Não há nada pior que má liderança. Ela leva ao afastamento entre funcionários e a muitas discussões internas. Nenhuma empresa consegue prosperar.
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É por isso que Tomas Gorny, CEO da Nextivia, premiada empresa de computação em nuvem, cita a liderança como um dos mais importantes comportamentos que qualquer executivo, empresário ou indivíduo pode ter.
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Veja na galeria de fotos cinco lições que devem ser aprendidas para adquirir e exercer as qualidades de um grande líder, de acordo com Gorny:
Liderar é diferente de comandar pessoas
Quando se fala de liderança, uma das primeiras coisas que vêm à mente são hierarquia e ordens, mas liderança não é dizer aos outros o que fazer e esperar que obedeçam. Pessoas querem saber o porquê das coisas e Gorny aprendeu que o melhor jeito de fazer com que elas trabalhem é deixar claro por que estão trabalhando.
Empregados gostam de se sentir parte do time e não apenas mais uma engrenagem da empresa. O jeito mais fácil de fazer isso é envolvê-los no processo ao ouvi-los. Ajude-os a entender que seus esforços fazem a diferença.
Entenda que você só é tão bom quanto a equipe que comanda
Como o CEO, é fácil de se achar o dono do mundo, especialmente se você comandar uma grande empresa. Gorny acredita que, apesar de ser fácil para um líder permitir que seu ego fique no caminho, isso é um erro que todo líder deve tomar cuidado para não cometer.
A verdade é que você só é tão bom quanto a equipe que comanda. Um grupo que se recusa a dar o melhor de si para o chefe está fadado ao fracasso. Unido, o time é mais inteligentes e o único jeito de alcançar este objetivo é manter as pessoas ao seu lado.
Seja transparente quanto ao rumo da equipe
Quando Gorny começou sua carreira, muito antes de se tornar CEO da Nextivia, percebeu que muitas pessoas não sabiam o que queriam de seus chefes. Tanta incerteza leva muitas equipes a perderem tempo e esforço com projetos que não funcionam.
Transparência é tudo. Você deve garantir que o grupo sabe exatamente para onde está indo. Como líder, você é responsável por compartilhar sua visão.
Tenha um objetivo para trabalhar além do salário
Gorny acredita que, quando alguém é contratado para liderar uma empresa, essa pessoa deve ter um desejo insaciável por melhorar sempre. É algo que a estimule a levantar todos os dias pela manhã e – surpresa! – não pode ter a ver apenas com salário, mas com um objetivo de vida.
Quando alguém é contratado para liderar um departamento na Nextivia, Gorny havalia este desejo. Ele pergunta a cada candidato quais são seus objetivos e o que os motiva a continuar a seguir em frente. Um líder que não tem o desejo de conseguir as coisas dificilmente vai inspirar confiança em aqueles que trabalham pra ele.
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Não subestime o poder da inspiração
Nenhuma empresa sobrevive ou tem bons resultados sem a inspiração de seus funcionários. Ela é crucial para a continuidade e o sucesso a longo prazo. E é o papel do líder encorajar os outros a desenvolverem o potencial que eles não sabiam que tinham.
Uma boa liderança faz com que a sobrevivência da empresa seja um caminho a ser traçado, não uma mera possibilidade. Para isso, os líderes devem fazer sacrifícios que sirvam ao propósito da empresa – não aos seus.
Liderar é diferente de comandar pessoas
Quando se fala de liderança, uma das primeiras coisas que vêm à mente são hierarquia e ordens, mas liderança não é dizer aos outros o que fazer e esperar que obedeçam. Pessoas querem saber o porquê das coisas e Gorny aprendeu que o melhor jeito de fazer com que elas trabalhem é deixar claro por que estão trabalhando.
Empregados gostam de se sentir parte do time e não apenas mais uma engrenagem da empresa. O jeito mais fácil de fazer isso é envolvê-los no processo ao ouvi-los. Ajude-os a entender que seus esforços fazem a diferença.