento e comunicação”, diz ele, que passou boa parte da carreira atrás de um computador, escrevendo código.

Aqui, o novo Chief Data Officer mostra as principais habilidades para quem busca uma trajetória em tecnologia e os desafios que precisou vencer para assumir a liderança.

Leia também:

  • Nova general manager da VTEX diz o que é essencial para carreira em tech
  • Nova CEO da Gafisa conta o que precisou aprender para liderar
  • CTO do Nubank mostra as principais habilidades para se destacar na área de tecnologia

Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira em tecnologia?

Sandor Caetano: Acabei entrando nesse mundo de data science e inteligência artificial da maneira mais incomum possível: fui estudar economia para trabalhar no mercado financeiro. Me dediquei mais às matérias de macroeconomia e mercados financeiros na época. Mas com o passar do tempo, trabalhando como economista, passei a precisar usar mais microeconomia e econometria para as projeções que eu precisava fazer na época para as empresas. E isso me deu as bases para aprender a fazer projeções e modelos e trabalhar com dados, na época econométricos, estatísticos. Isso foi evoluindo para o que hoje chamamos de data science, hoje se fala muito mais até de inteligência artificial, que é algo que ganhou uma escala maior do que era antigamente. Antes era mais difícil ter acesso a dados, mas as técnicas foram evoluindo, e isso deu a base para a minha carreira hoje.

F: O que você destaca que é importante para ser um executivo de tecnologia, dados e voltado para IA?

SC: Acho que uma formação de exatas, engenharia, computação, ajuda bastante. Eu vim da área de humanas, mas economia tem um pé na parte quantitativa. É importante que você tenha uma formação que lide bastante com números, a matemática precisa ser natural e fazer parte do seu dia a dia. Isso vai te levar a um certo nível na sua carreira em que invariavelmente você vai precisar ter uma visão de negócios, como fazer para gerar resultado dentro da empresa. E aí é como se tivesse uma chavinha que vira na sua cabeça, e as ferramentas, metodologias, técnicas e entregas passam a se tornar secundárias diante do que realmente importa: gerar valor na conta. Essa parte é muito rara, eu mesmo aprendi isso com experiência da vida, não foi algo que me ensinaram na universidade – embora tenha feito um curso de MBA na FGV que ajudou a abrir minha mente.

F: Quais oportunidades você observa hoje nessas áreas?

SC: Muitas oportunidades, gigantes. Desde a parte de engenharia e tecnologia, geralmente as empresas têm muitas vagas abertas. O mercado de trabalho em tecnologia continua muito aquecido. E, com as novas tecnologias, as demandas por novos profissionais têm aumentado, vejo mais executivos falando em IA por conta do sucesso que teve o ChatGPT. Então vejo muita oportunidade em todas as profissões de tecnologia.

F: Ao longo da sua trajetória, quais habilidades você precisou desenvolver?

SC: Com certeza e de longe a capacidade de me comunicar. Passei boa parte da minha carreira atrás de um computador escrevendo código, e até na consultoria atendia menos clientes do que outros consultores. Passava mais tempo nos porões, como a gente brincava, escrevendo código. Conforme fui crescendo na carreira e liderando pessoas, fui percebendo que os problemas não eram mais de tecnologia, de programação, mas de alinhamento e comunicação, sobre como fazer as pessoas cantarem a mesma música e irem em direção à minha visão. É um negócio que vou precisar continuar evoluindo para sempre.

F: O que você busca em um profissional para a sua equipe hoje?

SC: Essa é uma pergunta bem difícil. O mercado de tecnologia é tão concorrido, e tem tantas habilidades e conhecimentos que podem ser aproveitados. O que sei é que tenho algumas necessidades. Por exemplo, um profissional que entenda de banco de dados, análise de dados, modelagem. Quando encontro alguém que tem parte dessas habilidades, valores compatíveis com os da empresa e vontade de aprender e se desenvolver, contrato e consigo fazer remanejamentos dentro dos times para aproveitar melhor as habilidades de cada um. O que é indispensável é a pessoa ter uma mentalidade de engenheiro, saber programar bem, saber boas práticas de programação. O resto podemos ajustar dentro do time.

F: Como os líderes devem agir para implementar a IA nas empresas e nas rotinas das suas equipes? Quais as suas maiores dificuldades nesse sentido?

SC: O primeiro desafio é um alinhamento no nível dos C-Level. Onde os executivos vão colocar os esforços para alavancar uma estratégia de IA na empresa? Quais áreas da empresa mais necessitam de recurso e podem ter mais impacto? Depois, vem outro alinhamento, sobre como as lideranças vão operar decisões que usem IA no seu dia a dia. É muito diferente montar um produto que gira em torno de AI, diferente de um tradicional de tecnologia, porque você precisa treinar o modelo, evolui-lo ao longo do tempo. Então os líderes precisam entender como tomar decisões em ambiente de incerteza para entregar valor. O terceiro componente é a dificuldade de encontrar profissionais, porque é um mercado muito aquecido. E quarto, o budget: a empresa tem que estar alinhada com relação ao valor que vai ser investido nisso. Sem um budget adequado e bem acordado na implantação, as iniciativas tendem a ser muito tímidas, e acabam não gerando o impacto necessário.

F: Qual foi o turning point da sua carreira?

SC: Foi depois que passei dez anos trabalhando como consultor. Atendi diversas empresas gigantescas no Brasil, e a gente fazia modelos de IA, mas com caráter consultivo. Ou seja, criava o modelo, fazia recomendações, a gente passava para o cliente e ele escolhia usar ou não as previsões feitas pelo meu time. O turning point foi quando entrei em empresas — não mais como consultor — e passei de fato a construir soluções de IA que impactassem diretamente o consumidor final. E aí passei a usar mais automação para mudar a forma como os produtos interagem com o cliente direto sem passar por uma camada que filtre a decisão. Resultado mais rápido e eficiente.

Por quais empresas passou

LCA Consultores (10 anos), Nubank (3 anos), iFood (4 anos e meio) e agora PicPay

Formação

Economia na USP e MBA em administração de empresas pela FGV

Primeiro cargo de liderança

Na LCA Consultores, liderando pessoas que não eram necessariamente economistas, mas profissionais de tecnologia.

Tempo de carreira

Mais de 16 anos

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • C-suite
  • Carreira
  • carreira em tecnologia
  • IA
  • inteligência artificial
  • PicPay

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Destaque 1

    Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.