Estudo, com grupo de 30 líderes que trabalham em empresas de alta tecnologia que tenha um total de mais de 60 mil funcionários, analisou atitudes que definem uma boa liderança. A idade média deste grupo era de 43 anos, com 22 homens e apenas oito mulheres.
VEJA TAMBÉM: 4 erros de liderança que devem ser evitados
Embora todos do seleto grupo tenham um alto potencial, nem todos são líderes extraordinários. A eficácia de liderança foi avaliada por 15 pessoas com base nas habilidades de liderar, conhecimento e experiência de cada um, além de 25 perguntas sobre atitudes.
De todas as respostas recebidas, cinco foram fortemente correlacionadas com a eficácia global de liderança. Líderes que citaram essas atitudes tiveram os melhores desempenhos.
SAIBA MAIS: 5 linhas que seu chefe nunca deve cruzar
Veja na galeria de fotos cinco atitudes que definem um bom líder:
-
Atitude 1 – Se eu discordo, eu costumo deixar que os outros saibam
Há anos empresas buscavam funcionários que costumavam manter suas opiniões para si mesmos. Com o tempo, a maioria das organizações e líderes descobriram que as opiniões dos outros podem ser muito valiosas. É preciso ter coragem para discordar dos outros, é preciso ter ainda mais coragem para discordar de seu chefe.
-
Atitude 2 – Estar disposto a assumir mais riscos do que a maioria dos meus colegas
Existem pessoas que evitam riscos a todo custo, mas se você está disposto a fazer alguma diferença é preciso assumi-los.
-
Atitude 3 – Facilidade para fazer amigos
Líderes são pessoas que têm a capacidade de influenciar os outros. É muito difícil influenciar pessoas que não sabem quem você é. Ter a capacidade de fazer amigos e construir relacionamentos deve ser uma habilidade dos líderes.
-
Atitude 4 – Antes de tomar decisões, eu paro e analiso todos os fatos
Olhar e examinar todos os fatos de uma situação pode evitar diversas tomadas de decisões erradas. É como em um jogo, é preciso estudar todas as possibilidades para decidir qual a melhor jogada.
-
Anúncio publicitário -
Atitude 5 – Monto estratégias e foco no futuro
Algumas vezes ficamos tão envolvidos na rotina que não temos tempo para se perguntar: “Por que eu estou fazendo isso?” ou “O que realmente importa?”. Muitas vezes estão todos tão concentrados no que estão fazendo que não olham para o que está acontecendo na concorrência para tentar descobrir, por exemplo, por que o outro produto é melhor ou porque o custo é mais baixo.
Atitude 1 – Se eu discordo, eu costumo deixar que os outros saibam
Há anos empresas buscavam funcionários que costumavam manter suas opiniões para si mesmos. Com o tempo, a maioria das organizações e líderes descobriram que as opiniões dos outros podem ser muito valiosas. É preciso ter coragem para discordar dos outros, é preciso ter ainda mais coragem para discordar de seu chefe.