Quando falamos em liderança, é muito comum usar o termo “visão”. Nesses casos, o termo normalmente é entendido como a ideia de que bons líderes veem coisas que os outros não enxergam ou não podem perceber.
VEJA TAMBÉM: 10 diferenças entre um líder forte e um gerente fraco
Mas apenas ter visão não é suficiente para garantir uma boa liderança. Bons gestores também precisam capacitar seus times e organizações para colocar essa visão em prática.
O trabalho de liderança é, em essência, sobre comandar e administrar mudanças. No fim, as únicas ferramentas que um líder tem, realmente, são as pessoas e a sua habilidade de engajá-las nas tarefas necessárias.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 3 capacidades que todo líder deve ter:
-
iStock Ver o potencial da equipe e da organização
O primeiro passo para ser um líder eficiente é aprender a enxergar o potencial tanto de indivíduos quanto de organizações. Para isso, é preciso sempre imaginar como o lugar onde se trabalha poderia ser melhor. O segundo passo é identificar como a equipe ou a empresa devem agir para fazer as mudanças acontecerem.Esse tipo de visão vai além de apenas ser racional. É preciso, também, ter coragem para fazer mudanças profundas acontecerem, para desafiar e reformular o status quo. Muitas pessoas conseguem visualizar as mudanças necessárias, mas poucas têm a determinação e a força para trabalhar nessas mudanças de uma ponta a outra, ao passar pelo risco de falha e pelas muitas e muitas conversas necessárias para trazer funcionários e stakeholders a bordo.
-
iStock Identificar os caminhos
Uma vez que se tenha uma visão, é preciso criar uma estratégia de equipe e stakeholders para colocá-la em prática. Para conquistar algo grande, é necessário ter os talentos certos ao seu lado. É preciso cultivar apoiadores-chave e isolar ou neutralizar oponentes poderosos. Para isso, é necessário mapear aliados e oponentes e desenvolver estratégias para posicioná-los onde eles precisam estar. Às vezes, pode ser preciso reorganizar um departamento ou uma função, ou reformular o pensamento de todo o time sênior. -
iStock Dominar as conversas
Uma vez identificados os caminhos, o líder e seu time precisam trabalhar sobre eles. É necessário entrar nas salas certas, com as pessoas certas, e falar as coisas certas. Seja para mudar a compreensão das pessoas sobre como o seu negócio funciona, seja para mudar as crenças e comportamentos das pessoas para alinhá-los a uma nova compreensão, seja para fazer as pessoas trabalharem duro para que uma mudança significativa aconteça, cada conversa é muito importante. Frequentemente, isso significa superar o cinismo que pode estar disseminado e afetar uma tentativa prévia de mudar o modo de trabalho. Às vezes, pode significar convencer stakeholders externos dos motivos de a mudança ser necessária.Cada conversa requer planejamento e objetividade. A persuasão não acontece por acidente e raramente se dá via e-mail ou mensagens de texto. Ela requer que líderes estejam completamente presentes e que trabalhem no que, quando e para quem falar. Não importa que seja uma conversa com 500 pessoas em um auditório, uma pequena reunião de equipe ou uma conversa de coaching individual.
Ver o potencial da equipe e da organização
O primeiro passo para ser um líder eficiente é aprender a enxergar o potencial tanto de indivíduos quanto de organizações. Para isso, é preciso sempre imaginar como o lugar onde se trabalha poderia ser melhor. O segundo passo é identificar como a equipe ou a empresa devem agir para fazer as mudanças acontecerem.
Esse tipo de visão vai além de apenas ser racional. É preciso, também, ter coragem para fazer mudanças profundas acontecerem, para desafiar e reformular o status quo. Muitas pessoas conseguem visualizar as mudanças necessárias, mas poucas têm a determinação e a força para trabalhar nessas mudanças de uma ponta a outra, ao passar pelo risco de falha e pelas muitas e muitas conversas necessárias para trazer funcionários e stakeholders a bordo.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).