É comum que as pessoas ignorem uma das características mais importantes quando o assunto é liderança: ouvir. Os empresários mais bem-sucedidos ouvem seus clientes, seus funcionários, seus colegas de trabalho e inclusive seus concorrentes.
Quando chefes dão ouvidos a todas essas pessoas, coisas realmente boas acontecem. Pense em um momento no qual você foi plenamente ouvido por quem quer que seja. O que você sentiu? É provável que tenha sido extremamente reconfortante e que tenha feito você sentir vontade de seguir em frente.
Existem três coisas que uma pessoa precisa entender para saber ouvir alguém. A primeira é acreditar que ouvir realmente fará diferença nos relacionamentos pessoais e profissionais. Depois, é preciso estar disposto a não ter o controle da conversa. E, por último, aprenda as habilidades para ouvir.
Os dois primeiros pontos dependem inteiramente da sua vontade de querer mudar. O terceiro, por sua vez, é uma habilidade a ser desenvolvida. O primeiro passo para fazer isso é: foco. Isso simplesmente significa que você deve prestar total atenção no que a pessoa fala. Não faça outras coisas e mostre que está interessado.
Outro passo é: perguntar. Muitas vezes, as pessoas que precisam falar têm dificuldade em tomar a iniciativa e procurar alguém para ouvir. Além de perguntar se o seu colega precisa de ajuda, durante a conversa faça perguntas como “o que mais?”.
Por último: questione. É possível que uma pergunta seja de extrema ajuda para quem está falando. Mostre para um consumidor, por exemplo, que você está entendendo o que ele está falando. “O serviço ao consumidor é o grande problema?” é uma pergunta que pode fazer com que a pessoa aponte possíveis danos no sistema de sua empresa.