Chefes, quando inadequados, podem criar muitos problemas. Muitas vezes eles não são bons, importam-se com pequena parte dos funcionários ou se recusam a liderar de verdade. Mas, e se ele for um mentiroso?
Isso eleva a relação para outro nível e a torna muito mais difícil. Uma vez que a confiança foi abalada, seguir as ordens e pedidos do chefe fica ainda mais difícil. Tudo o que sai da boca dele torna-se questionável, até informações sobre o status da empresa e promessas de aumentos ou novos projetos.
Então o que acontece quando você descobre que seu chefe está mentindo? Veja a seguir dois questionamentos a se fazer:
Quais as reais intenções dele?
Perceba a diferença entre as duas seguintes situações: um chefe diz para os funcionários que o deadline de uma entrega é quatro semanas quando na verdade é seis. O objetivo é mostrar para as pessoas que o prazo de entrega de grandes executivos é menor. Numa segunda situação, um chefe mente sobre o número de funcionários da empresa em entrevista que dá para jornais e revistas. Ela diz que sua companhia tem cerca de 350 funcionários quando na verdade tem apenas 100.
As intenções são diferentes. Na primeira, a chefe queria que seu time obtivesse sucesso, melhorasse o desempenho e aumentasse o valor da companhia e apesar de nunca ser bom mentir, a pessoa teve uma boa intenção. Na segunda a chefe quis passar uma imagem falsa, ela quis crédito e reconhecimento fingindo ser uma empresa de grande porte e provou assim ter atitudes egoístas.
Como as mentiras do seu chefe influenciam no seu trabalho?
No fim, não importa quão pequena a mentira é ou se influencia muito ou pouco em seu trabalho. A verdade é que descobrir que seu chefe mentiu é suficiente para fazer você perder a confiança. Por isso, avalie sua relação com ele para determinar se vale a pena ou não estar na posição.