Algumas pessoas escolhem não utilizar todos os dias de férias por um simples motivo: a quantidade de trabalho que se acumula durante o tempo em que passam fora, de acordo com uma pesquisa realizada em janeiro de 2016 pelo projeto Time Off.
VEJA MAIS: 5 dicas para começar a ser produtivo no domingo
Para ajudar o funcionário a domar a montanha de trabalho acumulada e recuperar ritmo perdido durante as férias, o projeto mostrou algumas estratégias para facilitar esse retorno.
Veja na galeria de fotos as 5 dicas para recuperar o ritmo na volta das férias:
-
1. Planeje a sua volta ao trabalho
Fazer uma lista de afazeres para todos os projetos que precisam ser realizados antes das férias, combinar com uma pessoa para que ela seja seu contato de emergência enquanto você está fora e avisar seus clientes e colegas de trabalho que você estará ausente é tão importante quanto planejar suas férias.
Se estiver viajando, passe um dia das suas férias em casa. Ao invés de chegar às 22h em um domingo e ir direto para o trabalho em uma segunda de manhã, planeje chegar em casa no sábado e tirar o resto do fim de semana para lavar suas roupas, reabastecer a despensa e voltar aos poucos para sua rotina comum. Você pode até se adiantar um pouco e deletar alguns e-mails. Tirar esse dia de transição vai te dar a energia necessária para começar seu primeiro dia de volta ao trabalho com o pé direito.
-
2. Guarde um tempo para retomar um pouco do trabalho
A pior coisa que pode acontecer é você voltar ao trabalho sem um plano para ser seguido e sentar na sua mesa para trabalhar como se fosse nada tivesse acontecido. Em vez disso você deve reservar a manhã para conversar com a equipe para ver o que aconteceu durante seu tempo fora, ler seus e-mails, fazer uma lista de tarefas e resolver problemas urgentes no trabalho.
Se você não reservar esse tempo, as questões que precisam ser resolvidas imediatamente te deixarão confuso e comprometerão o seu dia. Também não se deve marcar reuniões no primeiro – ou no segundo – dia de volta ao escritório. Se dê um tempo para descobrir o que aconteceu no trabalho durante a sua ausência antes de entrar em uma reunião com seus clientes ou seu chefe.
-
3. Delegue sua obrigações para colegas
Um jeito de evitar voltar para o trabalho e se deparar com uma montanha de trabalho é delegar suas obrigações para colegas e empregados. Muitos evitam deixar suas responsabilidades em mãos alheias por várias razões, dentre elas a vontade de querer ser visto como insubstituível na cadeia de trabalho. Seja qual for a insegurança, você não está ajudando ninguém nem a si mesmo ao se recusar a ceder seu controle. Pense nisso.
Você pode voltar de férias e ter apenas dez itens na sua lista em vez de 20. Isso fará uma grande diferença na sua readaptação ao trabalho. Sem contar que fazer isso é uma ótima maneira de aumentar a confiança e a autoestima, exercitar as habilidades e inspirar confiança em seu staff.
-
4. Converse com seus colegas de trabalho
Em vez de ir direto para sua mesa e ler seus e-mails, tire 10 minutos para conversar com os seus colegas e saber o que aconteceu enquanto você estava fora. Assim é mais fácil separar os assuntos importantes dos supérfluos. Essa checagem rápida também pode ser uma boa maneira de descobrir quais funcionários fizeram um bom trabalho cobrindo suas responsabilidades enquanto você estava fora, assim você pode recompensá-los pela sua proatividade.
-
Anúncio publicitário -
5. Foque em suas prioridades
Nem todo e-mail na sua caixa de entrada é uma prioridade ou precisa ser respondido. Vários líderes descobriram que o jeito rápido de se atualizar depois das férias é fazer uma checagem geral das mensagens recebidas. Leia rapidamente o assunto dos e-mails recebidos e os separe. Depois é só deletar o resto. Se você não se sente confortável com esse jeito de lidar com as coisas, separe-os por assunto, não comece a responder todos começando pelo mais antigo.
1. Planeje a sua volta ao trabalho
Fazer uma lista de afazeres para todos os projetos que precisam ser realizados antes das férias, combinar com uma pessoa para que ela seja seu contato de emergência enquanto você está fora e avisar seus clientes e colegas de trabalho que você estará ausente é tão importante quanto planejar suas férias.
Se estiver viajando, passe um dia das suas férias em casa. Ao invés de chegar às 22h em um domingo e ir direto para o trabalho em uma segunda de manhã, planeje chegar em casa no sábado e tirar o resto do fim de semana para lavar suas roupas, reabastecer a despensa e voltar aos poucos para sua rotina comum. Você pode até se adiantar um pouco e deletar alguns e-mails. Tirar esse dia de transição vai te dar a energia necessária para começar seu primeiro dia de volta ao trabalho com o pé direito.