Há épocas do ano em que várias pessoas saem de férias ao mesmo tempo. Em muitos casos, o número de funcionários no escritório diminui, mas mesmo assim há muito trabalho a ser feito.
De acordo com uma pesquisa do Project: Time Off, movimento nacional que busca mudar a mentalidade dos norte-americanos em relação às férias, 55% da população do país não utilizou todo o seu período vago em 2015. Isso representa 658 milhões de dias de férias, ou US$ 61,4 milhões em benefícios desperdiçados.
LEIA MAIS: 5 atitudes de pessoas que fazem a diferença no trabalho
Por que os funcionários não estão utilizando esse tempo livre que eles têm direito? Para 25% dos funcionários, a companhia espera que eles trabalhem mesmo no período de férias, então eles nem se importam em tirar esse tempo. Para outros (aproximadamente dois terços), eles não ouvem falar sobre esse período, ou até são desencorajados a utilizá-los, e acabam não utilizando.
Além disso, a Project: Time Off também descobriu que os funcionários que tiram 11 dias ou menos de férias por ano, geralmente são os que não receberam um aumento ou bônus nos últimos três anos.
VEJA TAMBÉM: 5 pequenas mentiras que podem ser contadas no trabalho
Essa decisão pode ser difícil para os colegas de trabalho durante o tempo em que você estiver fora, mas se houver comunicação e organização, esse período pode ocorrer sem tormentos, conflitos ou problemas.
Veja na galeria de fotos 3 maneiras para você entrar de férias sem ter problemas no escritório ou para saber lidar caso todos fiquem de folga menos você:
-
Converse com seus colegas de trabalho
“Todos nós sabemos dos feriados, então temos que nos preparar”, afirma Alissa Carpenter, coaching de desenvolvimento pessoal, na Everything’s Not OK and That’s Ok, uma empresa de coaching pessoal. “Comunique sobre quais trabalhos estão sendo desenvolvidos no momento e o que precisa ser feito. Não espere o momento que você está indo embora para prender as pessoas”. Ou seja, quanto mais você estabelecer um diálogo no seu ambiente de trabalho sobre o que precisa ser feito enquanto você estiver fora, mais felizes seus colegas vão ficar.
-
Priorize suas tarefas
A maioria das indústrias começa o ano com muitos projetos. Portanto, especialmente neste período, se você for tirar férias, priorize trabalhos que sejam mais importantes para a equipe e para não prejudicar o andamento das tarefas. “O seu projeto precisa ser concluído antes das suas férias, ou ele pode esperar?”, questiona Alissa. “Avalie as necessidades das suas responsabilidades ou das responsabilidades que ficarão para seus colegas de trabalho antes de acumular mais trabalhos”.
-
Estabeleça metas razoáveis
Esses momentos não são favoráveis para marcar reuniões ou encontros, por exemplo. Na realidade, nada que exija demais dos seus colegas e colaboradores é favorável. Portanto, estabelecer metas simples para esse período é a melhor opção. Seja priorizar o projeto que você precisa entregar antes das suas férias, ou seja fazer uma revisão dos seus relatórios, não se desespere com seus objetivos. Ficar fora do escritório e ter um tempo próprio será bom para você e para a sua carreira.
Converse com seus colegas de trabalho
“Todos nós sabemos dos feriados, então temos que nos preparar”, afirma Alissa Carpenter, coaching de desenvolvimento pessoal, na Everything’s Not OK and That’s Ok, uma empresa de coaching pessoal. “Comunique sobre quais trabalhos estão sendo desenvolvidos no momento e o que precisa ser feito. Não espere o momento que você está indo embora para prender as pessoas”. Ou seja, quanto mais você estabelecer um diálogo no seu ambiente de trabalho sobre o que precisa ser feito enquanto você estiver fora, mais felizes seus colegas vão ficar.