Empresas crescem e produzem bons resultados por diversas razões: novos produtos, tecnologias, formatos inteligentes de administração, modelos de negócios inovadores. Um fator que raramente é associado ao bom desempenho de uma companhia é a gestão de pessoas. E, no entanto, me parece que esse é o principal caminho para uma empresa distinguir-se no campo de suas atividades, a forma como as pessoas que trabalham nela sentem-se ao exercer seu ofício.
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O bom relacionamento entre os funcionários e a empresa e, por tabela, da empresa com seus clientes, é fundamental para que ela tenha sucesso no mercado, para que seja percebida como promissora, de futuro. Essa base de relações de afeto e confiança garante uma dedicação que vai além do burocrático, do formal.
Durante minha gestão na Talent, recomendei e analisei centenas de pesquisas de empresas que procuravam um caminho para sair da crise ou uma oportunidade de crescimento. Sem surpresa, o ambiente de trabalho sempre apareceu como um fator importante para o desempenho excepcional, o salto necessário, a entrega que faria a diferença.
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Por outro lado, conheci muitos cases de fracasso de gestão baseados no que os empresários tinham dificuldade de aceitar, o problema de relacionamento entre funcionários e a empresa ou suas lideranças. Se os colaboradores não se sentirem parte, não se orgulharem ou respeitarem o lugar onde, durante anos, passam o horário nobre de sua vida, será muito difícil criar engajamento e dar um passo ousado em direção ao futuro. Só dá esse passo a mais quem acredita no caminho escolhido pela liderança.
Uma empresa sólida só será possível num ambiente de absoluta confiança. Com esse tipo de lastro, a inovação é apenas uma questão de tempo.
*Julio Ribeiro é empresário, sócio da Julio Ribeiro Planejamento de Empresas (JRP). Durante 34 anos, foi presidente da Talent, uma das principais agências de publicidade do Brasil.