Assine

Como pessoas confiantes e bem-sucedidas se comunicam

Tirar o foco delas mesmas e colocar nos outros é uma característica nestes discursos

Redação

Acessibilidade

Da coerência aos atos de dominância ou humor, é muito fácil perceber se uma pessoa assume posições de destaque e poder no local de trabalho. O meio mais rápido e fácil de perceber se uma pessoa se destaca é na forma como ela se comunica.

LEIA MAIS: 4 perguntas que todo empreendedor deve responder para ser bem-sucedido

Pelo menos foi isso que o psicólogo, autor do livro “The Secret Life of Pronouns” (“A Vida Secreta dos Pronomes”, em português) e professor da University of Texas, James W. Pennebaker, descobriu e depois descreveu em seu TEDx talk.

De acordo com Pennebaker, veja na galeria de fotos 5 características do discurso de pessoas confiantes e bem-sucedidas:

  • Pessoas mais confiantes usam menos “eu”, tirando o foco delas mesmas e o colocando na situação e em outras pessoas.

    Pessoas mais confiantes usam menos “eu”, tirando o foco delas mesmas e o colocando na situação e em outras pessoas.

  • Quando pessoas se sentem confiantes, elas focam na tarefa em mãos, não nelas mesmas.

    Quando pessoas se sentem confiantes, elas focam na tarefa em mãos, não nelas mesmas.

  • Também se foca muito em si mesmo depois de uma grande reviravolta na vida pessoal, profissional ou no país. Resumindo, em tempos de crise.

    Também se foca muito em si mesmo depois de uma grande reviravolta na vida pessoal, profissional ou no país. Resumindo, em tempos de crise.

  • À medida que pessoas envelhecem, elas tendem a se sentir melhor em relação às suas emoções e se referir menos a elas mesmas. Falar menos de si mesma denota maturidade emocional.

    À medida que pessoas envelhecem, elas tendem a se sentir melhor em relação às suas emoções e se referir menos a elas mesmas. Falar menos de si mesma denota maturidade emocional.

  • Anúncio publicitário
  • Quanto maior o sucesso de alguém, menos essa pessoa se refere a ela mesma ou usa palavras relativas a sentimentos e vivências.

    Quanto maior o sucesso de alguém, menos essa pessoa se refere a ela mesma ou usa palavras relativas a sentimentos e vivências.

    Pessoas mais confiantes usam menos “eu”, tirando o foco delas mesmas e o colocando na situação e em outras pessoas.

    Tópicos

    Conteúdo publicitário