Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Saúde / Um Outubro Rosa mais inclusivo, para todas

Um Outubro Rosa mais inclusivo, para todas

Pesquisas já mostraram que aspectos socioeconômicos das brasileiras foram determinantes nos diagnósticos de tumores da mama

Fernando Maluf
30/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Pexels
Pexels

Neste Outubro Rosa e diante, não é necessário apenas informação, mas acesso a diagnósticos e tratamentos eficientes para todas as mulheres

A Sociedade Brasileira de Mastologia destaca, em material divulgado especialmente para este Outubro Rosa, alguns estudos de impacto sobre câncer de mama, com a análise de alguns dados brasileiros.

Uma das pesquisas selecionadas pela SMB, “Covid-19 e o câncer de mama no Brasil”, procurou avaliar os efeitos da pandemia no diagnóstico e tratamento da doença. Como já discutimos neste espaço algumas vezes, as estratégias enfrentamento do câncer sofreram, mundialmente, fortes reflexos, com o adiamento de exames e mudanças de protocolos. Identificamos, no consultório, mais casos avançados.

O estudo acima analisou números de todas as regiões do país e aponta um aumento de cerca de 26% nos casos de câncer de mama nos estágios mais graves. Os autores do levantamento indicam “a necessidade de implementação de um modelo de saúde pública totalmente renovado para o enfrentamento do câncer no Brasil”.

Leia também:

  • Além do Outubro Rosa: a correlação entre câncer de mama e câncer de ovário
  • Perda de peso e sangramento podem ser sinais de câncer?
  • Pesquisa clínica em câncer estimula a equidade e promove a diversidade

Além desta, outra pesquisa, ainda relacionada ao coronavírus, foi além e mostrou que os aspectos socioeconômicos das brasileiras foram determinantes nos diagnósticos de tumores da mama antes e depois da pandemia.

A avaliação compara pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos de saúde. Nos últimos anos, os diagnósticos de estágios avançados da doença entre as pacientes atendidas pelo SUS chegaram a 52,04%, contra 36,4% na saúde privada.

A partir destas informações relevantes e preocupantes, vemos que este Outubro Rosa precisa ecoar um importante alerta sobre inclusão, para que nenhuma mulher fique sem acesso à prevenção, ao diagnóstico no tempo oportuno, ao tratamento que pode curar e garantir melhor qualidade de vida quando a cura não for possível.

O câncer de mama não é uma doença única. E o melhor tratamento possível depende disso, do conhecimento do tipo de tumor e da indicação e acesso às terapias mais eficazes para cada caso. E, da mesma forma, cada mulher é diferente em suas expectativas, suas demandas, seus medos e esperanças.

Por isso, neste ano, o Instituto Vencer o Câncer desenvolveu a campanha “Outubro Rosa para Todas”. Para as brasileiras que precisam saber como fazer a prevenção, para aquelas precisam de atenção na doença inicial e para as pacientes metastáticas, que merecem ter garantia a tratamento e qualidade de vida.

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • câncer
  • câncer de mama
  • Fernando Maluf
  • oncologia
  • outubro rosa
  • saúde
  • saúde da mulher

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.