As empresas, muitas vezes, não estão em condições de fornecer os aumentos salariais ou promoções que seus funcionários esperam, independentemente do quanto eles se esforcem. Isso pode acontecer porque a revisão de performance e os ciclos de orçamento não estão alinhados, ou a companhia ainda é uma startup, onde não há muito dinheiro. Mas existem outras alternativas para negociar que não são, necessariamente, financeiras.
VEJA TAMBÉM: Entenda por que permanecer na sua zona de conforto é sabotar sua carreira
Mesmo que você tenha a chance de trabalhar com o melhor acordo financeiro que puder extrair da empresa, não o considere o fim das negociações. Uma ideia é desafiar-se a pensar mais longe sobre quais são os objetivos no médio e longo prazos, e que oportunidades poderiam ajudar a alcançá-los.
Podem ser, por exemplo, oportunidades de conhecimento, que são alguns dos melhores benefícios que um profissional pode ter, já que ele poderá ser aplicado no futuro. Há, também, oportunidades profissionais que podem soar como mais trabalho no início, mas que podem ajudar a alcançar objetivos mais ambiciosos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 oportunidades para negociar que vão muito além do salário:
-
iStock Reembolso de despesas com educação
Se você estiver pensando em fazer uma pós-graduação ou um mestrado, o reembolso de educação é uma opção incrível para negociar se a sua empresa tiver um programa ou estiver disposta a criar um para você.
Comece considerando com atenção suas finanças atuais, alguma dívida estudantil existente e como você usaria o seu novo diploma após recebê-lo. Você vai encontrar um emprego que torne mais fácil pagar as novas dívidas? Algumas empresas oferecem o pagamento de dívidas estudantis como benefício. Se o seu empregador ainda não faz isso, o reembolso educacional é a segunda melhor opção. Apenas certifique-se de conhecer os termos do programa, já que aceitar um reembolso significa comprometer-se a permanecer na empresa por um certo período de tempo. -
iStock Reembolso de despesas com educação continuada
Se você não quiser se comprometer com um curso longo ou já tiver um mestrado, considere expandir seu conjunto de habilidades por meio de um curso de extensão que esteja relacionado a sua área. Seu empregador será beneficiado pelo seu novo conhecimento e você irá levar essas habilidades com você aonde quer que vá.
-
iStock Oferta de programas de certificação
Você pode conseguir certificados em habilidades específicas – como gerência de projetos, HTML e Excel – que podem impulsionar sua eficiência no trabalho agora e torná-lo um candidato mais forte para seu próximo emprego.
-
iStock Comprometimento com a liderança
Faça com que seu gerente saiba que você está buscando uma promoção no próximo ano (ou qualquer período de tempo que vá ao encontro de seu objetivo). Pergunte o que é necessário para alcançar a meta: gerenciar relatórios diretos, supervisionar um orçamento, lançar um novo produto? Então, se voluntarie para assumir uma nova responsabilidade ou tarefa que o coloque no caminho para avançar. Você tirará um pouco de trabalho da mesa de seu chefe e ampliará seu conjunto de habilidades, de maneira que você estará bem posicionado quando aquela oportunidade de promoção aparecer.
-
Anúncio publicitário -
iStock Desenvolvimento profissional
Pense de maneira criativa em relação a este tópico. Poderia ser algo formal – como participar de uma conferência da sua área, pedir para liderar um projeto desafiador, auxiliar um líder que você admira ou até procurar por um coach ou mentor de carreira. Comece pensando onde você quer que a sua carreira esteja em um ou dois anos e identifique as falhas em seu conhecimento ou conjunto de habilidades. E comece a resolver isso agora com a ajuda da própria empresa.
Reembolso de despesas com educação
Se você estiver pensando em fazer uma pós-graduação ou um mestrado, o reembolso de educação é uma opção incrível para negociar se a sua empresa tiver um programa ou estiver disposta a criar um para você.
Comece considerando com atenção suas finanças atuais, alguma dívida estudantil existente e como você usaria o seu novo diploma após recebê-lo. Você vai encontrar um emprego que torne mais fácil pagar as novas dívidas? Algumas empresas oferecem o pagamento de dívidas estudantis como benefício. Se o seu empregador ainda não faz isso, o reembolso educacional é a segunda melhor opção. Apenas certifique-se de conhecer os termos do programa, já que aceitar um reembolso significa comprometer-se a permanecer na empresa por um certo período de tempo.