Kanye West já se descreveu como uma figura “confiável, muito influente e muito relevante”. Sua interpretação do hip-hop é inteligente, provocadora e divertida. É completa de inconstâncias complexas e é totalmente distinta. West é um respeitado produtor e um dos artistas mais importantes a surgir no século 21.
Sua grande oportunidade surgiu ao produzir quase um terço das músicas do álbum “Blueprint”, do rapper e amigo Jay Z. Alguns anos depois, em 2004, veio seu álbum de estreia, o aclamado “The College Dropout”. Mesmo polêmico e por vezes agressivo, o rapper nunca foge da oportunidade de falar o que pensa.
Mas seu talento e sua ética ao produzir o tornaram uma parte insubstituível da indústria musical. E os empreendedores tem muito que aprender com o rapper: desde como tratar as mídias sociais até acreditar no próprio negocio, West não medo de errar até acertar.
A primeira lição do homem dos beats para os homens dos negócios é sobre autoconfiança. Kanye West nunca foi tímido sobre se achar um gênio; ele mesmo já se descreveu como o “Michael Jordan da música”. A diferença é que ele não era o único que sabia que estava destino a grandes conquistas.
West conquistou o respeito de outros rappers e críticos ao mostrar total confiança em suas habilidades e por sempre estar um passo a frente daquilo que se propõem. Este é um dos traços de personalidade mais importantes em um empreendedor. Uma equipe que acredita na qualidade daquilo que faz é indestrutível.
Alguns artistas amam os flashes dos paparazzis, enquanto outros tentam se esconder o máximo possível. West vai além disto: ele usa a situação a seu favor. O rapper entende (muito bem) que as mídias sociais magnificam tudo ao seu redor e esta estratégia pode ser usada em qualquer tipo de negócio.
Principalmente na caixinha de surpresas que é a internet, há diversas “artimanhas” que só é possível saber se irá funcionar depois de feito. Pessoas ousadas não tem medo do fracasso e esta qualidade é o que gera o sucesso. Isso, Kanye West tem de sobra e os empreendedores em busca de êxito não poderiam escolher um modelo de comportamento melhor.