Assine

7 palavras ou expressões que devem ser evitadas para aumentar seu poder e influência

A linguagem é uma oportunidade de empoderamento

Redacao

Acessibilidade

As palavras têm poder. E as que você usa todos os dias podem afetar o contexto do que você está dizendo, mesmo que você não tenha intenção ou não se dê conta. Pessoas poderosas e bem-sucedidas sabem exatamente quais palavras devem ser excluídas do vocabulário para manter o status de influência. Quando se trata de linguagem, menos é mais.

VEJA TAMBEM: 7 dicas para convencer seu chefe a deixar você trabalhar de casa

Veja na galeria de fotos 7 palavras comuns que devem ser evitadas para aumentar seu poder e influência:

  • 1. “Só” 
A palavra “só” diminui o conteúdo do que vem a seguir. É uma palavra de “proteção”, que ameniza o que você quer dizer. Quando você diz: “Só estou lendo alguns e mails”  você rebaixa a importância do que você está fazendo. Se você dedica tempo e energia para responder seus e-mails, essa é uma tarefa importante.

    1. “Só”
    A palavra “só” diminui o conteúdo do que vem a seguir. É uma palavra de “proteção”, que ameniza o que você quer dizer. Quando você diz: “Só estou lendo alguns e mails” você rebaixa a importância do que você está fazendo. Se você dedica tempo e energia para responder seus e-mails, essa é uma tarefa importante.

  • 2. “Muito”, “Absolutamente” e “Completamente” 
Ao contrário do que muita gente pensa, essas palavras não agregam valor ao substantivo que você quer descrever ou enfatizar. Advérbios supérfluos e adjetivos acrescentam um drama desnecessário. Quando se aprecia o poder das palavras, menos palavras são necessárias para a comunicação. Assim, cada palavra se torna mais poderosa.

    2. “Muito”, “Absolutamente” e “Completamente”
    Ao contrário do que muita gente pensa, essas palavras não agregam valor ao substantivo que você quer descrever ou enfatizar. Advérbios supérfluos e adjetivos acrescentam um drama desnecessário. Quando se aprecia o poder das palavras, menos palavras são necessárias para a comunicação. Assim, cada palavra se torna mais poderosa.

  •  4. Meu trabalho ajuda a companhia a gerar muita receita e a economizar muito dinheiro (Foi pra isso mesmo que o seu cargo foi criado).

    4. Meu trabalho ajuda a companhia a gerar muita receita e a economizar muito dinheiro (Foi pra isso mesmo que o seu cargo foi criado).

  • 2. Avaliações anuais de performance. Planejar reuniões é ótimo, mas qual é o propósito de revisar um ano todo de trabalho para apontar erros, ou pior, entregar um “boletim” como uma criança na escola?  As avaliações de desempenho são irrelevantes e insultantes. Companhias inteligentes estão abandonando o método.

    2. Avaliações anuais de performance. Planejar reuniões é ótimo, mas qual é o propósito de revisar um ano todo de trabalho para apontar erros, ou pior, entregar um “boletim” como uma criança na escola? As avaliações de desempenho são irrelevantes e insultantes. Companhias inteligentes estão abandonando o método.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Eu vou me demitir se não conseguir um bom aumento (A menos que um dos cinco bons argumentos citados acima seja parte do seu discurso, é uma estratégia arriscada)  

Você deve estar se perguntando onde entra o argumento de que o seu salário está abaixo da média do mercado. Ele é relevante, mas não necessariamente atraente. Se você sabe que o seu chefe valoriza o seu trabalho e odiaria te perder, então traga dados sobre a margem salarial do mercado e mostre o que poderia ser feito para te satisfazer.

    5. Eu vou me demitir se não conseguir um bom aumento (A menos que um dos cinco bons argumentos citados acima seja parte do seu discurso, é uma estratégia arriscada)

    Você deve estar se perguntando onde entra o argumento de que o seu salário está abaixo da média do mercado. Ele é relevante, mas não necessariamente atraente. Se você sabe que o seu chefe valoriza o seu trabalho e odiaria te perder, então traga dados sobre a margem salarial do mercado e mostre o que poderia ser feito para te satisfazer.

  • Atriz foi presa por pagar US$ 15 mil para ajudar a filha a entrar na universidade
    Katherine Taylor/Reuters

    Atriz foi presa por pagar US$ 15 mil para ajudar a filha a entrar na universidade

  • 7. “Na verdade” e “Obviamente” 
Palavras como essas podem levar as pessoas a te interpretarem mal. Elas sugerem que a outra pessoa não está entendendo a circunstância, e que você está sempre certo. Isso diminui as pessoas, as levam à frustração e pode até sugerir desrespeito. Para aumentar o seu poder, pense sobre as palavras que usa. A linguagem é uma oportunidade de empoderamento.

    7. “Na verdade” e “Obviamente”
    Palavras como essas podem levar as pessoas a te interpretarem mal. Elas sugerem que a outra pessoa não está entendendo a circunstância, e que você está sempre certo. Isso diminui as pessoas, as levam à frustração e pode até sugerir desrespeito. Para aumentar o seu poder, pense sobre as palavras que usa. A linguagem é uma oportunidade de empoderamento.

    1. “Só”
    A palavra “só” diminui o conteúdo do que vem a seguir. É uma palavra de “proteção”, que ameniza o que você quer dizer. Quando você diz: “Só estou lendo alguns e mails” você rebaixa a importância do que você está fazendo. Se você dedica tempo e energia para responder seus e-mails, essa é uma tarefa importante.

    Tópicos

    Conteúdo publicitário