Quando as pessoas estão com dificuldades em achar um emprego, muitas vezes, elas colocam culpa em fatores que estão fora de seu controle, como “eu sou muito velho” ou “eu não tenho experiência suficiente”.
VEJA MAIS: 10 erros de entrevistas que levam a contratações erradas
Algumas vezes, essas pessoas podem estar certas, mas na maior parte do tempo há soluções muito mais fáceis para os dilemas da procura por vaga de trabalho.
Veja na galeria de fotos conselhos para melhorar a busca por vagas:
-
1.Tenha certeza de que a sua mensagem é clara
A pergunta número 1 das empresas é: Como você pode nos ajudar? Tenha certeza que você está respondendo essa pergunta em seu currículo, perfil do LinkedIn, email e cartas de apresentação. Se você estiver na dúvida de como passar essa mensagem, pesquise por perfis de pessoas no LinkedIn que já são empregadas na mesma função que a sua, leia em blogs e jornais sobre o seu setor e fale com pessoas da área.
-
2. Tenha um currículo focado
Não tente ser tudo para todas as pessoas. Tenha um currículo específico e um objetivo para cada vaga que você aplicar.
-
3. Foque em um tipo de emprego por período
Se você possui muitos objetivos diferentes, é bom tentar perseguir um de cada vez. Evite essa tentação. Priorizar e focar em uma área é a estratégia melhor. Para ser percebido como parte do mercado, o ideal é focar e fazer uma rede de contatos do meio.
-
4. Seja ativo
Às vezes, o profissional foca apenas em disparar muitos currículos. porém, esperar uma ligação ou resposta das empresas é ineficiente porque é uma atitude passiva. Por isso, o ideal é enviar menos currículos, mas se mostrar interessado pelas vagas.
-
Anúncio publicitário -
5. Tenha certeza de que você não tem nenhuma falha na comunicação
A sua mensagem está perdida por conta dos emails que não estão chegando? Procure feedback por outros meios. Ás vezes, precisamos dele para descobrirmos falhas nossas de comunicação, como falta de contato visual, parágrafos muito grandes no currículo ou até um perfil desatualizado no LinkedIn. Esses são motivos que podem atrapalhar.
-
6. Seja estratégico
Mesmo que você faça tudo de forma correta, no final do dia, é preciso ser estratégico. É fundamental procurar vagas na posição em que você deseja, mas também em áreas que são relacionadas. Se não há uma vaga ideal, é possível procurar algo parecido e ganhar experiência.
-
7. Mantenha contato com a sua rede
Não manter contato com as pessoas é um dos principais erros que os desempregados fazem. Muitas vezes, os contatos podem saber de vagas para o seu perfil e também te indicar para conhecidos.
1.Tenha certeza de que a sua mensagem é clara
A pergunta número 1 das empresas é: Como você pode nos ajudar? Tenha certeza que você está respondendo essa pergunta em seu currículo, perfil do LinkedIn, email e cartas de apresentação. Se você estiver na dúvida de como passar essa mensagem, pesquise por perfis de pessoas no LinkedIn que já são empregadas na mesma função que a sua, leia em blogs e jornais sobre o seu setor e fale com pessoas da área.