Há certas características de liderança que definem um verdadeiro e autêntico líder. Uma rápida pesquisa de características feita no Google gira em torno de 308 milhões de resultados, o que é muita coisa. Mas o líder que você mais admira possui todas elas? Muito provavelmente não, então é preciso selecionar o que realmente é valorizado em pessoas que gerenciam equipes, times e companhias.
VEJA TAMBÉM: 7 erros de liderança que influenciam seus funcionários
Ser um líder significa coisas distintas para pessoas diferentes. Para alguns, é sinônimo de ser amado e requerido. Para outros, a aceitação social que isso tem é completamente irrelevante. Então, o que realmente é um diferencial e em que momento da carreira é possível saber que ele existe?
E TAMBÉM: 5 coisas que líderes fracos fazem, em vez de liderar
Liderança decorre de experiência. Mas existem algumas situações que envolvem proatividade e você pode sim fazer por merecer. A FORBES selecionou alguns poucos passos para isso:
-
Experimentar
O próprio ato de experimentação é, em si, uma demonstração de liderança. Muitas vezes, pessoas em posição de gerenciamento são excessivamente avessas ao risco de tomada de decisões. Mas a incerteza é bastante recorrente na vida de um líder – e realmente precisa ser.
-
Cuide de suas palavras
É preciso ter credibilidade e transpassar confiança para ser um verdadeiro líder. Remova de seu vocabulário aquilo que não faz sentido ou não tem fundamento, ao ser dito. Esforce-se para implementar uma ação mais positiva em suas frases. Ao invés de dizer “não vamos conseguir agora”, tente o “talvez consigamos mais tarde”.
-
Escolha seus parceiros
Aqui não estamos falando sobre os parceiros da vida, mas sim aqueles que têm maior influência imediata no seu dia a dia. Cerque-se de pessoas com experiência, aquelas que vão desafiar o seu pensamento e impulsionar o crescimento. Ninguém aprimora o pensamento tendo contato com pessoas do mesmo nível, é preciso querer ir além.
Experimentar
O próprio ato de experimentação é, em si, uma demonstração de liderança. Muitas vezes, pessoas em posição de gerenciamento são excessivamente avessas ao risco de tomada de decisões. Mas a incerteza é bastante recorrente na vida de um líder – e realmente precisa ser.