A maioria das pessoas não gosta de seu currículo. Isso acontece porque boa parte deles é fraca, entediante e, principalmente, muito parecida.
LEIA MAIS: 10 coisas que seu currículo deve dizer nos primeiros dez segundos de leitura
Uma das principais razões que tornam os currículos ruins é a linguagem: normalmente, ela é seca e formal, típica de memorandos corporativos e capaz de drenar o poder de boas histórias. Para tornar um currículo poderoso, é preciso livrar-se da linguagem de “zumbi corporativo” e substituí-la por uma mais humana.
Veja, na galeria de fotos, 10 coisas para colocar em seu currículo – e 10 para remover imediatamente:
-
iStock Dez coisas para colocar em seu currículo
-
iStock Link do seu perfil no LinkedIn
Entre no LinkedIn e vá para a página “Editar Perfil” para definir uma URL única para seu perfil. Então, você pode adicioná-la ao seu currículo e incluí-la na assinatura de suas mensagens de email relativas à busca de emprego.
-
iStock Marca relevante
A maior declaração de marca em seu currículo é o título profissional que você usa no topo. Escolha um título referente à posição que você quer ou customize seu currículo para adaptar o título para cada empresa na qual se candidatar. Veja um exemplo:
Analista HRIS
“Eu sou uma profissional de recursos humanos com paixão por tecnologia da informação e, por isso, trabalho com dados de funcionários como analista HRIS. Eu desenho e crio pacotes de relatórios que oferecem insights em relação a pagamentos, benefícios e outros dados relativos a recursos humanos. Procuro ajudar as empresas a melhorar seus relatórios de recursos humanos para que seus líderes tomem decisões mais acertadas.”
-
iStock Resumo poderoso
É possível notar algumas coisas no exemplo anterior. A dona do currículo diz o que ama fazer em vez do que já fez em sua carreira. Ela escolhe o título Analista HRIS porque esta é a posição que almeja. Ela nunca foi uma Analista HRIS antes. Seu último emprego foi de analista de pagamentos. No entanto, ela é qualificada para ser uma analista HRIS e sabe disso!
-
Anúncio publicitário -
iStock A palavra “eu”
Você pode fazer a mesma coisa que a analista HRIS fez: usar a palavra “eu” e nenhum jargão em seu currículo.
-
iStock Frases completas
Usar frases completas em vez de fragmentos de sentenças dá um tom mais pessoal ao currículo.
-
iStock Explicação para cada mudança de emprego
É preciso explicar por que você deixou cada emprego. Veja um exemplo de como fazer isso:
Acme Explosives, Phoenix, Arizona
Analista de Inventário
2012 – atual
A Acme Explosives é uma produtora familiar de bastões de dinamite de US$ 10 milhões. Eu fui contratado para construir um programa de controle de inventário. Consegui o emprego quando a Acme abriu uma unidade em Phoenix e a empresa em que eu trabalhava anteriormente estava fechando.
Em poucas frases você pode contar muita coisa!
-
iStock Declaração de enquadramento para cada empregador
Agora é possível saber o que a Acme faz e o seu valor de mercado. Sem a declaração de enquadramento, essas coisas não seriam informadas. Agora entendemos no que consistem os negócios da empresa.
-
iStock Declaração de enquadramento para cada cargo
O exemplo também especificou o cargo, explicou por que o funcionário entrou na empresa e por que deixou seu emprego anterior.
-
iStock Histórias em que você superou desafios
Em seguida, é importante adicionar algumas histórias que demostrem superação de desafios.
Acme Explosives, Phoenix, Arizona
Analista de Inventário
2012 – 2016
A Acme Explosives é uma produtora familiar de bastões de dinamite de US$ 10 milhões. Eu fui contratado para construir um programa de controle de inventário. Consegui o emprego quando a Acme abriu uma unidade em Phoenix e a empresa em que eu trabalhava anteriormente estava fechando.
Eu criei o programa de controle de inventário da Acme e desenhei um pacote de relatórios para monitorar níveis de inventário e questões relevantes. Com meu colega gestor de compras, implementei o programa de garantia de qualidade de fornecedores, diminuindo retornos em 32% em um ano.
Essas histórias devem ser curtas e descrever suas conquistas – não as tarefas e deveres do trabalho!
-
iStock Grave sua voz
A última coisa para adicionar em seu currículo é a sua própria voz. Uma tendência cada vez maior em seleções de trainees são currículos em vídeo, com uma apresentação mais informal.
-
iStock 10 coisas para remover de seu currículo imediatamente
-
iStock Endereço
Ninguém precisa saber o seu endereço. Nenhum empregador vai lhe enviar uma carta. Você pode remover o número de sua casa e o nome da rua, e apenas informar sua cidade e estado.
-
iStock Endereço de email inapropriado
Assegure-se de que seu endereço de email é profissional. Deixe emails engraçados restritos à sua vida pessoal.
-
iStock Sumário genérico (ou nenhum)
Não escreva um resumo que não diz nada, como “eu sou motivado e proativo com excelentes habilidades de comunicação”. Se você é um comunicador, então comunique-se direito desde já, em seu currículo!
Livre-se da sua linguagem chata de “zumbi corporativo”. Isso não vai ajudá-lo a conseguir um emprego – mas o contrário pode prejudicar ao minar o poder de sua história.
-
iStock Meses em que você começou em cada emprego anterior
Você não precisa incluir os meses de início e término dos empregos que você teve. Inclua apenas os anos.
-
iStock A própria marca da empresa
Quando você descrever cada empresa na qual trabalhou, use a sua própria descrição. Não copie o discurso de marca do website da empresa, que tende a ser entediante e pesado. Os empregadores querem saber o que você acha que a empresa faz, não o que o site diz que ela faz!
-
iStock Tarefas e deveres
Esqueça suas tarefas e seus deveres. Podemos ir além do seu título profissional! Em vez disso, conte o que você deixou como legado.
-
iStock Elogios
Resista ao impulso de usar elogios como “eu sou uma pessoa inteligente e com boas habilidades em marketing”. Você não é qualificado para dizer se você é inteligente e habilidoso ou não. As pessoas que o conhecem podem fazer essa avaliação. Não se elogie!
-
iStock Conquistas intermináveis
Você precisa apenas de uma ou duas histórias de desafios superados por emprego – e não 15 delas. O seu empregador pode ficar entediado. O seu currículo deve ter uma ou duas páginas.
-
iStock Trabalhos antigos e irrelevantes
Deixe de fora empregos que você teve há anos, especialmente se eles não forem relevantes para os cargos que você está buscando agora.
-
iStock Formatação
Por último, livre-se que qualquer floreio ao estilo da década de 1980. A não ser que você seja um designer gráfico, quanto mais simples for seu currículo, melhor.
Dez coisas para colocar em seu currículo