Uma das situações mais desconfortáveis no mercado de trabalho é a competitividade entre os colegas de uma mesma companhia. Conviver sentindo-se incomodado, sem saber em quem confiar ou não, sem dúvida alguma, não é saudável.
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Se você desconfia que alguém de seu convívio diário não é de grande confiança e não tem sido tão amigável assim enquanto você comemora suas conquistas, talvez seja a hora de tomar uma atitude. Veja na galeria de fotos abaixo oito elementos que verdadeiramente lhe ajudarão a lidar com uma situação como esta:
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Ele não assume ter más intenções
“Acredito que devemos ser extremamente cautelosos e nunca assumir más intenções desde o início”, diz Alexander Kjerulf, autor internacional e palestrante sobre felicidade no mercado de trabalho. “Caso este seu colega esteja te ignorando, ele pode estar te sabotando, ou apenas muito ocupado, ou tendo um dia ruim”.
Dar dúvida às pessoas não é uma coisa boa. Se todos nós trabalharmos em um lugar repleto de dúvida, a cultura empresarial deste lugar tende a ser miseravelmente infeliz. Você com certeza vai preferir sanar suas questões antes de seguir em frente.
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Esteja alerta
Se coisas curiosas têm acontecido no trabalho e você repara que seus colegas estão agindo de forma diferente com o que se refere a você, é mesmo melhor se certificar se está tudo certo. “Sabotagem é algo geralmente calculado e meticulosamente estratégico”, diz David Parnell, um consultor jurídico, autor e treinador de comunicação. “Fofocas são, normalmente, a arma de escolha de um sabotador. A melhor maneira de resolver isso é definir o seu radar para detectar sinais de fofoca ao seu redor”.
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Confie em um colega de trabalho
“Converse com aquele colega de trabalho que você confia de corpo inteiro”, diz Kjerulf. Confie em alguém que você tenha plena certeza de que não te difama e não tem a intenção de prejudicar sua carreira.
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Tomar notas
Mantenha notas sobre o que está acontecendo, assim, as coisas sempre ficarão mais claras. Isso será necessário caso depois você tente explicar o que aconteceu a alguém, como seu chefe ou RH.
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Enfrente o culpado
Uma vez que você descobrir quem lhe tem feito mal e tem certeza disso, é hora de tomar medidas que alterem este cenário, antes que os danos sejam ainda maiores. Kjerulf sugere que você diga algo como: “Tenho notado que sempre que eu lhe envio um e-mail pedindo ajuda, nunca sou respondido. Além disso, em nossas reuniões de departamento, vejo que você tem, com rigor, criticado minhas ideias. Isso não tem me feito bem. Se importa se conversarmos sobre isso?”.
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Não sabote seu sabotador
Se você suspeita que tem alguém tentando te sabotar, seja alguém superior. “Não seja a pessoa que sabota o sonho dos outros”, disse Kjerulf. “Faça disso quase um mantra. Esteja sempre disposto a ajudar seus colegas de trabalho. Se todos tivessem um pensamento como este, teríamos ambientes de trabalho muito melhor”.
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Leve o caso a seu chefe ou RH
Se tudo o que tentar não der certo, leve a seus superiores. É o melhor a se fazer.
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Mantenha seus relacionamentos ativos
Se você vê que a situação não tende a melhorar, talvez seja melhor você mesmo se afastar. “Uma pessoa inteligente tem sempre um currículo atualizado e sempre mantém sua rede de contatos ativa”, diz Thanasoulis-Cerrachio, conceituada coach de carreiras.
Ele não assume ter más intenções
“Acredito que devemos ser extremamente cautelosos e nunca assumir más intenções desde o início”, diz Alexander Kjerulf, autor internacional e palestrante sobre felicidade no mercado de trabalho. “Caso este seu colega esteja te ignorando, ele pode estar te sabotando, ou apenas muito ocupado, ou tendo um dia ruim”.
Dar dúvida às pessoas não é uma coisa boa. Se todos nós trabalharmos em um lugar repleto de dúvida, a cultura empresarial deste lugar tende a ser miseravelmente infeliz. Você com certeza vai preferir sanar suas questões antes de seguir em frente.