Falar “não” para as diferentes oportunidades de carreira que acontecem durante a vida profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Quando dito muitas vezes, fecha portas. Quando dito poucas vezes, o nível de sobrecarga aumenta consideravelmente.
Em razão disso, muitos profissionais acabam não sabendo lidar com respostas negativas, nem quando as recebem e nem quando precisam expressar uma, tendo reações ruins nessas situações.
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Para lidar com essas pessoas, principalmente quando elas exercem cargos de chefia numa empresa, é preciso ter muito tato e sensibilidade para não despertar uma espécie de irritação natural que vem com respostas negativas.
Para isso, veja na galeria de fotos sete maneiras de dizer “não” sem deixar ninguém com raiva.
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Comece com “e se…”
Em vez de discordar prontamente da pessoa, tente colocar possíveis soluções que envolvam o que ela sugeriu com opções melhores. Se a ideia original for muito ruim, coloque a sua de maneira sutil e tente explicar, com argumentos, porque ela é melhor.
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Encontre o problema
Às vezes, recebemos propostas que além de não nos beneficiarem podem prejudicar os que as ofereceram. Quando isso acontecer, indique para a pessoa que ela sairia prejudicada caso você dissesse “sim” e que o melhor para todos é que aquela situação não se concretize.
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Ofereça uma alternativa
É frustante escutar um “não” seco e sem complementos. Por mais que a vida esteja corrida e que não haja tempo para bater papo, é melhor apresentar outras ideias ou, pelo menos, explicar por que aquela não foi aceita. Isso já adianta o trabalho que a outra pessoa teria em buscar uma nova solução e ameniza o clima hostil depois de uma resposta negativa.
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Negocie
Em vez de soltar um “não” seco, escute o que o outro tem a dizer. Às vezes, a ideia possa ser aquilo pelo que você estava esperando, mas foi colocada de maneira confusa. Faça perguntas sobre o assunto antes de decidir a sua posição.
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Dê atenção
Antes de colocar a sua opinião, faça um resumo do que você entendeu da ideia, problematize aquilo que foi colocado e então dê a sua decisão final. Somente falar “não” dá a impressão de que você nem escutou o que a pessoa tinha para falar.
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Explique
Dê exemplos do que poderia ser uma ideia melhor e explique por que a sua decisão é aquela. Não adianta negar uma ideia sem explicar o que você esperava no lugar dela.
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Não peça desculpas
Depois de dar os seus motivos para dizer “não”, não é preciso pedir desculpas. O seu interlocutor deve entender que nem sempre é possível aceitar certas ideias e, que para isso acontecer, é preciso desenvolvê-la melhor.
Comece com “e se…”
Em vez de discordar prontamente da pessoa, tente colocar possíveis soluções que envolvam o que ela sugeriu com opções melhores. Se a ideia original for muito ruim, coloque a sua de maneira sutil e tente explicar, com argumentos, porque ela é melhor.