Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / 5 maneiras de pedir feedbacks para uma ideia de negócio

5 maneiras de pedir feedbacks para uma ideia de negócio

Perguntas mal formuladas produzem opiniões que podem ser destrutivas

Redação
08/11/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

A inovação não surge do nada. É preciso investir, ter feedbacks construtivos e receber ideias vindas de fontes inesperadas para tornar os planos à prova de falhas.

LEIA MAIS: 5 princípios para fornecer feedback construtivo

Muitas vezes, a maneira como pedimos feedback é um deserviço para nós mesmos. Quando colocamos uma ideia na frente de alguém e perguntamos o que a pessoa acha, estamos praticamente a convidando a encontrar falhas no que foi pensado, e não a nos ajudar a construir algo novo.

Além disso, feito dessa forma, o feedback vira frequentemente algo mais geral, sem o detalhamento que é necessário.

Veja na galeria de fotos abaixo 5 maneiras de pedir feedbacks para uma ideia de negócio:

  • 1. Peça um feedback que o ajude a construir algo novo

Perguntar a alguém especificamente como poderia melhorar a ideia passa a impressão de que a pessoa está lá para ajudar a fortalecer o que já foi pensado. Na verdade, o objetivo é oferecer um convite claro para construir em conjunto a ideia, não apontar o que há de errado nela. Essa pequena mudança na linguagem coloca a pessoa no modo “resolver problema”, em vez de colocar no modo “procurar defeitos”.
    iStock

    1. Peça um feedback que o ajude a construir algo novo

    Perguntar a alguém especificamente como poderia melhorar a ideia passa a impressão de que a pessoa está lá para ajudar a fortalecer o que já foi pensado. Na verdade, o objetivo é oferecer um convite claro para construir em conjunto a ideia, não apontar o que há de errado nela. Essa pequena mudança na linguagem coloca a pessoa no modo “resolver problema”, em vez de colocar no modo “procurar defeitos”.

  • 2. Seja específico na pergunta

Quando pedimos para alguém focar em um elemento específico, facilitamos a possibilidade de um feedback valioso. Podemos perguntar, por exemplo, “O que você acha dessas cores? ou “O que você pensa sobre a experiência do usuário inicial?”. Ao conseguirmos esse foco na atenção, não apenas conseguiremos feedbacks mais úteis, como iremos naturalmente conduzi-los a oferecer soluções e melhorias, em vez de críticas.
    iStock

    2. Seja específico na pergunta

    Quando pedimos para alguém focar em um elemento específico, facilitamos a possibilidade de um feedback valioso. Podemos perguntar, por exemplo, “O que você acha dessas cores? ou “O que você pensa sobre a experiência do usuário inicial?”. Ao conseguirmos esse foco na atenção, não apenas conseguiremos feedbacks mais úteis, como iremos naturalmente conduzi-los a oferecer soluções e melhorias, em vez de críticas.

  • 3. Prepare um contexto

Antes de contar a ideia, é importante compartilhar algumas informações para preparar o território sobre o que tentamos alcançar e por que isso é importante. É essencial, também, comentar de onde tiramos nossas inspirações. É possível, por exemplo, contar que a ideia foi inspirada pela simplicidade da Apple ou pelo humor da Virgin America. Esse contexto irá facilitar o feedback e, consequentemente, o fortalecimento da ideia.
    iStock

    3. Prepare um contexto

    Antes de contar a ideia, é importante compartilhar algumas informações para preparar o território sobre o que tentamos alcançar e por que isso é importante. É essencial, também, comentar de onde tiramos nossas inspirações. É possível, por exemplo, contar que a ideia foi inspirada pela simplicidade da Apple ou pelo humor da Virgin America. Esse contexto irá facilitar o feedback e, consequentemente, o fortalecimento da ideia.

  • 4. Não sabote o trabalho

Muitas vezes, quando apresentamos ideias criativas, começamos, quase que imediatamente, a sabotá-las. Devemos evitar apresentar novos pensamentos com frases como “É só uma ideia boba”, “Não é nada especial, mas…” ou “Tenho uma pergunta rápida”. Falar desse jeito automaticamente enfraquece o que será dito e passa a mensagem de que há pouco respeito pela própria ideia. A pessoa para quem pedimos o feedback irá perceber isso e, provavelmente, tratará o que dissermos com um nível de respeito semelhante. É importante considerar perguntar coisas diferentes, como: “Tive uma ideia que acho que pode se tornar algo maior e adoraria ter o seu apoio”.
    iStock

    4. Não sabote o trabalho

    Muitas vezes, quando apresentamos ideias criativas, começamos, quase que imediatamente, a sabotá-las. Devemos evitar apresentar novos pensamentos com frases como “É só uma ideia boba”, “Não é nada especial, mas…” ou “Tenho uma pergunta rápida”. Falar desse jeito automaticamente enfraquece o que será dito e passa a mensagem de que há pouco respeito pela própria ideia. A pessoa para quem pedimos o feedback irá perceber isso e, provavelmente, tratará o que dissermos com um nível de respeito semelhante. É importante considerar perguntar coisas diferentes, como: “Tive uma ideia que acho que pode se tornar algo maior e adoraria ter o seu apoio”.

  • Anúncio publicitário
  • 5. Peça um feedback para alguém inesperado

Frequentemente, pedimos feedbacks para colegas que compartilham a mesma perspectiva que nós. Para ter uma visão nova e dinâmica, é fundamental fazer perguntas para alguém a quem normalmente não pediríamos um feedback, como uma criança ou o instrutor de pilates. Feedbacks de lugares inesperados surpreendem e são valiosos para reforçar a ideia.
    iStock

    5. Peça um feedback para alguém inesperado

    Frequentemente, pedimos feedbacks para colegas que compartilham a mesma perspectiva que nós. Para ter uma visão nova e dinâmica, é fundamental fazer perguntas para alguém a quem normalmente não pediríamos um feedback, como uma criança ou o instrutor de pilates. Feedbacks de lugares inesperados surpreendem e são valiosos para reforçar a ideia.

    iStock

    1. Peça um feedback que o ajude a construir algo novo

    Perguntar a alguém especificamente como poderia melhorar a ideia passa a impressão de que a pessoa está lá para ajudar a fortalecer o que já foi pensado. Na verdade, o objetivo é oferecer um convite claro para construir em conjunto a ideia, não apontar o que há de errado nela. Essa pequena mudança na linguagem coloca a pessoa no modo “resolver problema”, em vez de colocar no modo “procurar defeitos”.

    Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • FEEDBACK
    • negócios

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.