Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Escolhas do editor / Guru do marketing e CMO global da Mastercard fala sobre a “grande onda” da IA

Guru do marketing e CMO global da Mastercard fala sobre a “grande onda” da IA

Em visita ao Brasil, Raja Rajamannar falou com exclusividade sobre as tecnologias que afetam o mundo dos negócios e o impacto da inteligência artificial no futuro da sociedade

Pacete
08/11/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação

Raja Rajamannar: “As novas tecnologias estão nos fornecendo novas ferramentas e insights que podem nos ajudar a criar experiências de marketing mais relevantes e eficazes. Por outro lado, as novas tecnologias também estão criando um ambiente competitivo mais complexo”

Um dos maiores CMOs do mundo, segundo a Forbes USA, Raja Rajamannar, responsável pelo marketing global da Mastercard, esteve em São Paulo e falou com exclusividade à Forbes Brasil sobre tecnologia, em especial, inteligência artificial. Autor do livro “Quantum Marketing: Mastering The New Marketing Mindset For Tomorrow’s Consumers”, Raja defendeu, em 2021, que seus pares precisavam se preparar para um tsunami de novas tecnologias, caso não o fizessem, seriam engolidos por uma onda que apenas se formava.

Agora, em 2023, ele já enxerga esse tsunami de forma mais clara, materializado, principalmente pelo impacto que a IA generativa já causa. Segundo ele, não só os profissionais de marketing, mas a sociedade, se encontra no meio dessa onda. “Em três anos, ela vai quebrar e quem não se preparou vai se transformar em um dinossauro”, provoca o executivo. “Inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, wearables, drones, impressão 3D, 5G, telemedicina e projeção holográfica, dentre muitas outras tecnologias, imaginávamos que tudo isso potencializado e conectado mudaria de forma tão intensa nossas dinâmicas de negócios? Pois isso só vai se intensificar”, alerta.

  • Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Nascido na cidade de Hyderabad, no Sul da índia, Raja se formou em tecnologia e engenharia química na Osmania University e terminou um MBA em negócios no Indian Institute of Management, em Bangalore. Chegou à Mastercard, em Nova York, em 2013, depois de uma passagem de alguns anos pelo Citi e incursões em várias empresas de tecnologia. Além de ser responsável pelo marketing da Mastercard no mundo, também é membro do conselho da World Federation of Advertisers and the Association of National Advertisers, uma das maiores associações de publicidade e marketing do mundo.

Forbes Brasil – O marketing tornou-se uma disciplina técnica e responsável pela absorção de muita tecnologia, quais as causas dessa mudança?
Raja Rajamannar – O novo mindset para o marketing é baseado na ideia de que os consumidores são sistemas complexos e interconectados. Eles são influenciados por uma variedade de fatores, incluindo seus valores, emoções e experiências. O marketing tradicional se concentrava em segmentar os consumidores por demografia e comportamento. No entanto, esse enfoque é limitado. Ele não leva em conta a complexidade dos consumidores modernos. O novo mindset para o marketing é baseado na teoria quântica. Essa teoria nos ensina que o mundo é composto de partículas e ondas, que estão constantemente interagindo umas com as outras.

FB – Como você enxerga o impacto da IA generativa para o mundo dos negócios?
Raja – A IA se tornará cada vez mais importante para o marketing e para os negócios. As empresas que não a adotarem ficarão para trás. A IA já é, e será cada vez mais, usada para criar experiências de marketing personalizadas para cada consumidor e automatizar tarefas, liberando os profissionais de marketing para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Leia também:

  • Games e eSports ganham força como opção de carreira no Brasil

FB – Quais os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam ao adotar a IA?
Raja – A IA depende de dados para funcionar. Os profissionais de marketing precisam coletar e organizar dados de alta qualidade para serem capazes de usar a IA de forma eficaz. A IA é uma tecnologia complexa. Os profissionais de marketing precisam aprender sobre IA para serem capazes de usá-la de forma eficaz.

FB – Na prática, o que significa o termo que você usa “tsunami” de tecnologias e em que fase estamos dessa onda, no começo, meio ou próximo de ela quebrar?
Raja – Eu te diria que estamos no meio. Novas tecnologias estão surgindo a cada dia, e essas tecnologias estão transformando a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos. No marketing, esse tsunami de tecnologias está criando oportunidades e desafios. Por um lado, as novas tecnologias estão nos fornecendo novas ferramentas e insights que podem nos ajudar a criar experiências de marketing mais relevantes e eficazes. Por outro lado, as novas tecnologias também estão criando um ambiente competitivo mais complexo

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CMOs
  • IA
  • inovação
  • inteligência artificial
  • Marketing
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.