Existem muitas razões que levam um chefe a dispensar funcionários. Ainda que eles ou elas sejam bons profissionais e estejam há tempos na empresa, uma redução no orçamento, uma nova política interna e até mudanças no funcionamento da companhia ocasionam cortes de pessoal.
VEJA MAIS: 12 lições que você aprende ou se arrepende para sempre
Quando o relacionamento com os supervisores é bom, o funcionário pode ficar surpreso com uma demissão, ainda que os sinais estivessem por lá há muito tempo. Veja na galeria de fotos abaixo algumas atitudes que ajudam a perceber se o seu emprego está correndo perigo:
-
Todas as novas sugestões são barradas
O funcionário manda e-mails com ideias e nunca recebe uma resposta. Quando pergunta sobre o assunto, o chefe desconversa ou pede para que ele espere mais um pouco.
-
O funcionário fica sozinho
O empregado tinha um estagiário à disposição, mas, de repente, ele é designado para outra função e precisa agora fazer sozinho todas as tarefas que antes fazia em dois.
-
O acesso à tomada de decisões é limitado
Ele pede que o funcionário passe todas as tarefas para ele antes de enviá-las aos superiores.
-
O chefe para de responder e-mails
Isso pode ser feito tanto para barrar a comunicação como até para irritar um funcionário.
-
Anúncio publicitário -
As tarefas mais importantes são delegadas a outras pessoas
O funcionário deixa de prestar um serviço importante e único para fazer tarefas fáceis e que qualquer outro membro da empresa poderia fazer.
-
Tudo o que o funcionário faz é criticado
Para desmoralizar um funcionário, nada mais eficiente que criticar todo o trabalho dele, ainda que não haja nada de errado.
-
Outro funcionário pega as mesmas tarefas
Essa é uma maneira de eliminar a confiança de um funcionário, colocando outra pessoa na mesma tarefa sem avisar o responsável original.
-
Reuniões canceladas
O chefe marca reuniões, não aparece e não se explica mais tarde.
-
Quebra de tradições
O funcionário não é mais convidado para reuniões que frequenta há anos.
-
O chefe sempre parece irritado com o funcionário
Ele sempre fica irritado sem motivos e fica buscando razões para demitir um empregado.
Todas as novas sugestões são barradas
O funcionário manda e-mails com ideias e nunca recebe uma resposta. Quando pergunta sobre o assunto, o chefe desconversa ou pede para que ele espere mais um pouco.