Com o fim do ano se aproximando e, com ele, as provas de vestibulares e outros métodos classificatórios para os cursos superiores e de extensão, tornam-se mais comuns as discussões sobre carreira, salários, crescimento profissional, mercado e temas relacionados.
VEJA MAIS: 9 maneiras de sair da faculdade mais preparado para o mercado de trabalho
A maioria dos jovens em momento de decisão vai, certamente, optar por carreiras tradicionais – e mais estáveis – como direito, administração e medicina.
Entretanto, existem certas profissões que fogem do convencional e muita gente nem sabe da sua existência, apesar de serem importantes e, em alguns casos, fundamentais. São especialistas em testar caixões, experimentar rações feitas para pets, escrever mensagens inspiradoras para biscoitos da sorte e conferir a eficiência de produtos como desodorantes, por exemplo.
Veja, a seguir, 18 profissões muito inusitadas que você, provavelmente, nem sabia que existiam:
-
iStock 1. “Cheirador” de automóveis
Esses profissionais são responsáveis por analisar e controlar os odores dos veículos que saem das fábricas. O objetivo é que os carros só sejam liberados para venda se estiverem com o conhecido “cheiro de carro novo”.
-
iStock 2. Sexador
Um sexador é responsável por detectar o sexo de aves recém-nascidas. Algumas horas depois do nascimento do animal, ele analisa as características da cloaca, a tonalidade da penugem e o formato da asa, o que determina a utilização específica para cada ave.
-
iStock 3. Cliente oculto
Um cliente oculto vai a inúmeros tipos de comércios e lojas, de forma anônima, para avaliar a qualidade de diversos aspectos do negócio, como produtos, atendimento e ambiente. Geralmente, eles são controlados por empresas que desejam coletar informações sobre seus concorrentes ou, simplesmente, ter novas ideias e aperfeiçoar sua atuação.
-
Reprodução 4. Mergulhador de campo de golfe
A responsabilidade desse profissional é encontrar as bolas lançadas pelo golfistas em trechos de água, areia e entre as árvores.
-
Anúncio publicitário -
iStock 5. Inspetor de dados
O inspetor de dados precisa se certificar de que todos os seis lados do cubo tenham a mesma medida e que eles tenham o mesmo peso, pois qualquer erro pode interferir no resultado final. O trabalho deste profissional é jogar os dados e testar cada um, pois precisam estar perfeitos.
-
iStock 6. Provador de caixões
O provador de caixões testa o conforto e outras detalhes do ataúde. Para exercer sua profissão, ele precisa ficar deitado na urna funerária por um tempo determinado e analisar cada aspecto exigido.
-
iStock 7. “Cheirador” de axilas
Esse profissional precisa comprovar a eficiência dos desodorantes. Uma de suas funções é acompanhar pessoas praticando exercícios até que comecem a suar. Em seguida, o “cheirador” confere se, mesmo com o usuário suado, o desodorante é capaz de inibir os maus odores.
-
iStock 8. Provador de ração de animais de estimação
As rações e os biscoitos de cães e gatos precisam ser testados por profissionais capacitados, responsáveis por garantir a qualidade, o valor nutricional e o sabor dos alimentos.
-
Reprodução 9. Empurrador de pessoas
Diferente de grande parte da lista, essa profissão é exclusiva de um determinado país: o Japão. A função desses profissionais é, literalmente, dar um empurrãozinho nas pessoas quando os metrôs japoneses estão muito cheios, para garantir que ninguém fique de fora – além de evitar atrasos nas estações e acidentes.
-
iStock 10. “Dormidor” profissional
Apesar do termo ser brasileiro, o trabalho existe em todo o mundo. A função deste profissional é testar o conforto de colchões e almofadas.
-
iStock 11. Sereia
Alguns dos aquários espalhados pelo mundo apresentam mais do que atrações com animais: mulheres vestidas de sereia passam o dia embaixo d’água.
-
iStock 12. Profissional do luto
Os profissionais do luto, também conhecidos como “carpideiras” por serem, na grande maioria, mulheres, são contratados para frequentar velórios e funerais e chorar pelo defunto.
-
Getty Images 13. Limpador de lutador de sumô
Essa profissão consiste em limpar as partes íntimas dos lutadores de sumô que, por serem obesos, não conseguem fazer isso sozinhos.
-
iStock 14. Espantador de pombos
Muitos hotéis na Índia contratam pessoas para espantarem os pombos. O objetivo desses profissionais é evitar que as aves incomodem os hóspedes ou sujem as dependências do hotel.
-
iStock 15. “Abraçadores”
Esses profissionais cobram por hora para abraçar desconhecidos. Segundo pessoas da área, é preciso certo cuidado para não se envolver emocionalmente.
-
iStock 16. “Esperadores”
Os chamados “esperadores” fazem algo que a maioria das pessoas tenta, ao máximo, evitar: guardar um lugar na fila. Eles trabalham principalmente em dias de grande movimento no comércio, como a Black Friday, e em dias de lançamentos de produtos, como iPhones.
-
iStock 17. Escritor de biscoito da sorte
Os fabricantes de biscoitos da sorte costumam contratar freelancers ou escritores para criarem frases inspiradoras ou engraçadas.
-
iStock 18. Testador de motel
Há uma característica essencial para abraçar a profissão: ser maior de 18 anos. O testador se hospeda no local – acompanhado, se desejar – e usufrui das suítes e dos serviços para avaliar a qualidade geral. No final, precisa preencher um longo questionário sobre a experiência.
1. “Cheirador” de automóveis
Esses profissionais são responsáveis por analisar e controlar os odores dos veículos que saem das fábricas. O objetivo é que os carros só sejam liberados para venda se estiverem com o conhecido “cheiro de carro novo”.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).