A evolução da inteligência artificial (IA) tem sido um dos maiores motores de transformação digital no ambiente corporativo. À medida que as empresas buscam maneiras de adotar essa tecnologia de forma eficaz e segura, a Lenovo, em parceria estratégica com a NVIDIA, oferece um portfólio completo de soluções inovadoras, que combinam flexibilidade, segurança e alto desempenho. Com a visão “Smarter AI for All”, a companhia quer reforçar seu compromisso em democratizar o uso da IA, ajudando empresas ao redor do mundo a implementá-la de maneira estratégica e responsável, independentemente do porte ou setor.
No centro dessa transformação está a IA híbrida, que é capaz de integrar o melhor dos modelos públicos e privados. Enquanto os modelos públicos oferecem acessibilidade e funcionalidades prontas para geração de texto, imagem, vídeo e código, os modelos privados fornecem o nível de personalização e controle necessários para atender a setores como saúde, finanças e outros que lidam com dados sensíveis. Esses modelos privados, frequentemente baseados em fundações públicas, incorporam soluções sob medida, com saídas especializadas, controles de dados mais rigorosos e medidas de segurança aprimoradas, permitindo que as empresas cumpram suas necessidades operacionais e regulamentações.
A infraestrutura da Lenovo, desenvolvida para suportar essa abordagem híbrida, oferece serviços como TruScale “as-a-service” (aaS) e GPU as a Service (GPUaaS), utilizando servidores ThinkSystem com até oito GPUs de alto desempenho. Essas tecnologias atendem a cargas de trabalho pesadas de IA, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e eficiência energética. Por isso, a parceria com a NVIDIA é fundamental para esse avanço.
O uso do framework NeMo e do software NVIDIA AI Enterprise são exemplos de soluções otimizadas para a implementação de modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Essa combinação de tecnologia permite às empresas maximizar o desempenho e garantir a segurança, além de atender às necessidades específicas de personalização.
Mas o compromisso da Lenovo vai além. Sabemos que a adoção de IA deve ser acompanhada por uma estratégia sólida, portanto, expandimos o AI Services Practice com programas como AI Discover e AI Fast Start, que ajudam as empresas a implementar IA de forma rápida e eficiente. Utilizando o modelo de negócio Lenovo TruScale, essas soluções possibilitam que as empresas realizem pilotos de IA personalizados com seus próprios dados, acelerando a transformação digital e o retorno sobre investimento.
A gestão de infraestrutura de IA é outro ponto-chave. Com soluções como o Lenovo XClarity One, que integra IA para otimizar operações e prever falhas, e o LISSA (Lenovo Intelligent Sustainability Solutions Advisor), que ajuda as empresas a gerenciar sua pegada de carbono, a Lenovo não apenas oferece desempenho, mas também promove sustentabilidade. Além disso, a 6ª geração de Neptune® Liquid Cooling tem se destacado como uma solução eficiente e sustentável para os desafios de resfriamento exigidos pelas cargas de trabalho de IA.
Para os próximos três anos, a Lenovo, visando criar mais de 150 soluções personalizadas, se comprometeu a investir US$ 1 bilhão em IA, reforçando seu compromisso em fornecer serviços e soluções de ponta que ajudam os parceiros a inovar de maneira segura, escalável e sustentável.
Na Lenovo, acreditamos que a verdadeira transformação digital só é possível quando as empresas podem confiar nas tecnologias que utilizam. Por meio da combinação de soluções avançadas, parcerias estratégicas e um compromisso com a sustentabilidade, a Lenovo está moldando o futuro da IA empresarial. À medida que o mercado continua a evoluir, a Lenovo, junto à NVIDIA, continuará a ser um parceiro confiável para ajudar as empresas a aproveitar todo o potencial da IA, impulsionando cada vez mais inovação, segurança e eficiência.
*Por João Bortone, presidente e general manager para Lenovo ISG América Latina
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.